Skip to content

PR1 (ACB) Vale de Ventos Event Cache

This cache has been archived.

Geocaching HQ Admin: Thank you for hosting this geocaching event! The date of the event has passed. We automatically archive events after 30 days (60 days for Mega- and Giga-Events). Attendees can still log archived events, log trackables, and share their experiences.

More
Hidden : Sunday, October 6, 2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

06 October 2019, 08:30 - 09:00

Este pequeno circuito desenvolve-se pela cumeada da serra dos Candeeiros, na envolvente da povoação de Vale de Ventos, onde domina a vegetação rasteira de altitude e a agricultura de sequeiro, para além do pinhal e alguns núcleos de matos desenvolvidos, o que permite a observação de um número significativo de espécies faunísticas (i.e. animais).

Nos anos 40, a serra dos Candeeiros foi submetida ao Regime Florestal, nos baldios do território da serra foram criados vários Perímetros Florestais, consequência da aplicação de uma política que procurou rentabilizar ao máximo os solos de Portugal e, simultaneamente, combater a erosão causada pelo seu uso intenso. As ações de arborização realizaram-se aqui, a partir dos anos sessenta, sendo utilizadas diferentes espécies de pinheiros. Durante este percurso poderá observar núcleos formados por pinheiros-de-alepo Pinus halepensis e pinheiros-insígne Pinus radiata que restam desse esforço de arborização. Associados a estes pinhais surge uma fauna variada onde se destaca a cobra-lisa-meridional Coronella girondica, a cobra-de-escada Elaphe scalaris, o pombo-torcaz Columba palumbus, o pisco-de-peito-ruivo Erithacus rubecula, o chapim-real Parus major, o chapim-carvoeiro Parus ater, a trepadeira-comum Certhia brachydactyla, o musaranho e o rato-do-campo.

No percurso ocorrem ainda, pontualmente, bosquetes de carvalho-português ou cerquinho Quercus faginea, onde poderão ser observados o cartaxo-comum Saxicola torquata, a toutinegra-de-barrete-preto Sylvia atricapilla, o pica-pau-verde Picus viridis, o gaio Garrulus glandarius, o verdilhão Carduelis chloris e a carriça Troglodytes troglodytes.

As manchas de matos são dominadas por uma comunidade composta de alecrim Rosmarinus officinalis, pimenteira, tojo Ulex spp. e carrasco Quercus coccifera, às quais está associada uma diversidade de fauna onde se destaca o sardão Lacerta lepida e a cobra-de-pernas-tridáctila Chalcides striatus, ou algumas aves como a laverca Alauda arvensis, a petinha-dos-campos Anthus campestris e a carriça-do-mato.

Evento

Após alguns minutos de convívio, vamos fazer o Pr1(opcional),como o Pr têm apenas 2,5Km's, fiz uma alteração para explorarmos um pouco mais a área envolvente ficando assim com 8 Km.

Additional Hints (No hints available.)