Skip to content

O Vidro no Norte de Portugal Multi-cache

A cache by H3M Message this owner
Hidden : 3/19/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Industria

A história do vidro no concelho de Oliveira de Azeméis segundo algumas informações tem o seu início há cerca de quinhentos anos no lugar do Côvo por um castelhano Pêro Moreno, sendo esta a origem da Fábrica de Vidros do Côvo, a primeira fábrica de vidros do Concelho de Oliveira de Azeméis, senão mesmo de Portugal.

A esta fábrica sucederam-lhe outras fábricas que cronologicamente foram:

1897 a 1930 - Fábrica de Vidros de Bustelo Abreu, Castro & C.ª, no lugar de Bustelo, freguesia de São Roque


1902 a 1926 - Fábrica a Vapor de Crystaes e Vidraça "A Bohémia", Ld.ª, no lugar de Lações de Cima


1916 a 1920 - Fábrica de Vidros Castro, Costa & C.ª Ld.ª, (mais conhecida por Fábrica de Vidros da Pereira), no lugar da Pereira, freguesia de Santiago de Riba-Ul

1917 a 1926 - Fábrica de Vidros Progresso, Ld.ª, (que se popularizou com a denominação de Fábrica de Vidros do Cereal), no lugar do Cereal, freguesia de Santiago de Riba-Ul


1921 a 1924 - Fábrica de Vidros Nossa Senhora de La-Salette, Ld.ª, no lugar de Bustelo, freguesia de São Roque


1926 a 1993 - Centro Vidreiro do Norte de Portugal, Lda


1942 a 1953 - Sociedade Industrial Vidreira de Azeméis, Ld.ª, - Sival, (mais conhecida por Fábrica de Botões de Vidro), em Lações de Cima.


Todas estas fábricas foram se sucedendo tendo grande parte sido adquiridas pela Fábrica a Vapor de Crystaes e Vidraça "A Bohémia", Ld.ª ; a qual deu lugar em 1926 ao Centro Vidreiro do Norte de Portugal Lda.

O Centro Vidreiro do Norte de Portugal foi sobrevivendo a evolução dos tempos com os seus métodos tradicionais de fabrico e transformação do vidro durante mais de 60 anos. Com a modernização da indústria esta fábrica não conseguiu acompanhar as restantes e fechou as portas em 1993, actualmente ainda se pode ver parte das instalações.

Em 23 de Abril de 2007 aparece o Berço Vidreiro, uma "oficina" de vidro criada pela Câmara Municipal num edifício no Parque de Nossa Senhora de La-Salette onde se pode ver artesões a fabricarem peças em vidro da forma tradicional e com instrumentos originários do já extinto Centro Vidreiro.



As peças

O Centro vidreiro foi rico em peças de design próprio quer com formas peculiares, pinturas e lapidação. São alguns exemplos de peças fabricadas no Centro Vidreiro e pertencentes à colecção privada dos herdeiros de Evaristo da Silva Ferreira, um dos criadores de peças do Centro Vidreiro.


Fonte e imagens antigas in "Aurélio Guerra, Indústria Vidreira no concelho de Oliveira de Azeméis. Subsídios para a sua história. Maio, 1991/1994"


A Cache

Esta cache tem como objectivo mostrar o que hoje relembra o Vidro em Oliveira de Azeméis. Infelizmente hoje apenas restam algumas ruínas da fábrica do Centro Vidreiro, e que poderão ser vistas durante esta cache. A primitiva localização final da cache levava ao que resta da cantina da fábrica do Centro Vidreiro, para que pudessem imaginem a grandiosidade desta fábrica...

Infelizmente a primitiva localização final teve de ser alterada pela a actual, assim que as condições de “segurança” estejam restabelecidas ela volta para o local anterior...

1º Ponto

P: Quantas são as janelas do primeiro andar do edifício da fábrica ? (A)

N 40º 50.(645-A)

W 008º(Ax2)+3.(75xA)+5

2º Ponto

P1: Na casa Coberta por heras quantas portas existem? (B)

P2: Na casa Coberta por heras quantas janelas existem? (C)

N 40º B0.(77xA)+(C/2)

W 008º (BxC)-3.(31xBxC)

3º Ponto

P1: Quantas portas tem o forno de vidro aqui representado? (D)

P2: Quantos vidreiros estão representados a soprar o vidro? (E)

N 40º 50.(8xCxDxB)-51

W 008º(DxEx3)+3.(219xD)+B

Para confirmar os pontos

A+B+C+D+E = 29

No acesso ao ponto final devem ter alguma precaução com os vizinhos.



free counters

Participante no concurso: As 3 melhores geocaches de Oliveira de Azeméis

Additional Hints (No hints available.)