Skip to content

Para o infinito... e mais além! [Figueira da Foz] Mystery Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 4/10/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



A cache não está publicada nas coordenadas indicadas!

Contudo, essas coordenadas são do Largo do Dr. Nunes, onde se encontra a famosa Fonte Luminosa da Figueira da Foz. Esta fonte encontra-se na lateral do edifício dos Paços do Concelho da Figueira da Foz. Após alguns anos de inactividade, a Câmara Municipal reabilitou, em 2005, esta emblemática marca da cidade, originalmente inaugurada, neste mesmo local, na véspera de Natal de 1964. Na altura, esta peça de decoração urbana nocturna foi considerada inovadora e futurista, tendo sido comparada a outros imóveis do género existentes em distintas cidades europeias, nomeadamente, espanholas e italianas. Apesar de, no início, ser dotada apenas de iluminação branca, os seus jactos de água foram guarnecidos, posteriormente, com feixes luminosos de múltiplas cores e com diversos efeitos, ainda hoje visíveis. Referência para muitos figueirenses, continua a constituir um cartão colorido de boas vindas para quem, pela noite, chega à beira-rio da Figueira.

Beira rio Casa do Paço Beira rio

Esta Cache mistério pretende dar a conhecer uma nobre zona da cidade da Figueira da Foz: a baixa, que é, simultaneamente, beira-rio. O Rio Mondego sempre foi um dos mais assinaláveis pontos de destaque da cidade e a beira-rio figueirense foi, ao longo dos tempos, sofrendo grandes modificações. Onde hoje encontramos estradas e passeios, outrora encontraríamos as águas do Mondego e um porto de pesca. Várias fotografias antigas podem comprovar estas mesmas afirmações. As diferenças são muitas, o que comprova a influência determinante que o Homem tem na modificação do meio onde habita.

Gaivota Por do sol Relogio de Sol

Ao falar da beira-rio figueirense não podemos esquecer a Ponte Edgar Cardoso, que deve o seu nome ao famoso engenheiro que projectou, entre outras, a Ponte da Arrábida do Porto. Esta ponte é um autêntico ex-líbris da cidade, que em 1982 (ano do centenário da Figueira da Foz como cidade) substituiu a ponte antiga. Dessa antiga ponte apenas resta um pilar que pode ser encontrado na Ilha da Morraceira. A visão do Eng. Edgar Cardoso permitiu a navegação de embarcações de maiores dimensões para montante do Rio Mondego. Como já referimos anteriormente, o belo edifício da Câmara Municipal pode ser encontrado na baixa figueirense, sendo uma construção datada do final do século XIX. Junto à Câmara Municipal esteve também erigido o conhecido, e entretanto destruído por um incêndio, Teatro Príncipe Príncipe D. Carlos. Nos dias de hoje apenas podemos encontrar uma placa evocativa do distinto Teatro. Em frente à Câmara Municipal temos a reconhecida Praça da Europa, onde está um dos símbolos mais queridos dos figueirenses: um grande relógio de sol. Logo a seguir encontramos o Cais da Alfândega, junto à famosa Praça 8 de Maio (mais conhecida por Praça Nova, onde se encontra a estátua e túmulo do distinto figueirense, Manuel Fernandes Thomaz). Mais para Oeste temos também a Praça Velha (Praça General Freire de Andrade e Largo Luís de Camões), onde podemos encontrar um monumento de homenagem aos Combatentes da Primeira Guerra Mundial e o Pelourinho da cidade. Entre a Praça Velha e o Jardim Municipal Infante D. Henrique, temos a bonita e imponente Casa do Paço, que é um dos edifícios mais significativos e imponentes da cidade.

Rio Por do Sol Relogio de Sol

As infra-estruturas náuticas estão também bem patentes na zona ribeirinha da Figueira da Foz, havendo uma das marinas de recreio mais procuradas do país. Na ligação entre o Rio Mondego e o Oceano Atlântico podemos também encontrar outro dos ex-líbris da cidade, o Forte de Santa Catarina.

Porém, não podemos encarar a beira-rio figueirense como um local de visita sem que olhemos para a outra margem, a Sul. Entre a Figueira da Foz e a freguesia de São Pedro podemos ver a Ilha da Morraceira. Ao longe conseguimos avistar a famosa Ponte dos Arcos, muito recentemente construída, tendo substituído a Ponte dos Arcos antiga. Na margem sul do Mondego está patente a construção naval, a produção e extracção de sal e também o Porto de Pesca, com a lota. Não podemos esquecer também que foi junto à Foz do Mondego, na margem sul, que desembarcaram as tropas inglesas, comandadas pelo General Wellesley, que viriam ajudar Portugal no combate às Invasões Francesas, no início do século XIX.

A Cache:

Quem não está familiarizado com as personagens do famoso filme "Toy Story"? Quem não se recorda do Buzz Lightyear e do seu famoso lema "Para o Infinito e Mais Além"? Pois bem, a cidade da Figueira da Foz está intimamente ligada a muitos momentos da História de Portugal e a sua relação com o mar abriu novos horizontes aos figueirenses e até mesmo a Portugal. A Figueira é um sítio de horizonte, onde "a terra se acaba e o mar começa". Sítio de onde partiram muitos homens que se faziam ao mar, onde famílias inteiras ficavam ansiosamente à espera dos seus entes queridos, que partiam para a pesca, fosse ao largo de Portugal, ou para a Terra Nova, onde pescavam bacalhau. É o local de origem de muitos figueirenses que ao irem para o mar apenas viam uma coisa para além da água: o céu, o firmamento, as estrelas, os planetas, as nuvens. Ainda são muitos os que sabem guiar-se pelas estrelas, os que conseguem prever o estado do tempo do dia seguinte olhando para o luar, ou para o pôr-do-sol. A Figueira é isso mesmo: uma perfeita comunhão entre terra, rio, mar e céu. Se muitos se projectaram para o infinito e desconhecido olhando o mar de frente, lutando contra marés desfavoráveis, houve outros que, olhando para a imensidão do céu, quiseram chegar mais longe e ousaram sonhar.

O desafio que vos colocamos é olharem para cima e darem largas à vossa imaginação, reinventando as constelações, ou tentando contar todos os pontos de luz que há no firmamento. Se o conseguirem, estará à vossa espera uma micro-cache e um logbook que espera registo da vossa visita. O verdadeiro objectivo desta cache é mostrar-vos a beira-rio da Figueira da Foz, pelo que esperamos que os vossos logs sejam algo parecido com: "IN: Data e Assinatura / OUT: Mais conhecimento acerca da Figueira da Foz".



Sem mais demoras, vamos então ao verdadeiro mistério!

Para descobir as coordenadas finais desta cache precisa de alguns minutos para responder a algumas questões.

Façamos, então, um ponto prévio:
- Como deve saber, o maior rio inteiramente português desagua na Figueira da Foz. Em que Serra nasce o Rio Mondego?
- O nome dessa Serra faz-nos logo pensar em "coisas" que geralmente gostamos de observar. Que nome se dá a um conjunto dessas "coisas"?
- Como também deve saber, muitos desses conjuntos de "coisas" representam os signos do Zodíaco, que estão representados na calçada do Relógio de Sol, na Praça da Europa.

Para resolver este enigma apenas precisa de saber algumas coisas sobre astrologia e astronomia. Se não souber responder prontamente às questões, sempre tem à sua disposição as ferramentas de pesquisa da Internet.

Latitude: A BCº D.EFG

A - A Estrela Polar deve indicar-nos o...
B - Quantas são as fases da Lua?
C - Quantos satélites naturais tem Mercúrio?
D - Actualmente, quantos planetas tem o Sistema Solar?
E - Com quantas letras escrevemos a designação do primeiro signo do Zodíaco?
F - No Zodíaco há alguns "Signos de Fogo". Quantos são?
G - Quantas ursas há no Espaço?

Longitude: H Iº JK.LMN

H - Primeira letra da constelação onde está inserida a Betelgeuse.
I - Se a luz do Sol se "apagasse" repentinamente, aproximadamente quantos minutos seriam precisos para os habitantes da Terra se aperceberem dessa situação?
J - Número de letras do nome da primeira criatura terrestre no Espaço.
K - Quantas unidades astronómicas separam a Terra do Sol?
L - Alnitak, Alnilam e Mintaka. Por que nome são conhecidas?
M - Número de constelações vizinhas, segundo as fronteiras modernas, da constelação que pode ser designada como a unidade monetária de Inglaterra.
N -  Ursa Menor

Verifique aqui as suas coordenadas. Geochecker.com.



E agora? Conseguiu resolver? Então, parta em busca do container! Parta para o Infinito... e mais Além!

Additional Hints (Decrypt)

CG: Erqr irezryun? cnerpr yvkb? aãb graun zrqb, chkr-n! RAT: Erq arg ? ybbxf yvxr tneontr ? qbag or nsenvq, chyy vg!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)