Skip to content

2 - Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures Mystery Cache

Hidden : 7/25/2018
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!


Esta é uma zona onde por vezes se encontram muggles e dos da pior espécie, os curiosos. Por isso, tenham muita atenção na altura de cachar!

 


 

Esta cache está integrada num projeto, que pretende dar a conhecer cada uma das freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão, colocando ou repondo caches em locais de assinalado interesse para cada uma dessas freguesias.
É a entrada ou o regresso destes locais ao fantástico mundo do geocaching...

 


Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures (oficialmente, União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures) é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 8,81 km² de área e 3 616 habitantes (2011). Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Santa Maria de Arnoso, Santa Eulália de Arnoso e Sezures.


Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso
[União das freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures]

Conhecemos este local algum tempo depois de termos começado a nossa atividade no mundo do GeoCaching (foi a nossa cache #1752) e já na altura nos tinha encantado, não apenas pela beleza do mosteiro, como pela área que o envolve, assim como a praia fluvial do rio Guisande, que passa mesmo ali ao pé e que serviu para um dos melhores eventos em que já participámos, o Mega Pic-Nic FamaTeam.

Foi numa passagem pela zona, que nos apercebemos do arquivamento da cache que aqui se encontrava. Como consideramos que o Geocaching ficaria mais pobre se este local ficasse fora do mapa dos smiles, não foi preciso muito tempo para decidirmos que tínhamos de deixar aqui uma cache e que a mesma seria incluída no nosso projeto [O Regresso]. Esperemos que a segunda vida desta caixinha seja longa e que a mesma se mantenha por ali durante muito tempo.


Sobre o Mosteiro

Dotado de recursos cinegéticos essenciais à sobrevivência e fixação de comunidades humanas, que o procuraram desde os tempos mais remotos, o território correspondente, na actualidade, ao concelho de Vila Nova de Famalicão encerra variados testemunhos arqueológicos de um passado longínquo, ao mesmo tempo que diversificado e único. Uma particularidade que não se desvaneceria dos seus horizontes históricos, antes fortalecendo-se à medida que se aproximavam os tempos medievos, fundando-se, em 642 (ou em 674, na opinião de outros autores), e por iniciativa de S. Frutuoso, Bispo de Dume e de Braga durante a época visigótica, um convento em Santa Eulália de Arnoso, parcialmente destruído pelos mouros, em 1067 e reconstruído por iniciativa de D. Garcia I (1042-1090), Rei da Galiza, ainda que seja de 1156 a data inscrita no tímpano do portal Sul. Entretanto, o mosteiro foi agremiado em 1495 ao convento beneditino de Pombeiro, por ordem de D. Jorge da Costa, arcebispo de Braga entre 1486 e 1501 (Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso, 1958, p. 8), antes de os frades Jerónimos de Belém tomarem dele posse já em seiscentos .

Mas apesar de ser geralmente atribuída à iniciativa de S. Frutuoso, a construção do templo remontará, ao que indicam alguns estudos, ao século XII, filiando-se, por conseguinte, no movimento estilístico românico. Erguida de forma destacada num pequeno adro delimitado por muros graníticos e envolvendo sepulturas medievais talhadas no mesmo material, a igreja, de planta longitudinal formada por nave com arcos cegos adossados ás paredes laterais e capela-mor de dois tramos e coberta por abóbada cilíndrica, exibe fachada principal com portal de tímpano vazado em cruz com arquivoltas de arco redondo e capitéis. Elementos arquitectónicos estes que foram profusamente decorados com elementos geométricos, entrelaçados e zoomórficos (com predomínio de quadrúpedes e aves), os mesmos que reencontramos nos portais laterais, especialmente no virado a Sul, onde, a par de lisos, surgem modilhões com motivos antropomórficos, assim como zoomórficos e geométricos, de igual modo presentes nos capitéis que sustentam a falsa arcaria do interior do templo. E é deste mesmo interior que se destaca a presença de pinturas a fresco quinhentistas com episódios da vida de N. Senhora localizadas nos flancos do arco triunfal ("Santa Eulália de Arnoso", 1976, p. 494).

in: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/


Como descobrir o tesourinho escondido?

Tal como seria de esperar, o container não se encontra nas coordenadas dadas. Para descobrirem este tesourinho escondido devem resolver primeiro o enigma apresentado, de forma a conseguirem obter as coordenadas finais.


Atenção! Embora o local normalmente não seja muito frequentado, tenham especial cuidado com os muggles. Lembrem-se que a longevidade das caches depende sempre da vossa forma de cachar! Pensem nos owners e nos restantes geocachers e não arrisquem expor a cache só para terem mais um smile no mapa.

Boa cachada!

 

VillEcoueR

 

PS: levem material de escrita porque não existe no container.


Additional Hints (No hints available.)