Skip to content

A Bagagem do General Traditional Geocache

This cache has been archived.

Kelux: Tendo em conta as informações do último log, penso que a melhor solução é o arquivamento.

Obrigado a todos os que visitaram esta cache e partilharam este interessante episódio da história peninsular.

More
Hidden : 2/7/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Guernica de Picasso é o ícone da Guerra Civil Espanhola e das atrocidades durante ela cometidas.

Portugal tem bastantes episódios relacionados com a guerra civil em ambos os lados da trincheira... este é apenas mais um desses episódios.


José Sanjurjo Sacanells (Pamplona, 28 de março de 1872 - Estoril, 20 de julho de 1936), foi um militar espanhol, um dos principais conspiradores do golpe de estado militar contra a II República, em julho de 1936, cujo fracasso parcial conduziu à Guerra Civil Espanhola.

Cabecilha de um primeiro golpe em Sevilha a 10 de agosto de 1932, que doravante foi precisamente baptizado como "A Sanjurjada", tudo parecia correr bem para os seus intentos até chegar a Madrid, onde o fracasso foi absoluto. Já nessa altura tentou fugir para o então fascista Portugal, mas foi capturado em Huelva.

Julgado e condenado à morte, o governo republicano comuta-lhe a pena para prisão perpétua e mais tarde em 1933 é exilado para o Estoril.


INÍCIO DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Quando em maio de 1936 Niceto Alcalá-Zamora foi substítuido como Presidente da República, Sanjurjo junto com outros generais (um dos quais Francisco Franco), começou a traçar planos para derrubar o governo da Frente Popular.

Neste planos estava previsto que Sanjurjo assumiria a Chefia do Estado.

Em 20 de julho o aviador Juan Antonio Ansaldo vem ao Estoril com a sua avioneta para levá-lo a Burgos. O aparelho despenha-se na descolagem e Sanjurjo morre no acidente. De acordo com o piloto, o acidente aconteceu por excesso de bagagem do general, mesmo após ter sido advertido disso. O piloto fica ileso.

Desta maneira ficou a ser Franco o líder da sublevação. Correram rumores afirmando que Franco teria algo a ver com a morte do general, ainda que nunca tenham aparecido provas que os corroborassem.

No local do acidente foi erigida uma cruz e posteriormente uma placa em 1961, responsabilidade de familiares do general. Após o fim da ditadura, a placa foi destruída e recolocada recentemente.

A cache não tem material de escrita, é pequena demais... Ide prevenidos.

Additional Hints (No hints available.)