Skip to content

Portugal de Lés a Lés XVIII (Vieira do Minho) Wherigo Cache

Hidden : 10/8/2018
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A fronteira Portugal-Espanha, conhecida pelo epíteto de A Raia (em espanhol: La Raya; em galego: A Raia), é a linha que divide os territórios de Portugal e Espanha. É a fronteira mais antiga da Europa, com alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão.
A história da raia está associada à história da Reconquista na parte ocidental da Península Ibérica. Os acontecimentos determinantes são o Tratado de Zamora, em 1143, que assinala o nascimento de Portugal como reino independente e o Tratado de Alcanizes, em 1297, que estabelece no essencial as fronteiras de Portugal.
As últimas alterações prenderam-se com a questão de Olivença, na sequência da Guerra das Laranjas (1801) – alteração contestada por Portugal –, com a extinção do Couto Misto, dos povos promíscuos na raia seca, das contendas de Arronches e de Ouguela (Tratado de Limites de 1864) e com a resolução da questão da Contenda de Moura (Convénio de Limites de 1926).

Vieira do Minho é uma vila portuguesa localizada no Distrito de Braga.
A antiguidade da ocupação humana das terras que hoje integram o concelho de Vieira do Minho pode ser atestada pelos inúmeros testemunhos arqueológicos que podem ser vistos no concelho, com particular destaque para a área da Serra da cabreira, território ocupado desde a pré-história e as localidades de Salamonde e Ruivães, onde a presença militar de diferentes povos, com destaque para os romanos, atestam o valor estratégico desta área no controle das principais vias de penetração na província. As mamoas, menires, gravuras rupestres , fojos medievais, necrópoles neolíticas, povoações romanas, castros, além de vários utensílios de barro, ferro e outros metais, são exemplos do filão arqueológico da região.
Da época romana, ainda existem vestígios de alguns troços da via XVII do itinerário Antonino que ligava Braga, Chaves a Astorga, e vestígios de antigos povoados dessa época, é exemplo disso o povoado de S. Cristovão - Ruivães.


O objectivo desta Wherigo da série "Lés a Lés" é obviamente levar os geocachers aos locais. Na concretização da Wherigo, ao responder a uma questão, o cartucho indica a próxima zona a visitar. Quando se aproximar desta zona é mostrada uma nova pergunta, relacionado com o local onde se encontra. A resposta é obtida no local (por exemplo uma data ou uma inscrição num monumento ou qualquer outro pormenor).
O cartucho só avança para o local seguinte quando a pergunta for respondida correctamente. Algumas respostas são de "escolha múltipla", outras de "texto livre".
No final da última resposta é desbloqueada a localização final e mostrada uma "dica" ou "spoiler".

Poderão encontrar o cartucho para download aqui.
A distância entre o ponto inicial e final é superior a 100km.

A cache encontra-se num local muito movimentado. Sejam cuidadosos na sua abordagem e manuseamento. Não possui material de escrita nem tem espaço para trocas.

Additional Hints (No hints available.)