Skip to content

Pataias - a Origem Multi-cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 3/2/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache é para dar a conhecer um pouco sobre esta vila e sobre a sua história.



Quando fizer o log, tenha atenção no que escreve. Seja muito discreto na procura de todas as caches, todos os locais estão rodeados de pessoas







Pataias é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça, com 78 km² de área e cerca 7000 habitantes 2008. Densidade: 89,7 hab/km². Foi elevada a vila a 16 de Maio de 1984. Apesar de pertencer ao concelho de Alcobaça, mantem uma ligação especial à cidade vizinha da Marinha Grande, quer pela próximidade geográfica quer pela relação económica, constituindo-se como uma extensão dos polos industriais marinhenses.



Localização   

   

Esta freguesia fica situada a Norte do Concelho de Alcobaça e dela fazem parte as povoações de Pataias, Pataias-Gare, Pisões, Burinhosa, Ferraria, Mélvoa, Paio de Baixo, Paredes da Vitória, Mina do Azeiche, Água de Medeiros, Pedra do Ouro, Légua, vale do Inácio, Boubã, Alva e, ainda uma extensa costa com praias magníficas.


História

   


Pataias existe há muitos anos… ou, por outra, Pataias existe há muitos séculos. Quantos, não se sabe, mas sabe-se que já em 1151 o nome era referido por D. Afonso Henriques, no documento de doação feito por este Rei aos Monges Beneditos da Ordem de Cister. E o documento diz: “eu, D. Afonso, pela Divina Misericórdia Rei dos Portugueses, juntamente com a Rainha Mafalda, minha mulher e companheira no reino fazemos testamento em Couto a vós D. Bernardo abade do Mosteiro de Claraval de Hua nossa própria herdade que temos entre aqueles dois lugares chamados Leiria e Óbidos, abaixo do Monte Faixa, comarca de Lisboa, águas vertentes ao mar. Damo-vos também o lugar que chamam Alcobaça e dele vos fazemos testamento e couto… pelos limites abaixo declarados… e passa por Mélvoa até à Mata de Pataias, donde corta direito por entre Pederneira e Moel, até chegar ao mar.”

Como não podia deixar de ser, devido à antiguidade da região, muitas hipóteses há a considerar para a formação do nome Pataias: algumas delas que já forma motivo de polémica no extinto jornal “A Voz da paróquia”, são a que nos informa que Pataias se deverá provavelmente aos deuses pataicos, deuses fenícios que enfeitavam os barcos desse povo que frequentemente viajou pelas nossas costas; outra, do Padre José Ferreira Lacerda, defendendo que Pataias derivava de Patais oriundo da abundância de patos existentes nas lagoas da região. Outra ainda, que se aponta como mais credível, é a que se situa nesta terra as tulhas dos frades da Abadia de Cister, sabendo-se que Pataias é um vocábulo de origem indiana que significa tulhas. A tradição popular, informa-nos da lenda de que indo a Rainha Santa Isabel a passar por aqui com o seu séquito e sentindo que os cavalos iam cansados, por pisarem carregados as areias do caminho que na altura eram muitas, terá dito às suas aias para que aliviassem as montadas: “à pata aias”.


Economia

 
Pataias sempre teve uma tradição industrial, perde-se na memória dos tempos a sua mais antiga actividade, a dos fornos de cal, nesta data já inactivos. Indústria do vidro e subsidiária, como era o caso das empalhações que também existiram. Cimentos, moldes para plásticos, serralharia civil, mobiliário em todos os estilos, metalurgia, transportes rodoviários, material áudio, cerâmica, pecuária, estufas agrícolas, soldas, produtos alimentares, são indústrias que fazem parte do quotidiano da freguesia. O comércio é também é muito diversificado e importante, podendo mesmo dizer-se que há um pouco de tudo, sendo ainda de considerar a agricultura.


Desporto e cultura



Pataias tem o seu Clube Desportivo Pataiense, Piscinas Municipais, Pavilhão Gimnodesportivo, existindo também clubes ou associações nas povoações de Burinhosa, Pisões, Pataias-Gare, Ferraria, Paredes da Vitória, Légua, Água de Medeiros e Pedra de Ouro.

Tem também o mercado semanal ao domingo; a Sociedade Filarmónica Pataiense, já centenária; Biblioteca Pública e o Jornal online

De tempos a tempos as festas acontecem por estas paragens. Mas o maior e mais antigo acontecimento deste género acaba por ser a festa da Nossa Senhora da Vitória
No dia 15 de Agosto de todos os anos, o pessoal mais animado enfeita os seus tractores, carroças e burros, bicicletes e outros meios de transporte. Alguns cavaleiros emproados fazem o papel de juízes que junto da igreja, depois de uma pequena oração, conduzem todo este grande círio até à praia de Paredes da Vitória (mais conhecida por Paredes) que dista mais ou menos 7Km de Pataias.


A viagem é geralmente animada, com todos as confusões características destas andanças.
Aí chegados é executada uma pequena missa campal, a que se segue um regado almoço pelo pinhal dos arredores. A praia ali à mão é um bom pretexto para dar um mergulhito.
Pelo fim da tarde acontece o regresso, nem sempre muito direito do pessoal a Pataias para a continuação dos festejos pela noite dentro com a realização de um grande arraial.
Enfim, bons motivos para não perder a próxima, já a realizar a 15 de Agosto que vem.


Património natural



Um dos elementos de interesse central em Pataias é sem dúvida a sua espectacular lagoa. Inserida num ambiente de pinhal e rodeada de uma calma permanente torna-se um local propício a uns bons momentos de lazer. Existe nas suas margens um parque de merendas provido de condições óptimas para a realização de merendas e convívio.

Na sua fauna encontram-se muitas variedades de peixes, sendo de destacar as Perca, os Arruivacos, os Achegãs e as Carpas. Muitos patos bravos e algumas espectaculares aves de migração escolhem também estas paragens para fazer dos caniçais que ladeiam um dos lados da Lagoa, o seu lar. É sem dúvida um local a não perder quando passar por estes lados....


Praias




Além das praias, que são de um interesse inegável e de uma beleza extraordinária, uma outra atracção existe para passar uma bela tarde de lazer, de acordo com as normas da natureza.

  • Praia da Falca
  • Praia da Légua
  • Praia de Vale Furado
  • Praia de Paredes da Vitória
  • Praia da Polvoeira
  • Praia da Pedra do Ouro
  • Praia de Água de Medeiros
Instruções:
Basta encontrar as micros para ter acesso à cache final
Espero que gostem da vila e também deste desafio....


Não se esqueça de voltar a colocar todos os objectos no local!

Caches próximas:
Parque Nascentes das Loureiras
A Desconhecida
Corno de Cabra Adventure
Grutas da Tufeira
Ponto da Mélvoa

Translation

Additional Hints (Decrypt)

Zvpeb1 - Qrfpnafn, qr pbfgnf cnen n vterwn r qr seragr cnen n ebqn/Erfgvat, uvf onpx gb gur puhepu naq snpvat gur jurry Zvpeb2 - Pnfn qn Áthn / Jngre ubhfr Svany - PVOEN

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)