Skip to content

O Moinho de Vento [Ribeirão] Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá dcsa,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 7/18/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Moinho de Vento

 




A grande revolução da moagem dos cereais perde-se nos tempos. Tudo leva a concluir que os “moinhos de vento” movidos pela força dos ventos foi a primeira descoberta do Homem para obter a farinha para o fabrico do pão.

Já no século I a.C. se fazia referência a estes moinhos. Só mais tarde é que surgiram os moinhos hidráulicos, de rodízio, azenhas copeiras e as grandes azenhas que felizmente ainda encontramos em várias localidades.

A vila de Ribeirão, além dos seus moinhos e azenhas que possuía, também teve em laboração durante muitos anos um moinho de vento, situado no cimo do monte, acima da avenida com o mesmo nome topónimo.

Devido à imensa densidade de pinhal, mato, charcos e fenos dourados, foi lugar de pastagens de gado. Aqui o moinho era como que um grande farol, no cimo da freguesia. Era um monumento de homenagem à moagem que esta terra abraçou durante muitos séculos. O célebre Moinho de Vento bateu as suas pás medidas de círculo vertical, contra o vento da Natureza. É numa perfeita harmonia entre o monte e o povo, que encontramos esta relíquia lembrando uma tradição de excelência, que foi a sua moagem, como que uma bandeira ao vento!

Infelizmente, este moinho deixou de moer no dia 15 de Fevereiro de 1941. Uma forte tempestade de vento arrancou as velas ficando inactivo. Nunca mais foi reparado entrando em plena decadência. A falta de interesse de preservação deixou morrer um grande testemunho do passado, esperemos que um dia “renasça”, e ainda possamos ver este antigo moinho a moer com a força do vento, como antigamente o fez.

No entanto, o local continua a fascinar todos pela sua beleza bucólica, pelas vistas panorâmicas fantásticas para terras circunvizinhas e para norte, avistando-se a A7, entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim.



(Bibliografia: Vila de Ribeirão - Firmino Santos)



A Cache:


Esta cache é alusiva ao local, de foma a imaginarmos como seria antigamente a vida no moinho.

Seria interessante haver troca de objectos que fossem simbolicos, e ver até que ponto pode ir a criatividade dos geocachers.



Coloquem a cache no mesmo sitio como a encontraram, façam o CITO e divirtam-se!

 

Additional Hints (No hints available.)