Skip to content

ESSS Traditional Geocache

This cache has been archived.

Nascimento: RIP

More
Hidden : 5/12/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Escola Superior de Saúde de Santarém

* 12 de Maio - Dia Mundial da Enfermagem *


 

A Escola de Enfermagem de Santarém, criada em 1973, pelo Decreto - Lei n.º 243/73 de 16 de Maio, veio dar corpo à política de saúde de então - criar Escolas de Enfermagem em todas as capitais de Distrito de modo a dotar de pessoal de enfermagem - Enfermeiros - os serviços de saúde, em especial as zonas mais periféricas.

A sua criação culminou num processo iniciado no princípio da década de 70 por iniciativa de individualidades locais e regionais que levaram até aos órgãos do poder os seus anseios de ver a cidade e a região dotadas com um estabelecimento de ensino de enfermagem, à semelhança do que vinha acontecendo com outros distritos.

Como Escola de Enfermagem de Santarém começou por ministrar, em Novembro de 1973 o Curso de Auxiliares de Enfermagem, mas já em Outubro de 1974 reformulou os seus objectivos tendo passado a leccionar o Curso de Enfermagem Geral que funcionou até 1992.

A Escola de Enfermagem de Santarém foi reconvertida em Escola Superior de Enfermagem de Santarém pela Portaria n.º 821/89 de 15 de Setembro na sequência da integração do ensino de Enfermagem no sistema educativo nacional, ao nível do Ensino Superior Politécnico, pelo DL n.º 480/88 de 23 de Dezembro.

Como Escola Superior de Enfermagem, no exercício das suas competências, elaborou pela primeira vez o Plano de Estudos do CSE – Grau de Bacharel, aprovado pela Portaria n.º 285/90 de 17 de Abril, com início a 18 do mesmo mês.

Foi na realidade este um marco importante na afirmação da sua autonomia e nessa continuidade em 1994/95 foi elaborado o Plano de Estudos do Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem na Comunidade e em 1995/96 o do CESE em Enfermagem no Adulto e Idoso, tendo sido aprovados pelas Portarias n.º 1362/95 de 18 de Novembro e n.º 485/96 de 10 de Setembro, iniciando em Abril de 1996 e Abril de 1997, respectivamente e que conferiam o grau de licenciado.

A publicação do DL n.º 353/99 de 3 de Setembro veio fixar as regras gerais a que está subordinado o ensino de Enfermagem no âmbito do Ensino Superior Politécnico.

Assim, no que se refere à formação, a reorganização do modelo de formação de enfermeiros passou a formação pré-graduada a ser feita através de Cursos de Licenciatura, com a duração de 4 anos e a formação especializada através de cursos de especialização pós-licenciatura não conferentes de grau.

Por este diploma, são também aprovadas duas medidas de transição – Ano Complementar de Formação em Enfermagem e Curso de Complemento de Formação em Enfermagem.

Sendo as Escolas Superiores de Enfermagem, estabelecimentos de ensino superior politécnico, dotadas de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira, científica e pedagógica, a sua organização e gestão rege-se pelo disposto na Lei n.º 54/90 de 5 de Setembro, com as especialidades decorrentes do DL n.º 205/95 de 8 de Agosto.

Na sequência da publicação deste diploma, a Escola Superior de Enfermagem de Santarém elaborou os Estatutos que foram aprovados por Despacho Normativo n.º 53/99 de 12 de Outubro, dos Ministérios da Educação e da Saúde, publicado em DR – I série 3, n.º 257 de 4 de Novembro de 1999.

Nesta continuidade, a Escola Superior de Enfermagem de Santarém está organizada em unidades funcionais e serviços. Existem duas unidades funcionais de carácter científico - pedagógico – Enfermagem na Maternidade, Criança e Jovem e Enfermagem no Adulto e Idoso que integram o Centro de Investigação, Formação e Gestão e cinco núcleos: Enfermagem Materno – Infanto - Juvenil; Enfermagem Médico - Cirúrgica; Enfermagem de Reabilitação; Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem na Comunidade. O Centro de Documentação e Informação é a outra unidade funcional.

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros nº 140/98, de 4 de Dezembro, e já no quadro da aprovação da Lei n.º 26/2000, de 23 de Agosto, a Escola transitou para a tutela exclusiva do Ministério da Educação e foi integrada no Instituto Politécnico de Santarém, através do Decreto- Lei n.º 99/2001, de 28 de Março. Isto apesar de ter tido sempre as suas instalações no Complexo Andaluz, sede do referido Instituto.

Em 2003, mais propriamente em 29 de Fevereiro, as novas instalações são entregues à Direcção da Escola, passando ali a funcionar desde então.

As novas instalações da Escola de Enfermagem de Santarém foram construídas em terreno cedido pela respectiva Câmara Municipal, situado a norte desta cidade, na vizinhança de uma escola C+S, em zona escassamente urbanizada, mas relativamente próxima do Hospital Distrital de Santarém.

A Escola tem capacidade para cerca de 240 alunos, 50 professores e 20 funcionários.

O projecto foi elaborado por uma equipa constituída por técnicos dos Serviços Centrais DGIES, sob a coordenação do Arq. Luís Machado, também autor do projecto de arquitectura. Foi desenvolvido com base num programa funcional remetido pelo Departamento de Recursos Humanos da Saúde. O concurso de empreitada foi promovido pela Direcção Regional das Instalações e Equipamentos de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a quem competiu, igualmente, a fiscalização da obra.

O edifício está subdividido em 3 blocos com uma área bruta total de cerca de 3500 m2, em 2 pisos e diferentes ocupações funcionais: bloco de Administração, Direcção e Docentes; zona escolar; anfiteatro. Estes blocos estão interligados por um átrio principal pelo qual se distribuem e orientam os fluxos dos utentes da Escola.

O anfiteatro tem fácil acesso do exterior, possibilitando a sua utilização de modo independente ao do funcionamento da Escola.

Previu-se a possibilidade de uma futura expansão para 2 salas de aula adicionais.

Através do Despacho nº 14571/2003, (2ª Série) publicado no DR, nº 170, de 25/07/2003, foram homologadas as alterações aos Estatutos da Escola Superior de Enfermagem de Santarém que decorrem da referida integração no Instituto Politécnico de Santarém.

De acordo com a orgânica do XVII Governo Constitucional, a tutela é exercida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

À Escola Superior de Enfermagem de Santarém, sucedeu a Escola Superior de Saúde de Santarém, pelo Despacho nº 56/2008 de 4 de Novembro, que publica os Estatutos do Instituto Politécnico de Santarém.

Os estatutos da Escola foram publicados no DR, 2.ª série — N.º 125 — 1 de Julho de 2009, com o Despacho n.º 14812/2009.

Fonte:=>

Cache: Desta forma pretendo homenagear também a activadade de Enfermagem, cujo Dia Mundial se assinala na data de publicação desta cache.

Additional Hints (Decrypt)

Hz qrfgrf cbe qvn, arz fnorf b orz dhr gr snmvn...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)