Skip to content

São Bartolomeu - Projecto "Descobrir Lourinhã" Traditional Geocache

This cache has been archived.

Maubaad: Por andar afastado do geocaching e por esta cache fazer parte de um conjunto de caches, estando já algumas arquivadas, esta fica arquivada por agora.

Abraços.

More
Hidden : 8/10/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



                    
   

 

O Projecto “Descobrir Lourinhã”, pretender dar a conhecer todo o concelho da Lourinhã, percorrendo todas as Freguesias,  descobrindo todos os seus cantos, esconderijos, costumes, tradições, património, etc.  O Projecto representa um circuito de 11 caches tradicionais, respectivas  às 11 freguesias, terminando numa cache mistério, com vista para o concelho.

 Esperamos que gostem desta aventura!
 

 



Freguesia da São Bartolomeu dos Galegos

 

São Bartolomeu dos Galegos é a segunda mais antiga freguesia do concelho da Lourinhã, distando cerca de 5 km da sua sede. Com uma área de 12,54 km2, é constituída, ainda, pelos lugares do Paço, Carqueja, Pena Seca, Feteira, Casal da Galharda, Reguengo Pequeno e Casal Caldeira. Tem como orago São Lourenço dos Galegos. Realiza a sua feira anual no dia 24 de Agosto, data em que a igreja celebra a festa do Apóstolo São Bartolomeu.


 

A população ocupa-se principalmente na construção civil e em explorações agrícolas de pequena e média dimensão, ressaltando a produção hortícola e frutícola. A extracção e transformação de pedra é a principal indústria da freguesia.

Em 1963, e de acordo com os dados dos Censos realizados nesse ano, a freguesia atingiu 1570 habitantes. A partir da década de 60, registou-se um decréscimo populacional, que deverá ter sido motivado pela Emigração para os Estados Unidos da América, Canadá e países europeus. Em 1991, a freguesia contava com 1062 habitantes, e de acordo com os Censos de 2001, com 1041 habitantes.

 

A região foi habitada desde o período do Neolítico, como o provam as várias grutas e os muitos artefactos encontrados, mas teria sido na Idade Média, e após a Reconquista, que o principal núcleo habitacional, São Bartolomeu, se formou. Constituiu-se paróquia nos finais do século XIV princípios do século XV, separando-se de Santa Maria de Óbidos.

 

O topónimo de Galegos derivará, ao que tudo indica, de uma colónia de Imigrantes galegos, mesteirais, trabalhadores da pedra, que aqui se radicaram e que deram origem à formação de canteiros que perduram até à actualidade. Deixaram a sua arte testemunhada em muitas obras da região.

Fonte Câmara Municipal da Lourinhã


A cache...

Esta cache encontra-se junto a um Marco Geodésico desta Freguesia. Contem o habitual logbook e lápis.

A cache contem um número que será necessário para resolver a cache mistério que faz parte deste projecto. Tome atenção!
Seja discreto na procura da cache. A durabilidade desta depende de si! Divirtam-se!!!


free counters

Additional Hints (No hints available.)