Skip to content

EarthCache para iniciantes🌋Madeira com Aleksandra EarthCache

Hidden : 1/13/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O sítio da Rocha do Navio está localizado no Concelho de Santana, no litoral norte da Ilha da Madeira. Reza a história que o nome da localidade está associado a um naufrágio de uma pequena embarcação holandesa, ocorrido no século XIX. Por outro lado, o Ilhéu da Viúva assemelha-se à proa de um navio. Conta com uma área aproximada de 1700 hectares estendendo-se por 6259 metros da linha de costa. Os Ilhéus da Rocha do Navio (também conhecido por Ilhéu da Viúva) Existem duas formas de lá chegar: por uma vereda escarpada na rocha ou através de teleférico construído para ajudar os agricultores no acesso aos terrenos.
Fajã é um termo de origem obscura que designa um terreno plano, em geral cultivável, de pequena extensão, situado à beira-mar, formado de materiais desprendidos das arribas ou por deltas lávicos resultantes da penetração no mar de escoadas de lava provenientes da vertente. Fajã são áreas agrícolas planas criadas perto de paredes íngremes, principalmente à beira-mar. Eles sempre ficam em um substrato de lava. Fajãs are created from collapsing cliffs or lava flows and are identifiable along the coast as "flat" surfaces Tides and tidal currents are minor influencers of the coastal morphology, and therefore, sedimentation and deposits became permanent.

Tipos de fajãs
De acordo com as suas características, origem e localização, as fajãs podem ser classificadas em:

A. Fajãs costeiras – fajãs em contacto directo com o litoral.

1. Fajãs de delta lávico – fajãs criadas quando as escoadas de lava avançam sobre o mar, provocando o recuo da linha de costa. Estas fajãs, em geral muito resistentes à erosão do mar por serem constituídas por grandes massas rochosas compactas e sem fissuração apreciável, são em geral delimitadas por costas abruptas, angulosas, fortemente recortadas, com grandes calhaus no seu sopé. Os solos, quando não tenha havido recobrimento por materiais de projecção ou derrocadas posteriores, são em geral esqueléticos. À superfície destes deltas podem ocorrer pseudo-crateras ou cones litorais e a erosão da frente da escoada ou uma drenagem posterior conferem-lhe frequentemente um aspecto digitado. São frequentes os arcos rochosos costeiros e as grutas marinhas resultantes da infra-escavação pela erosão por acção do mar. Delta lávico é a designação dada em vulcanologia e geomorfologia aos acidentes geográficos morfologicamente similares ao delta de um rio que se formam quando um fluxo suficientemente grande de lava subaérea entre num corpo de água. A lava arrefece e solidifica quando encontra a água, com os fragmentos resultantes a preencher os fundos adjacentes de forma que a escoada continua a avançar para o interior da massa de água. O resultado é a criação de uma plataforma alargada e de carácter deltaico. Os deltas de lava estão geralmente associados a erupções de larga escala, do tipo efusivo, associadas ao vulcanismo basáltico .

2. Fajãs de talude (ou fajãs detríticas) – são fajãs criadas pela acumulação de materiais resultantes do desmoronamento das encostas sobranceiras. Estas fajãs tendem a ser mais aplanadas e, por serem constituídas por materiais soltos, facilmente sujeitos ao transporte pelas ondas, têm em geral costas de formas suaves e quase rectilíneas, com praias de calhau rolado de dimensão variável. Nas costas mais expostas à ondulação, em geral as viradas a norte, formam-se por vezes cordões de calhaus rolados que conduzem ao aparecimento de formações lagunares. Os solos destas fajãs são em geral muito férteis, embora as mais perigosas para habitação humana, dada a recorrência dos desmoronamentos. Os grandes terramotos tendem a formar novas fajãs deste tipo.

B. Fajãs de altitude e pequenas achadas – fajãs encaixadas em encostas longe do mar, em geral pequenos planaltos ou vales aplainados no sopé de montanhas ou de cones vulcânicos.

1. Fajãs de encosta – plataformas formadas em consequência de quebradas que deixam plataformas de ablação nas encostas. Em geral de pequena extensão, apresentam pouco interesse para uso humano, mas são importantes como biótopos para espécies que exigem boa exposição solar e boa drenagem.
2. Fajãs de sopé ou pequenas achadas – são plataformas aplanadas existentes no sopé de encostas ou entre cones vulcânicos. O termo achada resulta do seu interesse como locais privilegiados de cultivo, preferidos para fixação pelos colonizadores quando os achavam no desbravar das ilhas. deste tipo

Ainda há mudanças nas Fajãs. Fatores que causam as mudanças nas Fajãs podem ser movimentos tectônicos, erosões hídricas, erupções vulcânicas, intemperismo de rochas, encostas de encostas e movimentos mecânicos. Eles também podem surgir como resultado da atividade humana, chuva, agente químico, Tipos: rochas basálticas (compactas, porosas e drenadas) e rochas piroclásticas
As fajãs estão sujeitas às forças da natureza. Eles estão constantemente mudando. Novos também podem ser criados. Como resultado da atividade humana na aquisição de materiais rochosos. Na área do Cabo Girão, em 4 de março de 1930, a pedreira entrou em colapso. Dcorreu uma avalancha rochosa que se desprendeu de uma altura próxima dos 400 m e que pode ser ligada por cerca de 300 m mar dentro. O volume de material desproporcional provocou o impacto, e foi de tal ordem, que deu origem à formação de duas fajãs: fajã das Bebras e Fajã dos Asnos

Rochas piroclásticas

Rochas piroclásticas (rochas decadentes) - um tipo de rocha formada de material piroclástico, ejetado por vulcões em estado sólido (bombas vulcânicas, lapões, poeira vulcânica, cinzas vulcânicas e areias vulcânicas). Eles são um grupo de transição entre rochas: magma - efusivo e sedimentar - esmagador. Eles surgem como resultado da pulverização de lava líquida e solidificação no ar, bem como pela pulverização de rochas esmagadas como resultado da erupção. O material piroclástico jogado para a superfície da Terra como resultado da erupção do vulcão é cimentado com cinzas vulcânicas. Cor ferrugem indica um alto teor de ferro e uma alta temperatura no momento da erupção.

Bazalt
Rocha sólida de basalto - sólido alcalino (vulcânica) com uma estrutura de grão muito fino ou de baixa densidade, por vezes com um tamanho de grão distinto e cor preta, cinzenta ou verde. Pequenos cristais são frequentemente visíveis na massa rochosa de grãos finos. O basalto é uma rocha de coloração escura a muito escura, rica em ferro e magnésio. Comparada com outras rochas ígneas, o basalto tem um baixo conteúdo em sílica. Em geral contém fenocristais de olivina, augite e plagioclase. Os basaltos em geral têm uma textura porfírica. A densidade do basalto varia de 2700 a 3200 kg / m³. Tomando seu peso, ele sentiu seu peso. É muito difícil, difícil de desgastar. Resistente ao intemperismo. O basalto cobre cerca de 70 % da superfície terrestre, superando em área recoberta todas as demais rochas ígneas juntas. Esta rocha é particularmente abundante nos fundos oceânicos já que forma a camada superior da crusta oceânica. Ao atingir a superfície durante uma erupção vulcânica, o basalto atinge temperaturas entre 1100 e 1250 °C. Em forma de lava, o basalto flui relativamente fácil podendo formar vulcões em escudo, os quais são essencialmente compostos desta rocha. A fluidez do basalto deve-se ao seu baixo conteúdo de sílica, que permite que escoadas de basalto avancem mais de 20 km. Quando o basalto ocorre em forma de lava, pode tomar a forma de lava em almofada, lava Aa, lava pahoehoe e formar tubos de lava. Nas rochas de basalto podem ser vistas depressões, causadas pelo escape de gases contidos no magma que os criou.


Perguntas:

1 / Descreva em poucas palavras. O que é Fajãs?
2 / Olhe em volta. Consegues classificar o tipo Fajãs - Os Ilhéus da Rocha do Navio com a minha descrição?
3 / Há algumas pedras cor de ferrugem na praia. Investigue sua estrutura. Você acha que estamos lidando com basalto ou rocha piroclástica? De onde ela pode vir?

Questions:
1 / Describe in a few words. What is Fajãs?
2 / Look around. Can you classify the type Fajãs - The Islanders of the Ship Rock with my description?
3 / There are some rust-colored stones on the beach. Investigate its structure. Do you think we are dealing with basalt or pyroclastic rock? Where can she come from?
Korzystano z: Foram utilizados Wikipedia. Internet.

Additional Hints (Decrypt)

[If you enjoy the location .. we appreciate the Favorite Point!]

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)