Skip to content

LX em Queluz Traditional Geocache

This cache has been archived.

Kelux: Por incapacidade de assegurar pessoalmente uma correta manutenção a esta cache, a opção ideal é o seu arquivamento.

Obrigado a quantos a visitaram e prestigiaram o escutismo.

More
Hidden : 1/19/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache é dedicada ao movimento escutista e ao Agrupamento 60 do Corpo Nacional de Escutas, em Queluz.


Em Janeiro de 1908, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell lançou seis fascículos quinzenais intitulados “Scouting for Boys”, com o sub-título de “Manual de instrução de boa cidadania”. Em poucas semanas, estes fascículos entusiasmaram centenas de milhar de jovens ingleses, que se organizaram em Patrulhas e puseram em prática as sugestões de Baden-Powell.

O escutismo iniciou-se quando se realizou o acampamento na ilha de Brownsea, onde estiveram presentes mais 22 pessoas para além do fundador (quatro patrulhas de cinco rapazes cada, um adjunto e o sobrinho de Baden-Powell). As quatro patrulhas originais receberam os nomes de Lobo, Touro, Corvo e Maçarico.

A flor-de-lis que se viria a tornar no símbolo do escutismo, baseou-se numa insígnia usada no exército britânico por militares que tivessem frequentado um curso de batedores-exploradores implementado pelo próprio Baden-Powell em 1897. Por baixo uma faixa com a inscrição: "Be Prepared"

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923.

Em Portugal existem, para além do CNE, mais associações ligadas ao movimento escutista mundial: A Associação dos Escoteiros de Portugal, a Associação Guias de Portugal e os Scouts d'Europe.

O CNE está implementado em mais de 1000 agrupamentos locais em todos os concelhos do território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, sendo que em Queluz se fundou o 60 (a que carinhosamente nos referimos como LX) e anos mais tarde o 900 no Monte Abraão.

Pessoalmente ingressei no LX como explorador sénior, sendo integrado na patrulha Falcão e mais tarde como caminheiro na equipa Gil Vicente. Após essa passagem pelo CNE, estive na fundação dos primeiros agrupamentos portugueses dos Scouts d'Europe, sendo comissário da Estremadura.

Scout un jour, scout toujours!

A cache leva-vos às actuais instalações do Agrupamento 60, no complexo paroquial de Queluz; bem mais funcionais do que a sede original, uma cave na Rua 9 de Abril.

A cache não tem material de escrita, nem permite trocas.

Additional Hints (No hints available.)