Skip to content

Virtudes - JG15 Traditional Geocache

This cache has been archived.

jeremiasgato: Como as obras ainda decorrem e a um ritmo bastante lento, como não conseguimos saber nem prever quando terminarão optámos por arquivar a cache e um dia mais tarde se houver condições e oportunidade colocaremos lá outra para que todos possam apreciar a recuperação efectuada ao mosteiro.
A todos os que visitaram esta nossa cache desde já o nosso obrigado.

More
Hidden : 8/17/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora das Virtudes

Ordem de S. Francisco

 

Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora das Virtudes da Ordem de São Francisco é um monumento de  Arquitectura Religiosa / Igreja, classificado como Imóvel de Interesse Municipal (IIM), pelo Decreto n.º 2/96, DR 56 de 06-03-1996, situado no Largo das Amoreiras em Aveiras de Baixo.

“A origem da Igreja das Virtudes relaciona-se com o episódio lendário de aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora a um guardador de vacas, pelos inícios do século XV. Esse facto deu origem a uma romaria ao local, o que terá determinado a construção de um primitivo templo, presumivelmente em madeira e outros materiais perecíveis. Pouco tempo depois, no reinado de D. Duarte, e crescendo de importância o local e a devoção em torno dele, o rei ordenou que se construísse um convento franciscano anexo à ermida, empreendimento a que se seguiu a edificação de um hospital, estalagens e demais estruturas de apoio à comunidade e à verdadeira peregrinação que se generalizou ao longo do século XV.

De inquestionável importância durante toda a Idade Moderna, os séculos mais recentes assistiram ao abandono do conjunto, antecedido pela perda de relevância da simbólica mariana aqui celebrada, definitivamente em decadência a partir do século XIX. No início da década de 90 do século XX, quando se efectuaram escavações arqueológicas no monumento encontrava-se em ruínas, destelhado, com os portais entaipados e múltiplos sinais de degradação.

A planimetria geral do monumento é quatrocentista, assim como os seus portais. O principal é de arco apontado, de duas arquivoltas apoiadas sobre colunelos dotados de capitéis vegetalistas de recorte tardo-gótico. O portal lateral Sul é bastante mais simples, limitando-se a incorporar aduelas que formam o perfil apontado, não existindo impostas, capitéis ou arquivoltas. O interior é de nave única relativamente pequena, articulando-se com a capela-mor que é já posterior. Por estas características, comprova-se que o projecto quatrocentista deu origem a um monumento estilisticamente coerente mas destituído de rasgos artísticos de vanguarda, num processo que privilegiou a constituição de um edifício que servisse as funções básicas devocionais.

No século seguinte, continuando a crescer em importância o local, ter-se-á alargado a capela-mor e, mais importante, construiu-se uma capela (funerária?) do lado Sul (de planta quadrangular coberta por abóbada polinervada), que comunicava com a capela-mor através de um estreito corredor, aberto por portal ogival simples.

Bastante mais importantes foram as obras realizadas na primeira metade do século XVII. Uma inscrição de 1624 dá-nos uma datação aproximada para os melhoramentos então efectuados. Estes trabalhos incidiram sobre praticamente todas as parcelas do monumento, desde a fachada principal até à capela-mor. Naquela, refez-se a secção superior, com inclusão de dois janelões do coro e reconfiguração da empena, que passou a ostentar friso horizontal e nicho axial para a imagem do orago no tímpano. Nesta, prolongou-se a estrutura mais para nascente, prevendo certamente a inclusão de um retábulo de grande escala, ao mesmo tempo que se construíram os dois pequenos nichos-retábulos que ladeiam o arco triunfal.

O convento, apesar de ter sido destruído quase completamente, localizar-se-ia do lado Norte da igreja, onde ainda se conservam alguns restos estruturais, sendo de presumir que grande parte das estruturas estejam ainda soterradas, à semelhança do que se passava com algumas parcelas do próprio templo antes de iniciados os trabalhos arqueológicos.

 
A cache

A cache é um contentor micro e está junto à igreja. Pedimos a todos que circulem com cuidado pela zona para não danificar mais o espaço. Como o nosso objectivo é unicamente dar a conhecer este local decidimos facilitar um pouco mais a busca colocando uma foto spoiler.

Por favor sejam discretos na vossa busca, a sobrevivência desta cache vai depender de cada geocacher.

Additional Hints (No hints available.)