Skip to content

fonte do carocho Traditional Geocache

Hidden : 3/20/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Em 1933, o empresário Duarte Tavares Lebre regista a «descoberta», no sítio do Carvalho, na Quinta do Picado, freguesia de Aradas, de uma nascente de «águas minerais», conhecida por Fonte do Carocho. Da referida fonte brotava uma água, caracterizada pelo Prof. Charles Lepierre, em 1916,como «minero-medicinal hiposalina, cloretada-sódica, sulfatada-magnésica». Durante esse ano, continuavam os estudos e análises de águas que poderiam abastecer a cidade. A este propósito, pode-se ler em O Democrata: «[...] a Câmara não descura este assunto. E tanto assim que devem ter sido analisadas, no Porto, as amostras para lá enviadas das águas do Carocho e do poço das Quintãs que, se merecerem a aprovação, é possível que venham dentro em breve a abastecer a cidade, como tão necessário se torna»

Mas se as nascentes descobertas tinham água de boa qualidade, não tinha a água suficiente para
abastecer a cidade. «Enlaçada de água, a cidade de Aveiro não dispõe de água bastante para a economia da sua população» — era assim que, em 1934, Alberto Souto caracterizava a situação em que seencontrava a cidade, numa altura em que, das dezoito capitais de distrito do Continente, apenas Aveiro e Castelo Branco desconheciam os benefícios de um serviço regular de distribuição de águas. Ou, como enfatizava um semanário local: Aveiro era «a única capital de distrito que bebia água de poços como há mil anos!»

Fontes:
- AMA, Actas da Câmara Municipal de Aveiro, Registo de descobrimento de nascentes de águas minerais, 1933, fl. 1.

- PATRIMÓNIO URBANO ASSOCIADO AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM AVEIRO, Manuel Ferreira Rodrigues

- O Democrata, n.º 1.298, 4.11.1933, p. 1, c. 3.
- «Uma efeméride notável», Correio do Vouga, n.º 1715, 11 de Setembro de 1964, p. 1 e 6.

A Cache:

Leva-vos até à Fonte do Carocho, local onde existe um parque de merendas e um campo de futebol que mereciam estar melhor cuidados.
Tem um logbook mas não tem material de escrita, por isso levem uma caneta/lápis.


Additional Hints (No hints available.)