Skip to content

Santuário da Senhora das Necessidades Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 4/3/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Santuário da Senhora das Necessidades


 

 

 

 

 

 

 

Quando seguimos pela estrada que vai de Alferrarede Velha para Mouriscas, logo à saída da Barca do Pego, encontramos, do nosso lado esquerdo, uma placa com indicação de Valhascos. Cortando por ai e percorrendo a curta distância de apenas um ou dois quilómetros, deparamo-nos com uma imponente torre quadrangular, com mais de treze metros de altura, com grossas paredes de pedra e algumas janelas abertas sobre a paisagem circundante.

O telhado é de quatro águas e do lado nascente vemos o que resta do que teria sido a pequena torre sineira. No piso térreo desta torre, encontra-se o espaço que foi em tempos ocupado pela Igreja das Necessidades, hoje profanado, vandalizado e completamente votado ao abandono. A porta principal, virada a sul, aberta e parcialmente destruída, permite-nos entrar, facilmente, no que foi outrora um lugar sagrado, muito frequentado pelo povo da região, que ali acorria com grande devoção. O que encontrámos é verdadeiramente confrangedor: ruínas, cheiro a humidade e apenas uma pintura mural, na parede virada a poente, permite a identificação fácil do local, com o que teria sido um templo. As figuras são de grandes dimensões, conservam restos de cor e facilmente se descobre que representam uma Natividade: S. José, a Virgem e o Menino deitado numa manjedoura e de um lado e do outro pastores e pastoras com as suas ofertas a Jesus.

Das outras pinturas nada resta, destruídas pelo tempo e pela humidade que fez cair no chão grade parte do seu suporte. E esta Natividade, se não lhe acodem, terá em breve o mesmo destino.

A imagem da Senhoras da Necessidades encontra-se hoje, felizmente, a salvo na igreja de Casais de Revelhos. Que foi objecto de grande devoção sabemo-lo, entre outros, por Frei Agostinho de Santa Maria que, no inicio do século XVIII, no seu “Santuário Mariano”, refere: “Com esta Senhora, têm todos os moradores de Abrantes muito grande devoção e assim a vão visitar muitas vezes, e que ela lhes aumenta com muitas maravilhas e milagres que obra a favor de todos. É também muito grande o concurso de romeiros e peregrinos, que de todas as partes concorrem e que vão visitar a Senhora, uns a cumprir os seus votos e outros a pedir-lhe remédio de suas necessidades; muitos lhe mandam lá celebrar missa em acção de graças pelos favores que por meio da Senhora alcançaram de seu Santíssimo Filho. Naquele santuário se vêem pender muitas memórias dos seus milagres e maravilhas, como são quadros, mortalhas, braços e pernas de cera e outros sinais desta qualidade. 

Os dois pisos da torre, que se sobrepõem à capela, serviriam para albergar os romeiros que de longe se deslocavam até aqui, por altura das festas. Esta capela encontra-se coberta por uma abobada de aresta, que teria os seus quatro panos totalmente cobertos com pinturas, cujos elementos, de cunho vegetalista, ainda se podem descortinar nas extremidades. A uma distância de cerca de duzentos metros, encontrava-se um cruzeiro, de que hoje só resta a base e que seria datado de 1653. Aqui costumavam os romeiros iniciar as suas devoções, seguindo de joelhos até ao Santuário.

Segundo investigação feita pelo Doutor J. Candeias da Silva, a Igreja das Necessidades teria sido edificada na década de trinta do século XVII, por João Pereira de Betencourt , fidalgo abrantino que, em 1624 participou na defesa da praça da Baia no Brasil, que se encontrava ameaçada pelos Holandeses. De regresso, fundaria neste aprazível local “Um morgado em uma quinta de regalo e rendimento”, onde estava integrada esta “casa da Senhora”

Com efeito, se observarmos bem, afogados pela vegetação que agora ali cresce, podemos divisar restos do que teria sido um lagar e várias casas de habitação.

Esta “casa da Senhora”, de um lugar de culto particular, ter-se-ia tornado em breve, graças à devoção popular e à fama dos milagres operados pela Virgem, num importante santuário mariano.

Bibliografia

Candeias Silva, Joaquim, “Dois importantes santuários antigos da freguesia de Alferrarede”, in Jornal de Alferrarede, nº 217, Novembro de 2003. Santos, Bruno, “Pintura mural seiscentista nos concelhos de Abrantes a Sardoal”, in revista Zahara, nº 7, Junho de 2006.

Texto de Aparício, Teresa, in Jornal de Abrantes, nº 5471, Abril de 2010.

 

 

 

A CACHE

Com esta cache pretendemos mostrar o que resta do Santuário da Senhora das Necessidades. 

 

ATENÇÃO

O CONTAINER ENCONTRA-SE UM POUCO AFASTADO DAS RUÍNAS, PARA EVITAR QUE ESTAS SE DEGRADEM MAIS DO QUE JÁ ESTÃO.

TAMBÉM NÃO ESTÁ NOS MUROS, POR ISSO NÃO SERÁ NECESSÁRIO MEXER NAS PEDRAS DO MURO NEM DAS RUINAS.

NAS IMEDIAÇÕES DO GZ EXISTE UM POÇO, RECOMENDA-SE POR ISSO, ALGUMA ATENÇÃO.

NÃO ACONSELHAMOS QUE SEJA FEITA DE NOITE.

LEVEM MATERIAL DE ESCRITA

O CONTAINER NÃO TEM ESPAÇO PARA TROCAS E CONTÉM APENAS LOGBOOK COM STASHNOTE

 

 

Additional Hints (Decrypt)

Ahapn urv-qr fre hzn ebyun...Ncranf hz tnyub dhr fr qvfgvathr ab zrvb qr gnagbf bhgebf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)