Skip to content

Praia do Sol v2.0 Traditional Geocache

This cache has been archived.

garri: As there's been no cache to find for months, I'm temporarily archiving this to keep it from continually showing up in search lists. Just contact us when you have the cache repaired, and assuming it still meets the guidelines, we'll be happy to unarchive it.

Luis Garrido
geocaching.com volunteer reviewer

Please respond via my profile http://www.geocaching.com/email/?u=garri

More
Hidden : 8/19/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Praia do Sol v2.0


Esta cache irá levá-los à Praia do CDS (Clube de Surf), local habitual para os surfistas da zona e agora também para os banhistas visto que foi a primeira praia a ser beneficiada pelo programa de enchimento artificial de areia, uma das acções finalmente tomadas pelo Programa Polis da Costa da Caparica.



Pequena história da areia na Costa da Caparica
Acção desenvolvida pela SOS SALVEM O SURF, Associação Nacional De Defesa, Estudo e Desenvolvimento Do SURF, em 2005


Durante séculos a Costa da Caparica teve um imenso areal, que se prolongava pelo mar, incluindo uma ligação até ao Bugio. Esta fortaleza foi construída sobre o banco de areia que se ligava à Cova do Vapor. A areia era tanta que esse banco de areia utilizado como fonte de areia para diversas empreitadas. Por exemplo, há mais de quarenta anos, o aterro que conquistou um imenso terreno ao rio Tejo, para a construção nas docas da parte oriental de Lisboa, retirou milhões de metros cúbicos de areia nesse local. Era uma época onde se suponha que o mar e a costa eram fontes inesgotáveis de recursos, mas hoje já se conhecem inúmeros casos onde os recursos marinhos foram esgotados. Este é provavelmente mais um desses casos, se bem que ainda resta fazer estudo tão rigoroso quanto possível, com simulações à escala reduzida ou numérica, da origem do problema da erosão na Costa da Caparica.

A dada altura há cerca de quarenta anos, o banco de areia Bugio-Cova do Vapor rompeu-se. Esta abertura tem agora o nome de golada. Então o mar avançou rapidamente, avançando centenas de metros sobre a praia e a pequena duna que protegiam a Costa da Caparica.

Em último recurso, decidiu-se construir um quebra-mar (o paredão) e quase uma dezena de esporões sobre a praia. Esta estrutura de pedra é a retaguarda da defesa da Caparica, tendo como objectivo absorver a energia da ondulação, enfraquecendo as ondas, e assim salvando a Costa da Caparica. Nota-se que os relativamente curtos esporões da Caparica não têm capacidade para captar ou mesmo para reter a areia. Apenas estão lá para quebrar a energia das ondas. Um esporão apenas garante a retenção da areia quando avança no mar bem para lá da rebentação das ondas. Assim apenas o esporão da Cova do Vapor garante a acumulação da areia.

No entanto a vanguarda desta defesa continuou a ser a praia de areia, que até à poucos anos ainda mantinha uma língua de areia seca, de dezenas de metros, entre o paredão e o mar. Ora há uns três ou quatro anos perda de areia acentuou-se e, neste momento não há quase areia entre os esporões da Costa da Caparica. Apenas na maré vazia se vê areia, ensopada de água, e povoada de poças. Os surfistas já só podem surfar na maré vazia e os banhistas desapareceram destas praias. A defesa da Costa da Caparica está muito enfraquecida, pois a vanguarda, o seu areal está moribundo.

O que se terá passado nestes recentes anos? Possivelmente a areia dragada na barra do rio Tejo deixou de alimentar as praias de Caparica. Salienta-se que uma das missões do Porto de Lisboa é manter o canal da barra (passagem por onde entram e saem os navios) com uma profundidade mínima de 14 metros. Para tal o canal da barra tem de ser dragado, sendo usual dragar mais de um Milão (1.000.000) de metros cúbicos de areia do canal. Para se fazer uma ideia, um milhão de metros cúbicos chegaria para encher as praias Nova, Dragão Vermelho, Bento, CDS, Marcelino, Norte, e Santo António, de areia, desde o paredão até à ponta dos esporões e até à altura do paredão! Era costume esta areia ser depositada em frente às praias, e a ondulação encarregava-se de depositar uma parte junto ao paredão, fazendo lindas praias. Ora nos últimos anos isto cessou. Em particular as praias do eixo Oeiras Cascais foram todas carregadas artificialmente com a areia da barra, exactamente nos anos em que a Costa da Caparica mais areia perdeu. Esta questão merece mais estudo, mas não parece ser uma mera coincidência.

Assim, o que pode salvar a Costa da Caparica? Simplesmente a alimentação artificial de areia. A Comissão Técnica constatou ainda que as bases do paredão e dos esporões já estão reconstruídos na sua quase totalidade, pelo que não há razões técnicas para adiar a recarga de areia até ao fim da obra, planeado para Outubro de 2006. Acresce que em poucas semanas se conseguiria carregar as praias de areia a partir do mar, usando uma draga e um pipeline, com a técnica padrão da propulsão, já testadas no Algarve, em Santo Amaro de Oeiras e em Carcavelos. Assim seria possível salvar o surf, a época balnear e a própria Costa da Caparica.

Caparica, 04 de Julho de 2005,

A Comissão Técnica SOS


Vista aérea da frente de praias em 2005



.
A realidade do Verão de 2007

Depois de muitos atrasos e paragens as obras do Programa Polis na frente das praias "urbanas" parecem finalmente estar a avançar a bom ritmo, tendo data de conclusão prevista para o final de 2008. Esperamos que seja desta que a Praia do Sol (agora conhecida como Costa da Caparica) tenha a oportunidade de ser novamente conhecida pelas suas praias.

Para saber mais acerca dos planos do CostaPolis para a reabilitação da frente de praias urbanas visite a seguinte página

.
A cache

A cache encontra-se na praia e como tal terá que ter muito cuidado para não ser visto a retirá-la e recolocá-la - sugerimos por isso que faça a cache à noite ou mesmo ao fim do dia.
Por favor tenha o cuidado de deixar a cache bem presa e na posição exacta em que a encontrou.


O conteúdo inicial da cache é o logbook, stashnote, lápis e afia, um TB e uma geocoin, alguns animais, um dinossauro e um pin de FTF :)

.

O vasto areal da praia do CDS no Verão de 2007


.

[EN] Praia do Sol - The Sun Beach

This cache will take you the Surf Club Beach in Costa da Caparica (formally known as Praia do Sol - The Sun Beach). This beach is known for it's surf but unfortunately it lost all its sand due to bad management of the Tagus River sand banks over the last 40 years.
However this summer this was the 1st beach to be artificially fed with sand, an improvement done as one of the actions taken by a seaside rehabilitation program called CostaPolis. So now this is again a great beach and you can find not only surfers but also swimmers :)

The cache is hidden at the beach and as such you'll have to be very careful in order not to be seen retrieving and placing the cache - we suggest you do this cache either at night or at the end of the day. Please be careful and leave the cache well attached and in the same exact position as you found it.

The initial content is a logbook, a stashnote, a pencil and a pencil sharpener, a TB and a geocoin, some animals, a dinosaur and a FTF pin :)

Additional Hints (Decrypt)

Fragn-gr r ncerpvn n ivfgn cnen b zne r n nervn abf céf Fvg qbja naq rawbl gur ivrj gb gur bprna naq gur fnaq ba lbhe srrg

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)