Skip to content

O Mistério do Vento Mystery Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá white_shark,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 6/10/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 
 
A cache não está nas coordenadas publicadas. 
 

O MISTÉRIO DO VENTO

A humanidade tem utilizado a partir de energia eólica para transporte, sob a forma de vela, há milhares de anos. Na verdade, as pessoas têm sido capazes de navegar mais tempo do que eles foram capazes de escrever, com a maior brevidade conhecida a imagem de uma embarcação à vela, a ser encontrada uma peça de cerâmica egípcia data de 3100 AC.

O vento foi também aproveitado para moer grãos, bombear água e até mesmo serrar madeira, através da tecnologia dos moinhos. Os primeiros moinhos foram inventados na Pérsia cerca de 600 dC e usados apenas para moer grãos. Acredita-se que a tecnologia destes moinhos se propagou de volta para a Europa através das cruzadas e em 1100, os moinhos poderiam ser encontrados em toda a Europa. Até 1400, existiam cerca de 10000 turbinas eólicas na Inglaterra por si só.

Perto do final do século XIX, uma série de fatores combinados causaram o declínio da utilização dos moinhos. As áreas rurais foram despopuladas, muitas pessoas mudaram-se para cidades. O poder do vapor, eletricidade e o motor de combustão interna passaram a ser cada vez mais utilizados como alternativas. Na Inglaterra, havia apenas 350 lugares de trabalho até o final da I Guerra Mundial, este diminuiu para 50 até o final da II Guerra Mundial. Hoje, dos 90 moinhos ainda existentes na Inglaterra, muito poucos ainda estão em condições de funcionamento.

A capacidade de produção de electricidade a partir do vento foi desenvolvida em 1860 Moses Farmer. Moinhos começaram a ser utilizados para gerar electricidade, no início do século XX, mas foi a choques petrolíferos da década de 1970, que impulsionou grave o interesse moderno na energia eólica como uma fonte energética alternativa.

A energia eólica é uma forma de energia renovável limpa, abundante, segura e de baixo custo. A indústria de energia eólica está actualmente a crescer muito rapidamente em todo o mundo, com a Europa tendo um papel de liderança. Muitos ambientalistas consideram-na a forma de energia renovável mais provável para substituir métodos de geração de energia convencionais.

Electricidade eólica

A energia eólica é capturada e convertida em electricidade por dispositivos chamados turbinas eólicas. Existem dois tipos principais de turbinas: eixo vertical e eixo horizontal.

Turbinas eólicas de eixo horizontal:

A turbina de eixo horizontal é o tipo mais comum e geralmente se assemelha a uma hélice montada na torre. Os componentes desse tipo de turbina são:

·  Um rotor constituído por duas ou três pás, com um diâmetro de 65 metros.

·  Um eixo que liga o rotor de uma caixa de velocidade e um gerador que são contidos em uma horizontal nacelle por trás do rotor

·  Uma torre que se situa entre 25 e 80 metros de altura, na qual o rotor e a nacelle são montadas.

As lâminas são montadas perpendicularmente ao vento. O design das pás é de tal ordem que o vento é forçado a passar mais rapidamente ao longo da superfície superior, criando assim uma área de baixa pressão do ar e da força de "elevador". A combinação de elevador e arraste causas do rotor de giro, o que por sua vez gira o eixo e o gerador de forma a produzir electricidade.

O rotor é montado no alto de uma torre, a fim de aproveitar ventos mais fortes que sejam mais estáveis e constantes do que os ventos que podem ser encontrados mais próximos do terreno.

Turbinas eólicas de eixo vertical:

Este tipo de turbina é raramente usado para gerar electricidade. É difícil para a montagem do eixo vertical em turbinas de uma torre e por isso, eles são obrigados a utilizar os menos produtivos e mais turbulento ventos que se encontram mais perto do solo. A máquina Darrieus, que foi patenteada em França, em 1927, é o tipo de turbina de eixo vertical mais frequentemente utilizada em termos de produção de electricidade. Elas lembram um batedor de ovos e as lâminas são montadas paralelas ao vento. Tal como o eixo horizontal-turbina, as lâminas que rodam giram em um eixo que está ligado a uma caixa de velocidades e gerador.

Nos dois tipos de turbina uma velocidade mínima do vento e necessária antes que a turbina esteja preparada para produzir electricidade. Esta velocidade mínima pode se diferenciar de turbina para turbina, mas tem diminuído durante o tempo devido a avanços tecnológicos. Inversamente, ventos fortes podem sobrecarregar e danificar o gerador. Para prevenir tais danos, a turbina pode ser equipada com um limitador, ou a caixa de velocidade e gerador se pode se desengatar quando a velocidade do vento for superior a um máximo seguro.

É comum ver várias turbinas eólicas agrupadas em “parques eólicos” por razões económicas e praticas.

Diminuindo o preço da geração de energia

Historicamente, turbinas eólicas têm sido muito caras de se construir e foram capazes de produzir apenas pequenas quantidades de electricidade. Isto impedia a força eólica de se tornar uma grande fonte de energia. No entanto, grandes avanços em pesquisa e desenvolvimento desde 1980 tem resultado em uma queda de 85% no custo de geração de energia pelo vento. O custo pela hora kilowatt (kWh) de vento gerando energia era de aproximadamente 5 centavos em 2001, o que baixou desde 1980 quanto o custo era de 30 centavos. Isto faz com que o custo da energia eólica seja comparável com o custo da electricidade gerada por carvão ou gás e mais barato do que energia nuclear.

O mercado da energia eólica

A partir de 31 de Dezembro de 2001, o total mundial de capacidade instalada de energia eólica era de aproximadamente 24.000 megawatts. Mais de 70% desta capacidade geradora foi localizada na Europa. A nível mundial, a capacidade total instalada de energia eólica aumentou cerca de 30% por cada ano durante os cinco anos para 2001.

  


A Cache: 

Esta cache é o resultado final de um passeio a quatro caches que se encontram em redor do limite geográfico da GUARDA com CASTELO BRANCO. Deste local poderão ver a Aldeia do Meimão, Barragem da Meimoa, Barragem do Sabugal, Serra da Estrela, aldeia da Malcata, entre outros locais.


Para fazer esta cache terão que encontrar os números escritos nas tampas (ou logbooks) das seguintes caches:


Aconselhamos que as façam na ordem em que aqui se encontram, pois pouparão em tempo e combustivel. O ambiente agradece!

Para chegarem à cache só terão que efectuar os seguintes cálculos:

N 40° (A).(B)3
W 007º (C).(D)0




Nota: Quem já fez log em alguma das caches acima descritas entre em contacto comigo para que lhe sejam fornecidos os respectivos números.
 
 

Pode verificar a solução deste puzzle no Geochecker.com.
 
 
POR FAVOR NÃO DEIXEM FOTOS DO CONTAINER NA PÁGINA E DEIXEM A CACHE EXACTAMENTE COMO A ENCONTRARAM.
 
 

Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT ,


Additional Hints (No hints available.)