Skip to content

Menino ou Menina? Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Caro pferreira1,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 2/24/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Menino ou Menina

 

Está anunciada para amanhã (12 de Outubro de 1947), pelas 12 horas, a inauguração da “Casa da Mãe”, instalada no edifício do antigo Hospital Militar, que passou, para esse efeito, por quase radical transformação, de modo a servir, eficientemente, ao fim a que se destina.

Ao acto virá assistir o sr. Dr. Trigo de Negreiros, muito ilustre Subsecretário da Assistência.

Desnecessário se torna encarecer a importância do melhoramento a inaugurar, que a Figueira fica devendo, em primeiro lugar ao Governo da Nação e em segundo, aos bons ofícios do ilustre Prof. Doutor Bissaya Barreto, presidente da junta de Província da Beira Litoral e Presidente da Delegação de Coimbra do Instituto Maternal.

 In O Figueirense de 11 de Outubro de 1947

 

 

Perante assistência numerosa, foi inaugurada a “Casa da Mãe, instalada no edifício do antigo Hospital Militar, e que ficou a ser o primeiro estabelecimento do género a existir no nosso país.

Deve ser motivo de sincero regozijo e de viva gratidão ao Professor Doutor Bissaya Barreto, que assim testemunhou mais uma vez a devoção pela nossa terra.

Este edifício esperava-se que resolvesse o problema do Concelho em termos de saúde materno-infantil.

Era prometido que às primeiras crianças nascidas na maternidade seriam oferecidos lindos enxovais feitos por senhoras da Figueira.

No dia 19 de Outubro (uma semana após a inauguração) a Maternidade abriu portas para responder á procura dos visitantes.

In O Figueirense de 18 de Outubro de 1947

 

 

Era uma maternidade com uma ampla enfermaria de 24 camas, dividida em 4 sectores: num piso estava a secção de Partos e Bloco Operatório, no outro piso com  5 quartos para doentes particulares com respectiva secção de partos. Além da maternidade e consulta externa foram criados paralelamente dois postos rurais de assistência materno-infantil em Maiorca e no Paião.

Havia 11 enfermeiras das quais duas eram parteiras – puericultoras e  nove enfermeiras parteiras.
Como curiosidade e segundo uma notícia publicada no Jornal “ A Voz da Figueira”, de 12 de Outubro de 1972,  “nos primeiros 25 anos de existência da Maternidade da Figueira da Foz, foram ali assistidos 17493 partos, sendo cerca de 1.200 o número de partos ali assistidos anualmente”.

Em Março de 1975 e após um largo período de tempo de indecisões quanto ao futuro a dar à  Maternidade da Figueira da Foz –  “Casa da Mãe” – época em que os governos provisórios se sucediam a uma grande cadência, acabou a mesma por ser  englobada no então novo Hospital Distrital da Figueira da Foz.

In O Figueirense de 17 de Novembro de 2006

 

 

Nesta breve resenha sobre a “Casa da Mãe” dois nomes não podem ser esquecidos o do Dr. José do Nascimento Costa pois foi ele, que abriu a maternidade na Figueira da Foz, sendo por isso responsável por inúmeros nascimentos de figueirenses e o Dr. Abílio Bastos seu director durante largos anos.



Eu nasci lá e de certeza alguns dos geochachers figueirenses também lá nasceram….

 

 

NÃO PRECISA ENTRAR NO ESPAÇO VEDADO PARA ENCONTRAR A CACHE !!!

Additional Hints (No hints available.)