Skip to content

As Minas de Pejão [Castelo Paiva] Traditional Geocache

This cache has been archived.

daraopedal: Ficou a homenagem...

More
Hidden : 9/28/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Minas de Pejão

As Minas de Pejão começaram a funcionar oficialmente em 1886 (embora se pense que já existia) e, ao fim de 108 anos de exploração, foi decretado o seu encerramento por decisão do Governo. As mais conhecidas são as que se situam na freguesia de Pedorido, junto ao Douro (minas de Germunde), no entanto, existem também minas na freguesia da Raiva (minas de Folgoso) e na freguesia de S. Pedro de Paraíso (minas do Pejão e do Fojo).
A cache pretende dar-lhe a conhecer o local da mina em Folgoso.
Nesses poços eram abertas galerias (túneis largos) de 50 em 50 metros, que tinham um comprimento de 500 metros. As galerias eram escoradas com troncos de eucalipto (e mais recentemente em aço).
Nas galerias eram abertas “travessas” (túneis mais estreitos que as galerias) de 100 em 100 metros e destas saíam uns túneis com o nome de “inclinados”, que como o nome indica eram inclinados. Os “inclinados” eram bastante estreitos e baixos e era daqui que se extraía o carvão. O carvão era transportado através de caleiras até as travessas onde existiam vagões para transportar o minério até as galerias. Chegando às galerias, os vagões eram transportados para o exterior através um elevador com o nome de “jaula”. No exterior, era tratado, escolhido e carregado para “cestas” (teleférico) e para camiões, que levavam o minério até à central do Outeiro na freguesia das Mêdas no concelho de Gondomar, na outra margem do Douro. Lá o minério era queimado para produzir energia.
Nos anos 50/60 o transporte do carvão das minas anteriormente mencionadas para as minas de Germunde era feito em vagões puxados por locomotivas a vapor.
As minas de Germunde foram as últimas a encerrar, fechando em Dezembro de 1994. As minas de Germunde tinham 2 poços (entradas), o posto de Germunde I que ia até aos 300 metros de profundidade, e o Posto de Germunde II que ia até perto dos 500 metros de profundidade.
A vida dos Mineiros

Os mineiros antigamente tinham muitas horas de trabalho pela frente, tinham o salário muito pequeno e viviam mal. Alguns tinham de ir para as minas a pé, outros tinham a sorte de ir de motorizada. Uns tinham dinheiro para comer, outros passavam mais dificuldades para sustentar a família. O trabalho que exerciam nas minas também tinha consequências na saúde destes homens: o pó do carvão que apanhavam nas minas prejudicava-lhes os pulmões. Para além deste perigo, tinham de se precaver de outros perigos constantes, como as derrocadas.

Alguns videos do Youtube sober o fecho das Minas do Pejão (Poço de Germunde).

Video Minas Pejão - Germunde 1 Video Minas Pejão - Germunde 2 Video Minas Pejão - Germunde 3
Em memória de António Dias.

Additional Hints (No hints available.)