Skip to content

Saúde nas Penhas Traditional Geocache

This cache is temporarily unavailable.

Patas Tenras: Vamos investigar com a ajuda do Inspetor Clouseau!!!! 😚

More
Hidden : 11/1/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache poderá não estar acessível com neve!


Saúde nas Penhas

Penhas da Saúde


Penhas da Saúde é uma estância de altitude para repouso, com ar puro e um clima saudável. No local onde hoje se ergue o hotel, existiu um sanatório construído no ano de 1899 e que um incêndio destruiu há alguns anos. Possui o mínimo de similares de hotelaria e tem a funcionar uma Pousada da Juventude.

in À descoberta da Estrela, Angelina Barbosa e António Correia, 1990

A três quilómetros da Nave de Santo António, a caminho da Covilhã, encontra-se um pequeno planalto onde César Henriques construiu o primeiro Sanatório-Hotel da Serra.
No começo deste século, ainda se acreditava muito no efeito terapêutico dos ares da Serra na cura dos tísicos e das fraquezas. Reza uma placa: “Ano de 1899 – Inaugurada a 1ª Casa de Saúde para tuberculosos em Portugal, devido aos esforços extraordinários e perseverantes de A. César Henriques.”
Apareceram, depois, lindas vivendas e um bom hotel. O sítio, a 1530 m de altitude, é aprazível de ares puríssimos e estimulantes.

in A Serra da Estrela e as suas beiras, Viriato Simões, 1979

À altitude de 1530 m, no planalto chamado Nave da Areia, onde o primeiro tuberculoso curado na Serra, Alfredo César Henriques, ergueu o Sanatório-Hotel dos Hermínios, convida-nos hoje um Hotel moderno com “appartements” luxuosos. A aristocracia da Covilhã e alguns afortunados forasteiros construíram os seus chalés em volta, mais adiante existe um monumento erigido à memória do Dr. Sousa Martins, uma capela, a Pensão Floresta, a casa do Ski Clube, uma colónia infantil, uma piscina à beira do rio, dispondo de numerosas banheiras naturais e a engraçada casa, lançada dentro de um rochedo, pertencente ao Jerónimo, esse valente guia da Serra. Por baixo do Hotel e para o lado direito, caindo em cachoeiras até se despenhar como maravilhosa cascata, regouga uma ribeira. O calor sufocante raramente se sente, mesmo no verão, um banho de sol é sempre agradável, pois não chega a aquecer como na planície. No inverno, com neve – que se aguenta geralmente até Maio – a temperatura ao Sol é tão agradável, que se anda em camisa mesmo de esqui. Infelizmente as Penhas da Saúde não dispõem de terreno apropriado para esquis – isto é – com boas descidas. Trata-se dum planalto pelo que necessário se torna ir mais longe, até aos Piornos, à Nave de Stº António, ao Poio do Judeu, aos Poios Brancos – a Leste - , Curral dos Ventos ou mesmo às proximidades da Torre.

in Como eu vi a Serra da Estrela, Fred Wachsmann, 1949


Local de eternas recordações, base de partida para muitas aventuras e ponto de chegada para calorosos encontros.

Poderia viver sem esta "Paixão"??? Poder podia, mas não seria a mesma coisa!!!

O convite está feito! E a Varanda da Estrela está à tua espera!


Additional Hints (No hints available.)