Skip to content

Miragaia - Projecto "Descobrir Lourinhã" Traditional Geocache

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Por favor, reveja a secção das Guidelines sobre a manutenção de geocaches em http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como proprietário, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Boa sorte e obrigado pela sua contribuição,

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 8/10/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



                    
   

 

O Projecto “Descobrir Lourinhã”, pretender dar a conhecer todo o concelho da Lourinhã, percorrendo todas as Freguesias,  descobrindo todos os seus cantos, esconderijos, costumes, tradições, património, etc.  O Projecto representa um circuito de 11 caches tradicionais, respectivas  às 11 freguesias, terminando numa cache mistério, com vista para o concelho.

 Esperamos que gostem desta aventura!
 

 


Freguesia de Miragaia

A freguesia de Miragaia é também conhecida pela designação de São Lourenço de A-dos-Francos ou simplesmente como São Lourenço dos Francos. Dista 5 km da sede do concelho e tem uma área de 12,3 km2, repartida pelos lugares de Miragaia, Papagovas, Campelos, Casais Carvalhos, Casal dos Anjos, Casal do Arieiro, Casais das Campainhas, Casalinho das Oliveiras, Ribeira de Palheiros, entre outros.

É um povoado disperso, herdeiro de um passado rural caracterizado pela exploração de terras por casais de agricultores, dispersos pelo termo da vila da Lourinhã. Foram precisamente os casais de Miragaia, Marteleira, Joaria, Ribeira de Palheiros, Papagovas, Vale de Lobos, e outros mais dispersos, que tomaram a iniciava de solicitar a criação de uma paróquia, no ano de 1555. Até aí pertenciam à de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã que ficava longe. O arcebispo de Lisboa criou então a paróquia de São Lourenço dos Francos, assim chamada por ter sido escolhida como Matriz a arruinada Igreja do Convento de São Lourenço dos Francos, que fora dos Frades Agostinhos e estava abandonado. Este Mosteiro de São Lourenço teria sido fundado no século IX, mais ou menos no tempo em que se teria fundado o Convento de Penafirme e outros na região da Estremadura. Situar-se-ia junto a um povoado denominado Monardo dos Francos e à margem de uma ribeira. Entre 1394 e 1396, foi prior neste Convento São Gonçalo de Lagos. Veio a ser oficialmente extinto em 1555.

Quanto à povoação de Monardo, existem notícias de que nas imediações da Igreja de São Lourenço  foram encontrados vestígios de residências, talvez romanas, bem como de uma conduta de abastecimento de água.

Para a constituição da paróquia tiveram de reconstruir a igreja, dando-lhe a feição típica da arquitectura do renascimento rural estremenho. Tem um belo silhar de azulejos, tipo tapete, a revestir o baptistério (século XVII) e boas imagens em pedra policromada do século XVIII. O templo foi reconstruído de novo em 1687 e a capela-mor foi-lhe acrescentada em 1737. Curiosamente, nas obras então efectuadas foram incorporadas na parede exterior da cabeceira duas lápides votivas, que testemunham, de certa forma, a romanização da região.

As terras que integram a freguesia são de boa aptidão agrícola e, ao longo do tempo, a agricultura foi sempre a principal fonte de rendimento das famílias. Modernamente juntou-se-lhe a pecuária, principalmente a suinicultura e a avicultura e, por arrastamento, a indústria de preparação de rações para animais e os matadouros de aves. Neste último sector tem existido o cuidado de acompanhar a evolução tecnológica e, pode dizer-se, que é um sector económico em progresso.

        Em 1527, a paróquia de São Lourenço tinha 57 vizinhos, o que daria um total de apenas 175 moradores. Era uma terra rodeada de pinhais e arvoredos, facto que estaria na origem do topónimo Montegavo ou Monagavo, como chegou a dizer-se antes de passar a ser Miragaia. A alteração da denominação de São Lourenço para Miragaia só se verificou após a implantação da República.
        A população actual estima-se em, aproximadamente, 2.000 residentes. Em 1981 eram 3.441 e no último censo 1991, verificou-se um decréscimo de 1.676 habitantes. Em grande parte, isto deve-se às saídas para a zona da Grande Lisboa e para o estrangeiro, designadamente para França e Alemanha. Embora não haja desemprego, as opções profissionais não são muitas. Este decréscimo deve-se ainda à divisão da freguesia em 1984, tendo deixado de a integrar os lugares de Marteleira, Cabeça Gorda, Vale de Lobos e outras.

As acessibilidades fazem-se pelas estradas que ligam a Lourinhã ao Bombarral e a que liga à estação de caminho-de-ferro do Outeiro - Lourinhã (a 10 km), tendo também ligação à Autoestrada A8, pelo nó de Campelos.

As colectividades mais representativas são a Associação para o Desenvolvimento de Miragaia, o Grupo Desportivo e Recreativo de Papagovas, o Centro Social e Recreativo de Ribeira de Palheiros, a Associação Recreativa e Cultural de Casais das Campainhas e Casais do Rijo e a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Casalinho das Oliveiras.

Miragaia é, ainda, conhecida pelo seu bolo tradicional, o pão-de-ló de Miragaia

Fonte Câmara Municipal da Lourinhã


A cache...

Esta cache encontra-se junto à Igreja de São Lourenço. Contem o habitual logbook e lápis.

A cache contem um número que será necessário para resolver a cache mistério que faz parte deste projecto. Tome atenção!

Seja discreto na procura da cache. A durabilidade desta depende de si! Divirtam-se!!!







free counters

Additional Hints (No hints available.)