Skip to content

Ramal de Reguengos - Ponte Ferroviária do Balancho Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 2/6/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache encontra-se próximo da ponte ferroviária. Aconselham-se cuidados redobrados se acompanhados por crianças! Devido ao mau estado de conservação da ponte, o acesso apenas é possível a partir do apeadeiro do Balancho. !!! A PASSAGEM DA PONTE ESTÁ INTERDITA !!! Não é necessário passar a ponte para encontrar a cache!

A Linha do Guadiana

O actualmente conhecido como Ramal de Reguengos é na verdade o produto de um projecto falhado de construção de uma linha de grande alcance, à semelhança de muitos outros projectos ferroviários inacabados em Portugal.

Trata-se de um ramal ferroviário português que liga as cidades de Évora e Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, atravessando os concelhos de Évora, Redondo e Reguengos.

O projecto original que veio a possibilitar a existência deste ramal veio curiosamente surtir o mesmo efeito em outro ramal alentejano: o Ramal de Moura. A intenção era a da ligação ferroviária Lisboa - Sevilha, via Évora e Zafra, contemplando ainda a ligação a Moura e às Minas de São Domingos, na fronteira com o Algarve.

Este projecto foi designado como a Linha do Guadiana. A mesma intenção foi demonstrada por parte de Espanha, redundando no entanto em igual fracasso, uma vez que a linha se ficou por um ramal entre Zafra e Jerez de los Caballeros.

A via-férrea que avançava de Beja rumo a Pias faria a ligação entre esta capital de distrito e a Linha do Guadiana, pelo que se pode considerar que o verdadeiro início desta linha se deu a 27 de Dezembro de 1905, quando se inaugurou o troço Pias - Moura. Aqui viria a passar a Linha do Guadiana, vinda de Évora, em direcção às Minas de São Domingos.

Do lado de Évora, a construção da Linha do Guadiana propriamente dita - separação da Linha de Évora (Casa Branca - Évora - Vila Viçosa) - teve uma longa história de avanços e recuos, de 24 de Abril de 1903 (aprovação legal da construção do troço Évora - Reguengos), passando por Dezembro de 1913 (início da construção), até 6 de Abril de 1927, quando Reguengos finalmente recebe o comboio.

A continuação da Linha do Guadiana levaria o comboio a Mourão, de onde partiria o ramal de ligação internacional para Zafra, de Mourão até Moura, e daqui finalmente às Minas de São Domingos.

Carta Itinerária Évora-Reguengos

Adaptado de http://pt.wikipedia.org

 

Ramal de Reguengos

Inicialmente designada como Linha do Guadiana, foi pensada para fazer ligação Lisboa a Sevilha, viu em finais dos anos 50 a sua desclassificação para Ramal de Reguengos.

Com 40,7Km de extensão, caracterizada por grandes rectas com balastro na sua quase totalidade, conta no seu percurso com quatro estações e cinco apeadeiros (Évora, Paço Saraiva (ap.), Machede, Stª Susana (ap.), Balancho (ap.), Montoito, Falcoeiras (ap.), Caridade (ap.), e Reguengos), três pontes metálicas, e equipamentos ligados ao armazenamento de cereiais. Nos tempos do Vapor, na estação de Reguengos, existia uma ponte de inversão para Locomotivas. A distância média entre estações é de 12,6Km.
Em 1983 é introduzido o regime de exploração simplificado; aquando do seu encerramento (01-01-1990) o serviço era efectuado por automotoras Nohab de segunda geração em seis serviços diários, três em cada sentido; não existindo horário oficial.

O material circulante mais usado no ramal era composto, nos tempos do Vapor por Locomotivas das séries 200 e 700 rebocando carruagens metalizadas, muitas das vezes em comboios mistos, estas desapareceriam em 1968. Seguiram-se as automotoras de dois eixos com motor a gasolina de marca Nohab. Mais tarde viriam a sofrer alterações, sendo dotadas de Bogies e um motor potente a diesel. Apareceriam também automotoras maiores com reboque de marca Nohab e Locomotivas Diesel-eléctricas, 1300, 1500. Sendo as mais vulgares as da série 1200, rebocando mistos compostos por carruagens metalizadas, vagões J, e tremonhas para o transporte de cereais.

Mapa de linhas e ramais da estrela de Évora

Adaptado de http://reguengos.sitesled.com

 

PROIBIDA A PASSAGEM Visitantes

Additional Hints (Decrypt)

Cnenyrynf ngé nb vasvavgb...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)