Skip to content

Fortim de Palheiros Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá DJ T,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 2/23/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Cache colocada pelo DJ T, para dar a conhecer mais um importante monumento histórico de Buarcos e que merece a nossa atenção em recuperar e preservar em memória dos que fizeram a história desta nossa terra.

Pelas suas dimensões é necessário levar caneta para logar.

CUIDADO - Existe um buraco dissimulado no local. Atenção com as crianças. Por essa razão o terreno tem dificuldade 2.5.

História
A sua construção é geralmente atribuída às forças de D. Miguel, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), embora algumas fontes indiquem ser-lhe anterior, do período manuelino.

Em 1909, no governo de Manuel II de Portugal, o fortim foi colocado em hasta pública, tendo sido arrematado, por quinhentos mil e cem reis, por Joaquim Sotto-Mayor.

Os seus restos encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 45.327, publicado em 25 de outubro de 1963 e pelo Decreto nº 47.508, publicado em 24 de janeiro de 1967. A construção da urbanização do Parque do Palácio Sotto-Mayor aumentou-lhe o estado de degradação.

Características
Em posição dominante sobre a povoação, constituía-se em uma bateria de planta semi-circular, com parapeitos, guarnecida com dez peças de artilharia, cruzando fogos com a Fortaleza de Buarcos e o Forte de Santa Catarina, na defesa da enseada da Figueira da Foz. A sua acção era conjugada com o apoio da infantaria e da cavalaria impedindo eventuais desembarques. Dispunha de uma Casa da Guarda.

Additional Hints (No hints available.)