Skip to content

Cabeço da Rainha (CP05) Traditional Geocache

This cache has been archived.

CPTeam: .

More
Hidden : 6/20/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





This cache is about wind turbine generators and a complex of those in Picoto Rainho. If you wish to visit the cache you just need the coordinates above. If you want an english version of this page, email-me and I will send you the translation. Enjoy.

Um parque eólico é um espaço, terrestre ou maritimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia eléctrica. Qualquer parque eólico construido em Portugal tem de ser alvo de um estudo prévio de impacto ambiental, uma vez que a sua má localizaçãopode causar impactos negativos como a morte de aves e a poluição sonora, já que as hélices produzem um zumbido constante.

AEROGERADORES

Um aerogerador é uma máquina capaz de transformar a energia cinética (o movimento) em energia eléctrica quando as pás da hélice se movem quando atingidas pelo vento. Para isso, são dispostas em ângulo, como num ventilador. A primeira grande diferença é que esse ângulo é variável, para ajustar o equipamento de acordo com as condições do vento em determinado instante. A própria hélice pode mudar de posição para se obter sempre a melhor eficiência possível.

Grande parte dos aerogeradores modernos tem as suas hélices fabricadas com plásticos reforçados (poliéster ou epóxi) e fibra de vidro. Fibra de carbono, aço, alumínio, madeira e madeira-epóxi são outros materiais usados, mas em menor escala. O ideal é que as pás sejam leves, para girarem facilmente, e resistentes. Em muitas turbinas, as pontas das pás giram a até 288 Km/h (80 m/s).

O tamanho das pás varia de acordo com a potência do aerogerador. Uma turbina de 600 kW de potência tem hélices com 20 metros de comprimento. Somadas ao cubo central, o diâmetro é de 42 metros. Mas isso pode ser considerado pouco, frente aos novos modelos que já estão a ser produzidos. Alguns, com grande capacidade de geração de energia, têm pás com até o dobro desse tamanho.

Atrás da hélice, existem vários equipamentos que controlam as pás e analisam as condições do vento. Lá, fica também uma caixa de engrenagens que controla a velocidade de rotação de cada gerador. Um freio também está presente como equipamento de segurança, e para permitir a manutenção do sistema.

Tudo isso fica instalado sobre uma torre que deixa a turbina na altura ideal de acordo com as condições do local. Dependendo de onde foi construído o parque eólico, as torres de cada aerogerador podem ser de aço ou betão. O material vai depender do terreno e da altura, escolhida de acordo com as condições do tempo. Há aerogeradores com torres entre 50m até mais de 100m.

Junto às turbinas são montados equipamentos que captam toda a energia elétrica gerada no parque eólico para a injectar na rede eléctrica. Nesta fase, são feitas diversas modulações de potência, de forma a deixar a corrente e a tensão adequadas aos padrões nacionais.

 

Parque Eólico do Cabeço da Rainha (ou Picoto Rainho)

O Parque Eólico do Cabeço da Rainha localiza-se na Serra do Cabeço da Rainha ou Picoto Rainho a uma altitude aproximada de 1060 metros e situado perto da povoação de Relvas (a Este) e Isna (a Oeste).

Este parque é composto por 20 aerogeradores e foi construido em duas fases: na primeira foram instalados 17 aerogeradores com potência unitária de 0,6MW e, na fase de ampliação, foram instalados mais 3 com potência de 2MW de potência cada.

A CACHE

Está situada junto do ponto mais elevado do parque, junto a um VG sendo o acesso (não TT) feito pelo lado Este (Relvas). Trata-se de um container regular com os objectos do costume. Divirtam-se!

 

Additional Hints (No hints available.)