Skip to content

O Judo em Portugal Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 4/22/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Mais que um desporto, um estilo de vida.


O Judo em Portugal


A Federação Portuguesa de Judo tem por fins principais:

a.        Dirigir, promover, incentivar e regulamentar a prática do JUDO KODOKAN em Portugal;

b.        Representar perante a Administração Pública os interesses dos seus filiados;

c.         Estabelecer e manter relações com as Associações, suas filiadas, e federações estrangeiras;

d.        Assegurar a sua filiação nas federações internacionais que dirigem o Judo (F.I.J. e U.E.J.) e em quaisquer outros organismos internacionais da modalidade;

e.        Representar o Judo dentro e fora do país;

f.         Organizar e patrocinar a realização de provas internacionais oficiais, prestando assistência aos Clubes e atletas que nelas participem;

Organizar anualmente campeonatos nacionais e outras provas consideradas convenientes à expressão e desenvolvimento do Judo Nacional.

O INÍCIO

O desenvolvimento do Judo em Portugal tem algumas semelhanças com o início do Judo no Japão, na medida em que ambos passaram pelo "Ju-Jitsu”.

Assim os primeiros contactos com a modalidade, ainda sob a forma de "Ju-Jitsu”, datam do primeiro quartel deste século.

Hirano, o primeiro professor japonês de jiu-jitsu que se estabeleceu em Portugal, foi o precursor da modalidade. Veio a falecer na praia de Santa Cruz, perto de Torres Vedras. Seguiram-se-lhe Sada Kasu Uyenishi (também conhecido por Raku), acompanhado por Deku, Taki e Yuki Tani que efectuaram demonstrações e combates em Lisboa e Porto. Por essa altura também estiveram entre nós Yamaguchi, Magiro e Hayashi.

A Polícia de Segurança do Porto, por iniciativa do seu comandante Coronel Namorado de Aguiar e de outro oficial da mesma corporação o TEN Alberto Cruz incluiu a prática do Ju-Jitsu nos programas dos cursos dos seus agentes. A instrução estava a cargo de Armando Gonçalves.

Decorria então o ano de 1936. Armando Gonçalves publicou alguns livros dos quais citamos: «A Defesa na Rua», lª edição, 1914, Porto; «0 Fraco Vence o Forte», 1ª edição, 1941, Livraria Simões Lopes.

A Academia de Budo, sala pertencente a António Correia Pereira, em funcionamento desde 1946, foi um dos primeiros “clubes” em Lisboa. Esta sala situava-se no 3º andar do n.º 140 da Rua de S. Paulo.

António Correia Pereira foi o editor da primeira revista sobre Judo Kodokan publicada em Portugal, da qual apenas saíram nove números. Sob o pseudónimo de Minero publicou o  livro intitulado  «A Essência do Judo». Foi o primeiro cinto negro português inscrito no Kodokan, porém por nunca ter estado ligado à Federação Portuguesa de Judo a sua graduação não é reconhecida por aquela entidade.

Constacta-se que todas estas acções tiveram um impacto limitado, até por serem isoladas e não terem tido continuidade.

Em 1955 vem para Lisboa o francês  Decruet, 1º Kyu e mestre de armas, iniciando o seu trabalho na Polícia  Militar e em Mafra. Ainda neste ano vem para Lisboa, integrando-se no  corpo docente do  Liceu Francês Charles Lepierre, Henri Bouchend'Homme - professor de Educação Física e 1º Dan. Henri Bouchend’ Homme vendo que não se praticava Judo em Lisboa começou a leccionar no Lisboa Ginásio.

De entre os seus diversos alunos podem-se evocar os nomes do Engº Carlos Oliveira, Arqtº João Matoso, Dr. Nuno Ribeiro, Edmundo Sousa Pires e Armando Gonçalves Cardoso.

Quase na mesma altura chega a Lisboa Antony Striker (Suíço) 1º Dan, o qual abre uma sala no Largo do Intendente, onde despontaram para o Judo, entre outros, Afonso Maia de Loureiro, Vasco de Sousa e José Manuel Bastos Nunes.

Aos poucos vão sendo organizados pequenos núcleos de entusiastas. Em Almada, António Rocha forma um pequeno grupo, entre  eles Joaquim Barata, do Ginásio Clube Português, Maxfredo Campos, Salgado e Freitas entre outros. 
.  

KIYOSHI KOBAYASHI

Em Agosto de 1958, o prof. Kiyoshi Kobayashi, que pode ser considerado como o “pai”  do judo no nosso país, vem a Portugal, acompanhado de Ichiro Abe e do 1º dan belga Lannoy-Clerraux.

Como consequência do interesse que suscitou nos praticantes e responsáveis da altura, devido à sua técnica e eficácia, foi efectuado o convite para se estabelecer em Portugal, o qual foi aceite e concretizado no final de Novembro desse mesmo ano. A sua actividade no  Judo Clube de Portugal, no Judo Clube de Beja, Clube Shell e  INEF  permitiu-lhe normalizar as técnicas consequentemente melhorar o plano competitivo.

Nesta fase de divulgação a actividade que desenvolveu, tanto no leccionamento em aulas normais, como em exibições, o “MESTRE” ou "KK", designações por que é conhecido entre os seus alunos o mestre  Kobayashi, esteve na base do que hoje é o Judo em Portugal.

Os ensinamentos que transmitiu aos seus alunos proporcionaram que estes pudessem começar a divulgar a modalidade um pouco por toda a parte.

   

OS PRIMEIROS CLUBES DE JUDO

O primeiro clube de Judo constituído em Portugal foi o Judo Clube de Beja, fundado em 12 de Junho de 1957. Um mês mais tarde, em 12 de Julho de 1957, foi fundado o Judo Clube de Portugal.

   
                                

Existem quatro formas de vencer um combate:

  • Projectar o adversário (tem de cair de costas) para pontuar;
  • Imobilizar o adversário (de costas no solo) entre 10 a 25 segundos para pontuar;
  • Obrigar o adversário a desistir através da aplicação de "chave" de braços (luxação da articulação do cotovelo) ou estrangulamento.

Pontuações

Há quatro pontuações no Judo.

" ippon "  " waza-ari"  "yuko"  "koka"


ALGUNS DESTAQUES

Prémios
Melhor Organização 2008
A União Europeia de Judo atribuiu o título de Melhor Organização 2008 à FPJ pelo Campeonato da Europa de Lisboa, realizado em Abril.

Quadro de Honra:

Jogos Olímpicos

MASCULINOS

Nuno Delgado      3º em -81 Kgs 2000 Sydney

Campeonatos do Mundo

Seniores

MASCULINOS

João Neto           3º em -73 Kgs 2003 Osaka

Guilherme Bentes    3º em -71 Kgs 1997 Paris

FEMININOS

Telma Monteiro      2º em -52 Kgs 2007 Rio de Janeiro

Telma Monteiro      3º em -52 Kgs 2005 Cairo

Catarina Rodrigues  3º no OPEN 2001 Munique

Filipa Cavalleri    3º em -56 Kgs 1995 Makuhari

Juniores

MASCULINOS

Michel Almeida    2º em -65 Kgs 1994 Cairo

FEMININOS

Telma Monteiro    3º em -52 Kgs 2004 Budapeste

Campeonatos da Europa:

Seniores

MASCULINOS

João Neto         1º em -81 Kgs  2008 Lisboa

Michel Almeida    1º em -73 Kgs  2000 Wroclaw

Nuno Delgado      1º em -81 Kgs  1999 Bratislava

Nuno Delgado      2º em -81 Kgs  2003 Dusseldorf

Pedro Soares      2º em +100 Kgs 2002 Maribor

Pedro Soares      2º em -95 Kgs  1996 Haia

Pedro Dias        3º em -66 Kgs  2008 Lisboa

Pedro Soares      3º no  OPEN    2002 Maribor

Pedro Caravana    3º em -60 Kgs  1997 Ostende

Pedro Soares      3º em -95 Kgs  1995 Birmington

FEMININOS

Telma Monteiro    1º em -52 Kgs 2007 Belgrado

Telma Monteiro    1º em -52 Kgs 2006 Tampere

Paula Saldanha    2º em -52 Kgs 1999 Bratislava

Yahima Ramirez    3º em -78 Kgs 2008 Lisboa

Ana Hormigo       3º em -48 Kgs 2008 Lisboa

Telma Monteiro    3º em -52 Kgs 2005 Roterdão

Telma Monteiro    3º em -52 Kgs 2004 Bucareste

Justina Pinheiro  3º em -48 Kgs 1994 Gdansk


Mais haveria a dizer sobre o judo concerteza, mas com esta cache pretende-se dar a conhecer um pouco desta modalidade olímpica e fazer uma homenagem a quem me deu a conhecer o geocaching e a quem eu servi de "boneco" para treinar as técnicas e golpes aprendidos.
A quem fez do judo mais que um desporto, um estilo de vida.
ATENÇÃO: cuidado na colocação da cache

Fontes e Links

http://www.fpj.pt

http://judo.do.sapo.pt

 


 

free counters

Additional Hints (Decrypt)

Wnaryn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)