Skip to content

Granja Cisterciense [Valado dos Frades] Multi-cache

This cache has been archived.

dakidali: Desapareceu novamente. Desapontada com os desaparecimentos e vandalismos feito às caches, arquivo.[:(]

More
Hidden : 10/14/2007
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


i
GRANJA CISTERCIENSE

Valado dos Frades

Imagem retirada daqui

Valado dos Frades é uma das freguesias do Concelho da Nazaré,distrito de Leiria. A origem do nome Valado deriva de “velado” ou de “velar”, por existir neste lugar um monge encarregado de vigiar ou velar pelos campos pertencentes ao Mosteiro, segundo a opinião de alguns estudiosos; segundo outros, o topónimo deriva de “vallo” ou “vallu”, palavra latina que tanto pode significar defesa como trabalho de irrigação ou divisória de terrenos. Quanto à palavra Frades deve-se aos Frades de Cister que se instalaram no Valado por volta da segunda metade do séc. XVIII na Ermida do Padroeiro S. Sebastião.

A presença dos frades deixou marcas visíveis na vila para além do nome da localidade. Foram os cistercienses os grandes impulsionadores da drenagem dos campos (antigos pântanos e pauis, deixados pelo recuo do mar, que outrora cobrira a região), e da sua adaptação à agricultura. Aqui instalaram uma das 10 granjas agrícolas dos coutos, na qual fundaram, no século XIV, uma “Escola de Engenharia Hidráulica e Agrícola”, na Quinta do Campo - hoje transformada numa belíssima unidade de turismo de habitação.




A Quinta do Campo, antiga Granja do Campo localizada na freguesia do Valado dos Frades, concelho da Nazaré, foi classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP). A Portaria, assinada pela ministra da Cultura, Maria Isabel Pires de Lima, sustenta a decisão considerando que a Quinta «constitui uma peça integrante dos Coutos de Alcobaça, enquanto estrutura de produção neles inserida e como uma das granjas originais do conjunto monástico alcobacense, sendo a única que perdurou até aos nossos dias.»

Apesar das reconstruções e adaptações (actualmente sob exploração comercial e turística), o Ministério considera que «continua a ser um notável conjunto, que na sua estrutura espacial, orgânica e funcional, constitui um belo exemplar da arquitectura representativa dos grandes complexos agrícolas de setecentos e oitocentos».

Enquadramento

Rural, isolado, destacado. Implantado nos campos do Valado, na margem direita do rio Alcoa, fez parte integrante dos Coutos de Alcobaça. Encontra-se nas proximidades do monte de São Brás e das antigas margens da lagoa da Pederneira, drenada pelos Monges de Cister, a partir da Escola de Hidráulica Agrícola instalada na Granja. Parte do perímetro urbano de Valado de Frades encontra-se actualmente localizada no que foi outrora os limites da quinta, que se encontra demarcada por muros de alvenaria (...)

Cronologia

Séc. 12 / 13 - Foi uma das dez granjas agrícolas a ser fundada pelos Cistercienses, durante o período de construção da Abadia de Alcobaça;
1296 - a Granja do Valado aparece referenciada no Auto de Demarcação das Igrejas dos Coutos de Alcobaça;
1291- terá sido criada uma escola de hidráulica agrícola a pedido do Rei D. Dinis;
Séc. 14 - a granja do valado era uma escola agrícola, uma das melhores do coutos;
Séc. 18 - O abade F. Manuel de Mendonça, primo do Marquês de Pombal, foi o principal impulsionador do enxugo dos campos do Valado;
1782 - foi efectuada a medida e demarcação da Quinta do Campo;
1833 - abandono do Abadia de Alcobaça por parte dos monges; (...)
1850 - a antiga Granja do Campo foi adquirida por Manuel Iglésias, um cidadão espanhol, que posteriormente começou a construção do actual palacete sobre as ruínas de uma antiga igreja e da casa principal que servia de alojamento à comunidade monástica ali residente. Nesta altura estes edifícios já se encontrariam em ruínas; (...)
séc. 19 - os proprietários negoceiam a instalação no Valado da Estação de Caminhos de Ferro, segundo esse acordo a estação de Alcobaça, da Linha do Oeste, que então se encontrava em construção, seria instalada no Valado dos Frades. (...)
1989 / 1990 - obras de conservação no palacete;
1990 - inicio da exploração como turismo de habitação.

Tipologia

Arquitectura civil, residencial e agrícola. Antiga granja cisterciense cujos espaços de apoio à actividade agrícola (adega, celeiros, cavalariças etc.), de planta em "U", mantendo, tanto quanto possível, a traça original sem alterações significativas a nível de dimensões e implantação, sobrevivendo com as suas características próprias às várias intervenções de que foram alvo. Palacete construído na década de 60 do séc. 19, está implantada numa área onde anteriormente se localizavam uma capela e a casa principal para a comunidade cisterciense ali fixada e que estariam em ruínas após o abandono do Mosteiro de Alcobaça. O palacete de traça oitocentista regular, equilibrada, simétrica e funcional possui coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas e dois pisos e é marcado por fenestração regular.

Características Particulares

Trata-se de uma das antigas granjas cistercienses dos Antigos Coutos do Mosteiro de Alcobaça, com construções desse período que ainda se encontram preservadas e uma das únicas antigas granjas que se encontra aberta ao público.

Informação retirada daqui


Diz a lenda que nesta quinta se esconde um verdadeiro tesouro.  O Sr. Júlio Marques , mais conhecido pelo "Júlio da Branca", natural do Valado esteve horas a contar-me estórias deste local. 

Existe ainda numa rotunda um monumento em homenagem ao trabalhador rural. Esse monumento representa um trabalhador rural e algumas das suas ferramentas de trabalho.



A cache:
Para descobrir a cache dirija-se às coordenadas indicadas, e conte os painéis em azulejo que existem à volta da rotunda, onde existe o monumento ao trabalhador rural. Depois descubra a data em que o monumento foi eregido.
Se o nº de painéis fôr 9 e a data 25/06/1999 as coordenadas finais são: N39º 34.965 W009º 01.445
Se o nº de painéis fôr 10 e a data 27/06/1999 as coordenadas finais são: N39º 34.953 W009º 01.442
Se o nº de painéis fôr 10 e data 20/06/1999 as corrdenadas finais são : N39º 34.932  W009º 01.428
Agora pode colocar as coordenadas finais no seu GPS e partir à descoberta do tesouro final.
A 1ª cache continha além da stashnot, logbook, lápis, afiador, "Bawku, Ghana "Unite for Diabetes Travel Bug , placa FTF e prendas para troca. (Desapareceu em 01/03/2008)
A 2ª cache contém 
stashnot,logbook, lápis e algumas prendas pequeninas para troca.
Atenção
que está colocada num sítio onde têm de ser discretos, pois podem estar a ser observados sem dar por isso.


Boa caçada.
 

Additional Hints (Decrypt)

Qê cevbevqnqr an cnffnqrven.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)