Skip to content

PEDUNCULADO EarthCache

This cache has been locked, but it is available for viewing.
Hidden : 4/14/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

PEDUNCULADO

O maciço granítico/sienítico da serra de Sintra é abundante em formas típicas de intemperismo diferencial em rochas ígneas plutónicas e exibe um variado portfolio que dá testemunho destes fenómenos, sendo observáveis caos de blocos, diaclasamento, disjunção esferoidal, arenização, depósitos de vertentes do tipo Talus e até um bloco pedunculado, com a sua peculiar forma, mais fina na base do que no topo, assemelhando-se a um cogumelo

A Earth Cache:

O pedúnculo é observável na Estrada da Serra ou estrada nacional N9-1 constituindo este exemplar, quiçá, o único existente no núcleo do PNSC.

No percurso irás deparar-te com imensos exemplares de erosão diferencial, nomeadamente caos de blocos, alguns empilhados em excedíveis e pitorescos matacões de granitoides. Se vieres no sentido Este – Oeste, chegado ao local, imediatamente após a curva da estrada, logo verificas, destacada, a peculiar geometria do pedúnculo.

Procura responder às questões abaixo via mail do meu perfil para validação do teu log e espero que aprecies a E.C., o peculiar fenómeno erosivo aí exposto e a paisagem envolvente:

P1: observando o entalhe formado na base do bloco peduncular e utilizando os pontos cardeais, qual te parece ter sido a face mais exposta aos agentes de intemperismo?  

P2: Qual a altura do pedúnculo?

P3: A base da coluna está erodida uniformemente?

P3: Na teoria Geológica o intemperismo assume três tipos, consoante os seus agentes: intemperismo físico, intemperismo químico (ambos aqui abordados) e intemperismo biológico.

Este último manifesta-se no restrito local do GZ? Justifica!

 

Como se formam?

Os blocos pedunculados formam-se pela atuação da erosão química e da erosão eólica:

Num primeiro momento a água é o agente responsável pelo intemperismo físico: ocorre o desbaste da rocha ao nível do solo, seja por efeitos da água da chuva que remove o solo que cobre a rocha, ou pela presença de águas subterrâneas que se acumulam, promovendo a erosão acelerada da base do rochedo por intemperismo químico (hidrólise, oxidação e alterações dos níveis de acidez).

Num segundo momento pelos efeitos da erosão eólica. A força do vento ou dito de outra forma, a sua energia cinética promove o desgaste da rocha exposta arrancando e arrastando pequenos detritos. Também promove o impacto de partículas arrastadas pelo vento contra a rocha o que intensifica ainda mais os efeitos do intemperismo. Como a quantidade de detritos arrastados é bastante mais concentrada junto do solo, o resultado é o desgaste diferencial (acelerado) da base do rochedo ou do seu troço inferior, o que culmina por dar origem a blocos penduculados.  

 

 

 

/p> Official EarthCache

Additional Hints (No hints available.)