Skip to content

Ponte Medieval D'Alvoco Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá team.fafnir,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 4/6/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ponte Medieval D'Alvoco

Esta cache encontra-se em Alvôco das Várzeas. Crê-se que esta é uma povoação muito antiga, provavelmente anterior à nacionalidade. O aparecimento de mós e moendas e o legado de toponímicos que ainda hoje existem em Alvôco provam que esta povoação foi ocupada pelos romanos, celtas, árabes, devido talvez à proximidade das explorações mineiras de ouro, prata, cobre, entre outros, existentes nas várzeas do rio com o mesmo nome: Alvôco, sendo estes os dois responsáveis pelo nome da localidade: Várzeas que em celta significa terra encharcada e Alvôco que significa pequeno Alva.

 

É precisamente no rio Alva que desagua o rio Alvôco, mas especificamente na Ponte das Três Entradas, depois de passar por várias localidades, como Aguincho, Frádigas, Barriosa e Vide.

Este rio nasce da confluência de várias outras ribeiras, na aldeia de Alvôco da Serra (Serra da Estrela). Sendo um rio de serra, atravessa bonitas paisagens, o leito é relativamente estreito e sempre enquadrado por arvoredo. A água mantém-se transparente e fria, mesmo no Verão, sendo considerado um dos rios menos poluídos da Europa.

Caracteriza-se por apresentar desníveis consideráveis, vencidos não só por pequenos rápidos mas principalmente por quedas de águas (açudes e fragas) de altura considerável.

 

Esta cache é dedicada a um ponto de passagem obrigatória em Alvôco das Várzeas: a ponte Medieval sobre o rio Alvôco, embora conhecida pela tradição popular como “Ponte Romana”.  No entanto, a ponte terá sido construída no século XIV, entre o final do reinado de D. Sancho I e início do reinado de D. Afonso II.  Actualmente é classificada como Monumento Nacional.

Possuidora de dois arcos, é de estilo gótico-românica, pelo facto de o arco principal ter características góticas, pois é uma curva quebrada e de grande abertura, e o outro, menor, ser de traçado semicircular mas irregular, com características românicas. É de duas águas, sendo o ramo da margem direita mais extenso e muito inclinado, por ligar as duas margens do rio com cotas bastante distintas.

 

Trata-se de uma boa construção de alvenaria, toda siglada. Significa isto que cada uma das pedras da ponte se encontra marcada com a sigla do artesão que a fez.

Esta sigla teria uma dupla função: por um lado serviria para a contabilização do pagamento, pois os artesãos seriam pagos à peça; e por outro lado, serviria para responsabilização por uma peça mal executada, porque todas elas teriam que ser milimetricamente talhadas, pois nenhum outro material era empregue na construção da ponte. A ponte mede cerca de setenta metros de comprimento.

 

Junto da ponte existe uma Praia Fluvial e Parque Merendeiro, na zona ribeirinha do Rio, arborizada e devidamente infra-estruturada e com equipamentos de lazer que convidam a um pic-nic e, quando a cache for feita no Verão, a um banho.

Uma prova da tradição popular de chamar esta ponte de Romana é o nome dado a este parque.

 

Outro dos lugares de interesse turístico é a Quinta da Moenda. Trata-se de um antigo assento de lavoura constituído por três edifícios, um antigo lagar de vara de 1770, um moinho e uma destilaria, dos quais foram respeitados os volumes e arquitectura originais, estando agora convertida numa unidade de turismo em espaço rural. Junto a esta, existe um açude (foto ao lado), onde o rio se alarga oferecendo uma bela preceptiva do vale em direcção à Serra da Estrela. Uma curiosidade sobre este açude é o facto de, como muitos outros da região, ter sido construído sobre estacas de pinho verde que, desde que submerso, pode durar séculos.

Destaque para as margens e encosta do rio Alvôco, onde se encontram espécies de fauna e flora raras: lontras, garças, pica-peixes, guarda-rios ou martim-pescadores, trutas, cucas, pim-pilros, azevinhos, etc.

 

Uma curiosidade do legado toponímico na região é a repetição dos locais designados por Braçal e Covas ao longo do rio. Estas designações estarão também ligadas à exploração dos minérios, sendo as Covas os locais onde eram explorados e Braçal, os locais onde era mantida a força trabalhadora (força de braços), eventualmente escravos.

 

Fotos de Alvôco das Várzeas

 

A Cache:

 

Encontra-se nas imediações da ponte. Para lá chegar existem duas alternativas:

  • 1ª: entrar pelo casario de Alvôco e passar pelas ruelas apertadas. Se for de carro é preciso ter cuidado para não o riscar ou em alternativa ir a pé. Ver waypoint Entrada1

  • 2ª: dar a volta pelo "Braçal" e percorrer a estrada alcatroada e atravessar uma ponte recente. Ver waypoint Entrada2

For an English versin, please e-mail us.

 




Additional Hints (Decrypt)

Aãb rfgá ab zheb, znf gnyirm cbe pvzn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)