Skip to content

Medronheiro Traditional Geocache

A cache by N2R Message this owner
Hidden : 4/12/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

MEDRONHEIRO


OUTROS NOMES: Érvodo , Ervedeiro , Ervado , Ervedo , Êrvedo.

GERAL

Arbusto ou árvore de folha perene; porte pequeno que vai dos 5 aos 10 m de altura, excepcionalmente atinge 15 m. Possui copa oval e espessa. O tronco e os ramos são tortuosos. A casca é fendilhada, destacando-se em tiras, geralmente acastanhadas.


FOLHAS

De forma lanceoladas, de 5-10 cm de comprimento, coriáceas, serradas, com pecíolo curto, alternadas, glabras excepto na base; lustrosas e verde-escuras por cima, mais claras por baixo.


FLORES

Floração de Outubro a Fevereiro. As flores são hermafroditas, brancas com matizes verde ou rosa, formam inflorescências em panículas pendentes (cachos pendentes).


FRUTOS

O fruto globoso e verrugoso, mede entre 15 a 20 mm, é primeiro verde passando por amarelo e tornando-se depois escarlate a vermelho-escuro durante o amadurecimento que ocorre no Outono do ano seguinte.

Frutifica a partir dos 8-10 anos.


GOMOS
Globulosos e pequenos.

CASCA

O tronco possui um ritidoma pardo-avermelhado ou pardo-acinzentado, delgado, gretado, muito escamoso, caduca em pequenas placas nos exemplares mais velhos.


ECOLOGIA

É uma árvore tolerante ao assombramento; suporta climas com períodos estivais secos e pluviosidade baixa, bem como altitudes elevadas, até 1200 m.

Prefere solos siliciosos da costa ou da montanha, mas suporta os calcários e pobres em húmus, de textura e humidade médias.

Renova bem pelo cepo.

Vive para além de 200 anos.


DISTRIBUIÇÃO

Espécie mediterrâneo-atlântica, que se encontra no Sudoeste do continente, indo da Irlanda, Bretanha, regiões tipicamente de clima atlântico, à costa mediterrânica.

Em Portugal é espontânea em quase todo o território, embora com maior frequência a sul do Tejo, onde adquire importância de relevo, sobretudo nas serras de Monchique e do Caldeirão nas quais ocupa proporcionalmente grandes superfícies.


UTILIZAÇÃO

Ornamental, devido às flores e frutos muito vistosos que sobressaem das folhas verde-escuro.

Os frutos, comestíveis, servem a produzir a perfumada aguardente de medronho.


OBSERVAÇÕES

O medronheiro, devido à degradação da floresta primitiva, é hoje uma das únicas espécies com porte arbóreo em matos perenes, nas orlas de bosques nas encostas e mais terras, outrora cobertas de carvalhos

Resistente à poluição urbana

A reprodução do medronheiro obedece a um mecanismo natural a esta espécie. Começa com a queda do fruto maduro no Outono/Inverno, a partir do qual se produz uma maceração e fermentação das sementes. Esta é ajudada em grande parte pela manta vegetal e o sucesso de germinação na Primavera seguinte dependerá das condições edafo-climáticas em que decorreu essa maceração/fermentação.



Informação retirada do site: http://arvoresdeportugal.free.fr/

Levem material de escrita e não publiquem nada que posso denunciar a cache ou o local onde ela se encontra

Additional Hints (No hints available.)