Skip to content

Ferróbico Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá JFCGorda,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 2/18/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


FERRÓBICO

Quando a "malta da bola" fala do Clube Recreativo e Desportivo de Cabeça Gorda, concelho de Beja, três nomes são de imediato associados: "Ferróbico, Chaparro e Penafiel". Quando a agremiação jogava nas competições da FNAT, atual INATEL, sofria grandes cabazadas (goleadas), mas marcava um golo, e na aldeia havia sempre alguém que dizia: "ferrámos o bico (marcámos um golo)". Daí, ao clube ficar conhecido como o "Ferróbico" foi um ápice.

O campo de jogos tem o nome do agricultor e grande amigo do clube, José Agostinho de Matos, que, além das instalações para a sede, ofereceu o terreno para o campo de jogos, mas com uma condição: nunca arrancar o chaparro que existia no local. E, passados 40 anos da agremiação, lá está o chaparro altaneiro.

O triângulo é fechado pelo nome do F. C. Penafiel, então primodivisionário, treinado por António Oliveira, que, em 4 de janeiro de 1981, foi eliminado da Taça de Portugal pelo Cabeça Gorda, com António Dionísio como treinador.

Os 1600 habitantes da terra vivem o clube com muita paixão e o Ferróbico faz parte do seu dia-a-dia O clube disputa nesta temporada o distrital de Beja da 2.ª Divisão e já ganhou a Taça de Honra. O atual presidente, também jogador, Sérgio Jacinto, é filho do primeiro presidente, popularizado como o "Cascalheira", que liderou o clube durante 17 anos. Por seu turno, o treinador é filho do guarda-redes, Luís Prazeres, que eliminou o Penafiel.

Além do subsídio anual da autarquia, a ajuda da Junta de Freguesia local e ofertas de alguns sócios mais "abonados", os bailes na sede do clube e as rifas são o suporte económico. Ideia brilhante teve em 2008, o presidente de então, José Carlos Dias, que decidiu vender em pequenas bilhas de barro, o terródromo (a terra) do campo que ia receber o relvado sintético, construído pela Câmara de Beja. "Se o Real Madrid, o Benfica e o Sporting, vendem a relva, porque não havemos de vender a terra do campo José Agostinho de Matos". E se bem o pensou e disse, melhor o fez.


Fundação: 25/03/1976

Local de jogos: Campo de Jogos José Agostinho de Matos

Sócios: 500 Equipamento: Camisola e calção verdes e meias brancas

Palmarés: Campeão Distrital da 1ª Divisão da A.F.Beja (1979/80 e 1995/96), Campeão da 2ª Divisão da A.F.Beja (2009/10), Vencedor da Taça da A.F.Beja (2011/12) e Vencedor da Taça de Honra da 2ª Divisão da A.F.Beja (2011/12) Outras modalidades: BTT, cicloturismo, columbofilia e dança.

Não é só no futebol que o nome do Ferróbico é conhecido. Também nas duas rodas o clube é uma agremiação de referência, destacando a secção de BTT e cicloturismo. Em finais de maio, meio milhar de praticantes oriundos de todo o país rumam a Cabeça Gorda para um raid de BTT. Lá estão sempre Vítor Gamito, ex-ciclista profissional, e os irmãos Rosado, cantores do duo Anjos.

fonte: Jornal de Notícias



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)