Skip to content

Stª Luzia Traditional Geocache

This cache has been archived.

ramiles: Dada a falta de tempo para refazer esta cache, deixa-se o lugar aos cacher's locais.
Obrigado pela vossas visitas!

Helena/Rui

More
Hidden : 5/16/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


STª LUZIA


Resenha Històrica

 A freguesia de Carreira, S. Miguel foi doada por D. Afonso Henriques a Pedro Anes e este, por sua vez, doou-a, em 1159, à Sé de Braga. O arcebispo D. Martinho de Oliveira, ao ceder Cabido da sua Sé a parte que tinha no padroado desta Igreja, transformaria esta vigararia de apresentaçãoo dos párocos de Carreira numa prerrogativa exclusiva de Cabido de Sé de Braga. É variado o património imóvel, de cariz religioso, que aqui se encontra. Porém, é a capela de Santa Luzia, cujo rico altar, em talha dourada da Renascença, para aqui foi transferido da Capela Mor da Igreja Paroquial, no inicio deste século, que mais significado tem para as gentes desta freguesia.

 

Carreira S. Miguel, provavelmente, deverá a origem do seu topónimo à existência de uma via romana, visto que, para além de ainda manter alguns vestígios desse tempo Carreira, em português arcaico, quer dizer Caminho de carro ou estrada. Na actualidade, coincidentemente ou não, a identidade da freguesia parece continuar a construir-se em função da sua acessibilidade. Com uma vida intimamente ligada ao caminho-de-ferro, S. Miguel da Carreira, hoje como ontem, baseia-se numa importante via de comunicação, como fonte do seu desenvolvimento. Referimo-nos à estrada nacional que atravessa a freguesia e a projecta no amplo concelho de Barcelos.

A frontaria desta capela é baixa e encimada por um nicho onde se venera a imagem de Santo Antão, que foi encontrada, no início do século XX, detrás do altar. Ao lado esquerdo ergue-se uma pequena sineira com o seu sino e mais atrás a sacristia. Dentro tem púlpito, coro e está forrada a madeira. O seu altar é em rica talha renascença, antigo, com sacrário e tribuna para exposição. Este altar era o da Capela-mor da Igreja Paroquial que para aqui foi transferido no início do século XX. Na parede, do lado da epístola, existe um retábulo das almas, pintado em madeira, sem assinatura.

(texto retirado de www.carreira.maisbarcelos.pt)

Additional Hints (No hints available.)