Skip to content

Nossa Senhora dos Prazeres [Vale de Açor] Traditional Geocache

This cache has been archived.

manelov: Game over.

More
Hidden : 9/4/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

free counters

Geocaching is not only Founds. Please, make interesting logs.


PT A LENDA

  Consta que há mais de 500 anos, Nossa Senhora, apareceu a um pequeno pastor negro que guardava um rebanho neste local, e disse-lhe para ir anunciar a sua aparição a Castelo de Vide, onde encontraria um grupo de lavradores, reunidos perto da Pedra da Paciência, que se encontrava junto à Igreja Matriz e lhes dissesse que tinham que construir uma ermida na herdade das Fontaínhas, onde teriam que realizar uma festa todos os anos no dia 8 de Setembro. Os lavradores não acreditaram nem da primeira nem da segunda vez. À terceira, a Senhora transformou o pastorinho num rapaz branco. Perante isto não foi necessário mais nada. A igreja foi construída e a festa realiza-se todos os anos no dia 8 de Setembro.

A IGREJA

 A igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, situa-se numa herdade privada, a herdade das Fontaínhas mas de livre acesso. Trata-se de um templo bonito mas sem grande ostentação. É uma igreja ampla mas simples, onde apenas se podem ver alguns símbolos como a Ordem Militar de Avis e em cada altar estão representadas as cruzes com os oito pontos cardeais. Numa lápide colocada numa das paredes laterais da igreja pode ler-se que a ermida já existiria no início de 1500. Presentemente a igreja apenas abre as suas portas para a festa religiosa do Povo de Castelo de Vide em 8 de Setembro e para as festas do Vale de Açor, no 1º Domingo de Maio.

AS FESTAS

 Antigamente o povo de Castelo de Vide deslocava-se em carroças numa viagem que durava 2 ou 3 dias em cada sentido para manifestar a sua devoção. No dia da festa propriamente dito, depois de celebrada a missa, Nossa Senhora dos Prazeres sai em procissão, com duas ou três voltas em redor do templo. À frente do cortejo religioso caminha o festeiro com a vara. A imagem de Nossa Senhora é conduzida num andor, seguida, em tempos, pela imagem do Sagrado Coração de Jesus. A Missa é concelebrada pelo padre de Castelo de Vide e pelo padre de Ponte de Sor.
Terminada a procissão, a Senhora volta para o altar e procede-se, quase de imediato, ao almoço num alegre pic-nic.
 Outra festa é realizada pelo povo de Vale de Açor no primeiro Domingo de Maio. A festa é também muito popular entre as pessoas de Ponte de Sor, que em grande número se deslocam a pé, logo de manhã, percorrendo os 7 km desde Ponte de Sor até esta igreja, havendo alguns (cada vez menos) que realizam o percurso descalços. Esta festa, realiza-se em moldes semelhantes aquela que é feita pelas gentes de Castelo de Vide e, termina também com um grande pic-nic.

CACHE

 A cache é uma caixa de plástico que contém uma folha de registo e os habituais itens para troca. Foi elaborada pela Ana Sofia (5anos) que também queria fazer uma cache (cor de rosa).

UK You do not need any data from portuguese text to find this cache. Just search for it.

 

 

Additional Hints (No hints available.)