Skip to content

CITO - Entre o Cávado e o Atlântico Cache In Trash Out Event

This cache has been archived.

FabiosaGeo: Com o próximo CITO aqui ao lado é a altura certa para fazer também CITO ao mapa.
Obrigado a todos os que vieram e participaram!

More
Hidden : Sunday, September 29, 2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

29 September 2019, 09:00 - 11:30

 

 
Restinga do Rio Cávado
 

                                                                      

 

Rio Cávado e a sua Restinga

 

O rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 metros, passa pelos concelhos de Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos, Esposende e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende, após um percurso de 135 km. 

 

A restinga é um espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico. Pode ser formada também nos estuários dos rios, como é o caso do Rio Cávado.

 

 

 

No estremo norte temos a foz do Cávado onde faz o derradeiro esforço para rasgar os sistemas dunares que caraterizam o litoral de Esposende e se entregar em definitivo ao mar.

Durante a passagem podem observar as duas faces da restinga de Ofir, uma delas voltada para o estuário do rio Cávado, onde existe vegetação como o Junco (Juncus spp) e a Arméria (Armeria spp), para além de uma rica avifauna, da qual se destaca a pêga-rabuda (Pica pica), o corvo-marinho, gaivotas e o pato-real (Anas platyrhynchos).
A outra voltada para os léndarios "Cavalos de Fão" (na altura Fanum), no Oceano Atlântico, que se espraia nas finas areias das praias e dunas de Ofir salpicadas por um mosaico de vegetação selvagem.

 

 


 

O Evento consistirá num CITO (Cache In Trash Out) a realizar na zona das coordenadas publicadas, ao longo do areal da Restinga e ao longo dos passadiços existentes na mesma. Terá início no local assinalado pelas 09:00 horas do dia 29 de Setembro de 2019. Terminará pelas 11:30 no mesmo ponto.

 

Numa primeira fase, que se prevê que dure 30 minutos, começaremos por recolher algum lixo existente na área envolvente ao ponto zero. Posteriormente, às 09:30h e assim que o lixo se encontre recolhido neste local, iremos continuar a recolha ao longo de uma agradável caminhada pelo areal até à ponta da Restinga. Os passadiços do lado esquerdo do rio serão usados para o regresso. O percurso previsto tem aproximadamente 2,3 quilómetros. Num local escolhido na altura será tirada a tradicional foto de grupo com os participantes.
Serão disponibilizados sacos e luvas de látex para a recolha do lixo. No entanto poderão trazer as próprias luvas.

 

A participação neste CITO dá direito a souvenir, assinalado pela época que se estende desde 1 de Setembro até 30 de Novembro de 2019. Mais informações aqui. No entanto, o maior souvenir é mesmo este: poder contribuir e dar "uma mãozinha" pela Natureza.

 O Grupo, no Miradouro da Restinga

O Grupo, no areal

 

Additional Hints (No hints available.)