Skip to content

Comboios em Muge - Projecto GeoGare Traditional Geocache

This cache has been archived.

Cotateam: Tudo tem um fim, e hoje é o fim das cache cotateam...

More
Hidden : 11/29/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Estação dos caminhos-de-ferro, em Muge





 

O projecto para a realização de obras de expansão na Estação de Vendas Novas, de forma a acomodar o tráfego acrescido, foi apresentado em 12 de Janeiro de 1903, tendo sido aprovado em 24 de Abril do mesmo ano. Em Julho, o conselho de administração da Companhia decidiu, devido ao facto do projecto da Linha de Vendas Novas estar adiantado ao relação ao previsto, que o material circulante a utilizar nesta Linha fosse comprado com antecipação; também se decidiu pedir ao governo autorização para construir uma só estação de grandes dimensões no Setil, ao contrário do procedimento habitual, que era construir duas estações, uma em cada variante de uma bifurcação. No mês seguinte, a via implantada já tinha chegado a Coruche e a Lavre, e encontravam-se em construção as estações de Muge, Setil, Marinhaes (Marinhais), Agullade (Agulada), Coruche, Canha e Vidigal, prevendo-se que a Linha estaria concluída em Dezembro desse ano. Em Outubro, o telégrafo já se encontrava instalado em toda a Linha. http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_Vendas_Novas - cite_note-12, e, em Novembro, a via já estava assente entreVendas Novas e a Ponte D. Amélia; esta encontrava-se quase concluída. No mês seguinte, já tinham sido inspeccionadas várias pontes, tendo sido declaradas aptas para a circulação, e ainda decorria a inspecção nas vias. Esperava-se que a inauguração oficial fosse feita no dia 30 desse mês, com a abertura à exploração marcada para 1 de Janeiro de 1904; no entanto, esta apenas se deu a 15 de Janeiro de1904.

Com uma extensão total de 69,6 km, a Linha encontra-se em funcionamento, contendo tráfego de passageiros (somente entre Setil e Coruche) e mercadorias. Ao quilómetro 36,6, o Ramal da Quinta Grande dá acesso a uma unidade industrial da Sociedade de Desenvolvimento Agro-Industrial, S.A.

Em 1935, a empresa de Alfredo da Piedade (Alfredo Calafate) colocou ao serviço, dos passageiros, mais uma viatura Fiat Modelo T, com destino à estação dos caminhos-de-ferro, em Muge.

Actualmente por esta estação passam  cinco composições em cada sentido fazendo a ligação entre Coruche e  Setil, são comboios regionais que efectuam paragens em Coruche, Marinhais, Muge, Morgado, Setil e vice versa.







Additional Hints (No hints available.)