Skip to content

Capela da Senhora do Castro Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 10/3/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Capela da Senhora do Castro

Capela da Senhora do Castro

Diz a lenda que no decurso de longo estio se apossou o desânimo dos agricultores e do povo em geral que avistavam a miséria certa se das “torneirinhas do céu” não pingasse chuva próxima.

Crentes nos milagres da fé efectuaram concorrida romaria até ao cimo do Castro onde orando prometeram erguer uma capelinha se por eles a Virgem intercedesse.

Rapidamente as preces foram atendidas e choveu a bom chover, também a ermida foi construída como prometido e atrai romarias com muita gente desta e de outras freguesias...

Passado Arqueológico

O Castro

Chega-se ao Castro, caminhando por entre montes, cerca de um quarto de hora, a partir do Carvalhal, e um pouco mais se tiver como ponto de partida o lugar das Baralhas. Nos anos iniciais do século passado registaram-se estudos do património arqueológico no Castro de Ossela/Baralhas, com certa relevância, mas não tiveram continuidade. Na altura, fez-se um excelente trabalho, do qual, em termos públicos, restam apenas breves notícias. Durante as escavações, algum material solto foi recolhido, desde machados de pedra polida, mós manuais, cerâmica, etc.

Património que hoje se encontra perdido ou disperso, parecendo-nos que o ideal seria reunir, tratar e estudar cuidadosamente o ainda disponível espólio de artefactos então encontrados Fortificação pré-romano, qual prova sem reservas, que o povoamento da actual Ossela, já por aqui se tinha organizado, desde tempos épocas bem recuadas. No intuito de melhor se defenderem das investidas dos inimigos, os povos locais das épocas pré-romanas, escolheram o morro sobranceiro ao abrupto declive escavado pelo Caima, para aí erguerem uma povoação que fortificaram com muralhas, hoje conhecida como Castro, localidade incluída no lugar do Carvalhal. Ainda assim não culminou com o total abandono do Castro, pois, continuou a ser habitado durante a Idade Média! Um dos principais eixos viários da época - a via Militar Romana - localizava-se nas proximidades da Ulvária, logo, a poucas milhas da actual Ossela.

Braceletes ou manilhas de ouro

Ao tempo da sua descoberta – em 1896, por um humilde sapateiro das Baralhas, quando procedia à abertura de alicerces mais firmes para consolidar o muro, que entretanto ruiu – deram grande “alarido” entre os locais e arqueólogos e foram justamente consideradas
importantíssimo espólio do concelho.
Referenciadas como pertença de povos ibéricos do Bronze Final, “documentam” a grande antiguidade do povoamento local.

A Cache

É uma caixa envolvida num saco preto, que contém um cartão de informação acerca do que é o geocaching. Por favor, se levar alguma coisa deixe algo em troca.

Não retirar da cache o lápis!!

Por favor, deixe o recipiente colocado da mesma forma como o encontrou.

A sobrevivência da cache só depende de si!!



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)