Skip to content

EZN - FONTE BOA Traditional Geocache

This cache has been archived.

Quitas: .

More
Hidden : 3/2/2010
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


EZN – ESTAÇÃO ZOOTÉCNICA NACIONAL

 

Estação Zootécnica - Entrada

 

“A Estação Zootécnica Nacional (EZN) é uma prestigiosa instituição laureada por invulgar currículo científico e dotada de um quadro qualificado, habilitado com títulos académicos nacionais e estrangeiros”.

Assim começa o livro “EZN – Do Passado para o Futuro”, escrito em 1992, por Luísa Amélia Braz e Mário Braz como corolário de um trabalho que investigou a história da instituição. Foi esta obra (a que tive acesso por via de um grande amigo, a quem aproveito para agradecer) que serviu de inspiração para este texto muito resumido.

 Estação Zootécnica - Entrada

- A história -

A EZN não pode alhear-se da história da Coudelaria Nacional, Coudelaria Nacional do Sul e da evocação das coudelarias, em Portugal. Sendo instituição criada no início do século XX, os objectivos que prossegue – aumentar a produtividade e qualidade das espécies animais - remontam há muitos séculos atrás. Esta questão foi determinante para a história do próprio país. Os principais recursos de guerra da altura (Primeira Dinastia) eram os cavalos. O Povoador (D. Sancho) muito cuidou da produção cavalar. Isso permitiu-lhe mobilizar 2300 cavalos para a batalha travada em Sevilha (1181). Isto quando, havia menos de 50 anos antes, conseguido apenas 1000 cavalos para a batalha de Ourique.

Expulsos os mouros do território, o interesse pela produção cavalar. Para os finais da primeira Dinastia estava o País tão desprovido de forças militares, nomeadamente cavalos, que muito fez perigar a sua independência.

Valeu D. Fernando para retomar o interesse neste domínio. As iniciativas por si tomadas constituíram a pedra angular sobre a qual se levantaria a iniciativa das Coudelarias em Portugal (aqui entendidas como promoção do cavalo enquanto recurso de guerra). Foi sob sua orientação que foi criada a primeira Lei das coudelarias.

Na longa etapa de D. João V até fins do séc. XIX há um fluxo de dados para a história da criação cavalar no País. Algumas das Coudelarias que existiram a partir de D. João V, particularmente, as Coudelarias Reais e, depois, as Coudelarias das Escolas Regionais de Agricultura, tiveram relações históricas com as Coudelarias Nacionais e, implicitamente, com a EZN.

Em 1887, a 22 de Setembro, um decreto de Emídio Navarro, cria oficialmente as Coudelarias Nacional do Sul e do Norte. Isto depois de várias inflexões nas políticas para os assuntos coudélicos. Esta é uma lei com 7 artigos em que se define genericamente a localização e a estrutura destes centros. O art. 1º diz claramente que “São criadas duas coudelarias, destinadas ao aumento da produção hípica do país […]”

A Quinta Distrital de Santarém ocupava, na Fonte Boa, propriedades que pertenciam, conjuntamente, a Dona Cristina Marecos de Seabra e a seu pai, José Luís de Brito Seabra.

Dona Cristina era filha de Dona Maria da Vitória, 2ª viscondessa da Fonte Boa e neta de Joaquim Burlaqui Marecos, 1º barão, depois 1º visconde da Fonte Boa, grande proprietário, deputado, governador civil de Santarém.

Por escritura de 6 de Junho de 1880, Dona Cristina e seu pai, arrendam a Quinta da Fonte Boa e Paúl d’Anana à Junta Geral do Distrito de Santarém, por mil e oitocentos mil réis.

A Junta Geral do Distrito, em sessão de 20 de Abril de 1887, decide o destino a dar à Quinta Distrital, autorizando a sua sublocação.

Em 22 de Novembro de 1887, a Junta Geral examina a proposta de contrato provisório de cedência da Quinta Distrital ao Governo, para estabelecimento da Coudelaria Nacional do Sul. Acha vantagem no projecto e autoriza-o.

Mais tarde, em 1912, depois da Coudelaria Nacional do Norte se ter fundido com a do Sul (em 8 de Outubro de 1891) e terem dado origem à Coudelaria Nacional, o Estado adquire a Quinta da Fonte Boa.

À Coudelaria Nacional suceder-se-ia a EZN em 1913.

Interior 

- A actualidade -

Actualmente a EZN encontra-se integrada no Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas (INIAP), nomeadamente no Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA). O INIA foi fundado em 1975 e encontra-se sujeito à superintendência conjunta do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e do ministro da Ciência e do Ensino Superior, cabendo ao primeiro a sua tutela funcional e patrimonial, e a ambos a definição das linhas de orientação e os domínios prioritários de actuação.

A agricultura continua a ser um dos sectores que maiores apoios financeiros colhe tendo em conta a melhoria da sua produção, onde a investigação também tem um papel essencial.

  A missão do INIAP consiste em "prestar apoio científico e assessoria ao Governo nas áreas agro-rural e das pescas e do mar, no suporte à definição de políticas, e desenvolver actividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração dirigidas ao melhoramento da produção, à defesa do património genético, preservação dos recursos e à disseminação do conhecimento pelos agentes económicos e actores sociais".

A principal actividade do INIAP, como Laboratório de Estado, é a execução de projectos de investigação científica (IC), desenvolvimento tecnológico (DT) e demonstração (D) destinados à elevação do nível de conhecimento científico e tecnológico orientado para o desenvolvimento sustentado dos sectores agro-rural e das pescas e do mar, bem como da própria sociedade em geral.

O INIAP está organizado em duas estruturas base de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), correspondentes às duas grandes áreas de actuação: a área Agro--Rural (INIA) e a área das Pescas e do Mar (IPIMAR).

Mais informação em http://www.inrb.pt/inia.

Actualmente os eixos prioritários da actividade científica desenvolvida na EZN encontram-se agrupados em quatro áreas estratégicas:

- Qualidade e segurança Alimentar

- Eficiência Biológica

- Recursos genéticos animais

-Bem-estar animal

No desenvolvimento das suas actividades, a EZN tem estabelecido colaborações com várias entidades nacionais e internacionais de carácter técnico e científico.

Nas suas instalações podem encontrar-se 4 anfiteatros com capacidades que variam de 50 lugares a 260, uma sala polivalente e uma sala de formação. Todas estas infra-estruturas estão dotadas de cabines de tradução simultânea.

De 2000 a 2007 a EZN colaborou no lançamento de 7 livros; participou em 40 capítulos de livros; apoiou 10 Teses de Mestrado ou Doutoramento; publicou mais de 130 artigos em revistas nacionais e internacionais; apresentou 230 artigos em actas de congressos e foi responsável por 82 publicações técnicas.

 Orientação

- A Cache -

O container é um pequeno lock&lock embrulhado num saco de plástico. Infelizmente, o acesso ao interior da Quinta está condicionado, pelo que a cache se encontra no exterior.

Conteúdo inicial: logbook, lápis, afia, uns brindes e uma geocoin cujo objectivo é visitar outras caches em que o tema esteja relacionado com animais.

Como é habitual em caches com este nível de dificuldade, solicita-se a maior discrição, dado que é muito fácil de ser encontrada. Deixe tudo como encontrou, ou melhor ainda, se possível.

Additional Hints (Decrypt)

Cbqr ncnaune b nhgbpneeb. Ab ivqeb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)