Skip to content

PROJECTO VG - BISPO [Famões] Traditional Geocache

This cache has been archived.

meninosousa: E mais uma para arquivar...
Chegados ao local, toca de correr até ao VG para ir lá acima ver a vista. Pois, pintado de novo, numa tentativa de o conservar assim, a câmara colocou massa consistente nos primeiros degraus das escadas portanto ir lá acima é impossível...no entanto reparei que o íman que colei no topo para esta cache ainda lá está...portanto quem o quiser aproveitar está à vontade ;)
Se ainda estivesse a viver em Portugal, ia lá com umas escadas, colocava uma nova, e obrigava a todos os próximos geocachers a levarem uma também para escapar aos primeiros degraus. Como não estou, deixo este local livre para quem queira colocar aqui uma cache nova, ou lá em cima, ou cá em baixo.
A vista, como o tempo estava bem enevoado, não deu para ver a margem sul, mas Sintra estava mesmo ali ao lado e outros montes bem conhecidos mais perto estavam.
Foi uma grande aventura esta cache, começando pela descoberta do vértice na carta militar, passando pela cache "miradouro casal novo" e o primeiro escalar este gigante. Colocar esta cache foi das melhores experiências deste jogo que tive, e ler todos os logs dos geocachers que aceitaram este desafio tornou esta cache a minha favorita. Desapareceu por várias vezes, mas valeu sempre a pena. Obrigado pelos logs, obrigado pelas partilhas desta experiência, e parabéns.
...e é também por tudo isto que fico sinceramente triste por a arquivar.
Ao mightyreek por ter colocado uma cache de substituição enquanto estive longe, um mega obrigado sincero. Um obrigado também ao zitosxj pois chegou a improvizar uma vez um logbook para esta cache. Isto é geocaching.
Mais uma vez, boas festas e até uma próxima...e boa sorte a quem reclame este local.

Gustavo

More
Hidden : 2/18/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

"Se até aqui cheguei, foi porque me apoiei sobre ombros de gigantes."

Gustavo Sousa adaptado de Bernard of Chartres.

Sejam bem vindos à minha décima cache e para comemorar este número redondinho decidi fazer algo um pouco mais simbólico. Sendo assim, a frase que está acima deste texto deve ser interpretada de duas maneiras, permitam-me que use esta página para explicar:

A vertente psicológica: Caros geocachers, esta cache é dedicada a todos os "gigantes" em que me apoiei, e estes gigantes são nada mais nada menos do que todos vocês. Isto deve-se à minha forma de pensar que é um bocadinho idiota, mas que acaba por me ajudar a aprender com tudo o que me rodeia, o bom e o mau, e neste caso, todos vocês me ajudaram de alguma maneira, directa ou indirectamente e portanto podem não saber mas todos vocês são os meus gigantes. Obviamente que uma característica que qualquer gigante terá de ter no seu documento de identificação é a sua altura e aqui lamento muito mas há gigantes maiores que outros mas o que gostaria que ficasse mesmo assente é o facto de serem todos gigantes.

Esta conversa dos gigantes vem também a propósito com o que recentemente tem acontecido nesta grande comunidade: o geocaching está a sofrer uma alteração enorme e em comparação com o que era no inicio está radicalmente diferente. Infelizmente não acompanhei esse desenvolvimento desde o início mas costumo de me perder por logs a aventuras desses tempos, e sinceramente posso dizer que independentemente se é positivo ou não, considero esta alteração como uma evolução. Se por uma lado há poucas caches de qualidade, a verdade é que estas também aumentaram e as outras também são precisas nem que sejam para se aprender ou, como estamos em crise, matar o vício mesmo ao pé de casa. A vertente comercial também acaba por ser bem vinda pois além de introduzir estes aparelhos (medidores de radiação como já ouvi chamar) no nosso mercado também publicitou o geocaching uma nova geração que faz com que este jogo evolua, sejam criadas mais condições e serviços e se conclua que este jogo está muito longe de acabar. Isto é um jogo e é assim que deve ser olhado, não como algo que nos acaba por chatear mais do que nos divertir. Tentem sempre aproveitar isto ao máximo contabilizando sempre os pontos positivos, por mais pequenos que sejam. Pensem nisto e verão que também todos vocês estão apoiados sobre ombros de gigantes.

Falando ainda em comunidade, esta cache apela ao espírito de união que existe e que já tive o prazer de ver e de experienciar muitas vezes. É uma cache que nem toda a gente conseguirá fazer e portanto considerem como uma oportunidade de se encontrarem e de aprenderem uns com os outros. Não recomendo sinceramente que a façam sozinha pois algo de mau pode acontecer, tentem sempre ir acompanhados, com a família ou com outros geocachers. Nem toda a gente precisa de ir lá acima, basta uma pessoa e o resto que fique ao nível do chão para ir vigiando. É pela união que uma comunidade torna-se mais forte e cresce, aprendendo com e defendendo os seus membros. Ainda em relação a esta matéria, e perdoem-me o desabafo mas, estar repartido em 2 não resolve nada. É algo muito difícil realmente, fazem com que um grande grupo de pessoas estejam todo em sintonia, mas há que colocar os interesses pessoais de lado e pensar no bem da comunidade. Se todos pensarmos assim isto até é capaz de resultar.

Para quem for lá acima, ao sentar-se, olhe para o horizonte para onde quer que esteja virado, e pense se no seu percurso geocaheano até então e o que é que poderá fazer de melhor em prol de uma comunidade. Não interessa se o passado foi bom ou mau, o que realmente interessa é o que poderá fazer daqui para a frente.

A vertente física: Pois, quem a fizer vai-se sentir completamente sentado num ombro de um gigante ainda com alguns metros de altura e é bom que se segure bem pois lá em baixo é duro.

 

E pronto com isto tudo peço desculpa por este meu texto todo, também gigante, mas isto só vai em frente se todos nós quisermos, muito obrigado a todos por todas as caches que encontrei até hoje, pelos logs das que coloquei...talvez a partir daqui coloque os VG's um bocado de lado e nunca se esqueçam, estamos todos sobre ombros de gigantes.

Gustavo "menino"Sousa

 

REDE GEODÉSICA

Uma rede geodésica é uma rede de triângulos que são medidos com exactidão a partir de técnicas de levantamento terrestres ou por geodesia espacial. Na "geodesia clássica" (até à década de 1960) esta é feita por triangulação, baseada na medição de ângulos e de algumas distâncias, sendo que a orientação precisa do Norte geográfico é efectuada por métodos de astronomia geodésica. Os instrumentos mais usados são os teodolítos e os tacómetros, que hoje em dia estão equipados por distanciómetros de infravermelhos para medição de distâncias, bases de dados, sistemas de comunicação e parcialmente por ligações satélite.

A Rede Geodésica Nacional (RGN) é a infra-estrutura básica onde se apoia toda a cartografia do País, e que serve todos aqueles (empresas, autarquias e outros organismos públicos e privados) que, por força das suas actividades, necessitam de referenciar geograficamente os seus projectos (os Planos Directores Municipais, por exemplo).

É composta por cerca de 9 000 vértices geodésicos (também conhecidos por “talefes”) no continente (cujo centro está em Vila de Rei, no Centro Geodésico de Portugal), 351 no Arquipélago dos Açores e 108 no Arquipélago da Madeira, agrupados em 3 ordens:

 

This is my tenth cache and i wanted to make something special. The text i portuguese is basically to thank to all geocachers that I've met (and to all others) and to explain why they are my giants (like you) and to ask to all the portuguese geocachers to make this cache and to think if what they are doing is the best path for the evolution of the geocaching in Portugal. If you want me to explain that to you, feel free to caontact me.

GEODETIC NETWORK

A geodetic network is a network of triangles which are measured exactly by techniques of terrestrial surveying or by satellite geodesy. In "classical geodesy" (up to the sixties) this is done by triangulation, based on measurements of angles and of some spare distances; the precise orientation to geographic North is done by methodes of geodetic astronomy. The mainly used instruments are theodolites and tacheometers, which nowadays are equipped by infrared distance measuring, data bases, communication systems and partly by satellite links.

The Portuguese National Geodetic Network is the basic infrastructure where all the country cartography stands and it serves everyone (companies, municipalities and other public and private institutions) that need geographic references for their projects.

It comprises around 9 000 triangulation stations (also known as “talefes” here in Portugal) in the mainland (where it’s center is located in Vila de Rei at the Portuguese Geodetic Center), 351 in the Azorean Archipelago and 108 in the Madeira Archipelago, divided in 3 categories:

 

  • A rede de 1ª ordem tem 126 pilares com distâncias compreendidas entre 40 a 60 Km. Estes pilares foram construídos e observados pela 1ª vez no século XIX.

  • A rede de 2ª ordem tem cerca de 900 pilares com distâncias compreendidas entre 20 e 40 Km.

  • A rede de 3ª ordem contém os restantes pilares com distâncias compreendidas entre 5 e 10 Km (havendo em média um vértice por cada 10 km2).

 

  • The first order network comprises 126 stations with distances between them ranging from 40 to 60 Km. these stations were built and used for the first time in the XIX century.

  • The second order network comprises around 900 stations with distances between them ranging from 20 to 40 Km.

  • The third order network comprises the remaining stations with distances between them ranging from 5 to 10 Km (1 station for each 10 square meters average).

 

O VÉRTICE “BISPO”

Este vértice é de 3ª ordem do tipo bolembreano e está bem conservado devido à junta de freguesia de famões. Não foi alvo do projecto de recuperação da RGN nem da nova campanha de observação, possuindo coordenadas apenas nos sistemas clássicos tendo sido calculadas as coordenadas para os sistema WGS84.

Em comparação com outros vértices, este apresenta uma altura fora do normal, devendo-se esta à existência de casas na proximidade que não permitem a visualização de outros vértices. Li também que outra razão para esta anormal atura poderá ser o facto do solo estar a 290 metros de altitude e, tendo este vértice 10 metros, o local de medição ficaria a 300 metros de altitude facilitando talvez cálculos posteriores...mas ainda não consegui confirmar esta informação.

 

THE TRIANGULATION STATION “BISPO”

This is a third order station and it's in good shape mainly because of the town.

It's kinda of unique because of it's height.

 

 

 

Coordenadas Rectangulares (M;P)

Coordenadas Geográficas (Long;Latit)

Datum Lisboa

105511,40

 204371,08

-09º 13' 10,385''

38º 48' 00,942''

Datum 73

-094488,50

-095628,70

-09º 13' 17,907''

38º 48' 03,700''

ED50 (Fuso 29)

480947,88

4295020,65

-09º 13' 09,860''

38º 48' 11,123''

WGS84 (Fuso 29)

480827,27

 4294808,43

-09º 13' 14,882''

 38º 48' 06,571''

 

Para lá chegar...sinceramente prepara-se para se perder pois o Casal Novo é um autêntico labirinto. No meio daquela confusão tente chegar ao waypoint [ACESSO_1] ou [ACESSO_2] e estacione no waypoint fornecido [PARQUE]

 

To get there...get ready to be lost because the town of Casal Novo it's a huge maze. Try to get to one of the waypoints [ACESSO_1] or [ACESSO_2] and park at the waypoint [PARQUE].

 

 

Do vértice tem-se uma vista brutal...360º sobre tudo. Recomenda-se de dia e de noite. Já tive oportunidade de estar no topo deste vértice de dia e de noite e chega-se a ver muito bem a margem sul. Se conseguirem, tentem admirar ao máximo a paisagem.

 

From the top of the station you get a spectacular view of many places…so go there, during the day and during the night.

 

 

CURIOSIDADES

  • Para qualquer referência usem este kml que está lá tudo;

  • Existem mais 3 vértices com o nome "Bispo";

  • O nome deste deve-se ao facto de a zona onde está inserido ter o mesmo nome, "Casal do Bispo";

  • A junta de freguesia de famões já tem um projecto para a construção de um parque na base do vértice bem como um miradouro...com a crise deve de demorar.

 

TRIVIA

  • If you need google earth help use this kml;

  • There are 3 more stations with the same name;

  • The name Bispo in this case it's because of the area with the same name where it is, "Casal do Bispo";

  • There is a projecto for the construction of a park at the base of the station and a viewpoint.

 

 

A CACHE

Está no vértice numa posição em que será necessário um pouco de ginástica física e mental para a agarrar. No final deste texto está uma conjunto de imagens que explica de maneira simples como a fazer sem grandes equipamentos, e só com uma corda.

É mini/nano e apenas contém o logbook. Levem lápis/caneta por favor.

Para a fazerem por favor não se coloquem em perigo, uma vida é mais importante do que qualquer cache. Não a faça sozinho/a e se não se sentir à vontade para a fazer, não a faça. Combine com alguém que esteja mais à vontade. Deste modo proporciona-se um pouco de convívio e eu não me importo que nem todos vão lá acima.

 

THE CACHE

It's located in the top of the station so you'll need some physical and mental preparation. After this section there's a couple of images that show how to do it without any expert equipment, using only a rope;

It's a micro/nano and it contains only the logbook. Please bring your own pencil/pen;

Please don't put yourself in danger. A life is more important than any cache so if you don't feel confortable to climb to the top, please don't do it and try to return with some one that can do it without problems. And don't do it alone.

 

SEM FTF. Prémio: Certificado

 

E é tudo. Se precisarem se ajuda ou outra coisa qualquer os contactos estão no meu profile. Se tiverem sugestões ou algo do género não hesitem em contactar-me.

Divirtam-se e até uma próxima...até lá fiquem bem e cachem muito x)

Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites http://www.geocaching-pt.net/,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas

 

If you need any help my contact number is on my profile page and if you have any sugestion please contact me.

And that's all. Have fun and see you soon x)

 

Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit http://www.geocaching-pt.net/,
GeoPorStats and the maps with the location of the portuguese caches

 

Additional Hints (Decrypt)

[PT] - N pnpur rfgá ahz crdhrab ntybzrenqb qr crqenf n prepn qr 1zg qn onfr qb cvyne; [EN] - Ba n cvyr bs ebpxf, 1 z njnl sebz gur fgngvba.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)