Skip to content

A Terra não é plana Event Cache

This cache has been archived.

Geocaching HQ Admin: Thank you for hosting this geocaching event! The date of the event has passed. We automatically archive events after 30 days (60 days for Mega- and Giga-Events). Attendees can still log archived events, log trackables, and share their experiences.

More
Hidden : Friday, July 27, 2018
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Terra não é plana

Para aqueles que duvidam que ela é redonda, felizmente muito poucos e num número quase residual e certamente nenhum geocacher, aqui está uma boa altura para observar um exemplo que contradiz a fantasiosa teoria que a Terra é plana.

A hora está em Universal Time (UT). Para saber a nossa hora basta somar uma hora

A Lua Cheia da noite de 27 Julho mostra o mais longo eclipse total lunar do séc. XXI. O eclipse dura 1 hora 42 minutos e 57 segundos. Em contraste o mais curto eclipse total lunar século, que ocorreu em 4 de Abril de 2015, e que só durou 4 minutos e 48 segundos. O outro eclipse total lunar de 2018, ocorreu em 31 de Janeiro, durou na sua totalidade 1 hora e 16 minutos.
E sobre o eclipse mais longo. Um eclipse parcial precede, e sucede, a fase total do eclipse, cada um a durar 1 hora e 6 minutos. Assim, do início ao fim, a Lua demora perto de 4 horas (3 horas e 55 minutos) a atravessar a sombra escura da Terra. É mesmo um longo eclipse.

O evento não dura, obviamente, o eclipse todo, sendo a parte mais interessante, e espectacular, aquela onde a Lua está totalmente na umbra. O ponto mais central ocorrerá às 21:21. Assim o evento terá, oficialmente a duração de 1 hora e 40 minutos. Será entre as 20:20 e as 22:00 embora estarei lá seguramente mais cedo.

E como a Lua se encontra no seu Perigeu orbital, o ponto orbital mais próximo da Terra, e devido a que a radiação solar é filtrada pela atmosfera terrestre a Lua aparecerá mais vermelha. Daí chamar-se nestas condições Lua de sangue.

Aqui é possível ver uma simulação da trajectória da Lua vista do ponto zero.

Tipos de eclipse lunares


Um eclipse da Lua (ou eclipse lunar) só pode ocorrer durante a Lua Cheia e só se a Lua atravessar alguma parte da sombra da Terra. Esta sombra é composta por duas componentes cónicas, uma dentro da outra. A mais exterior, ou sombra penumbral (a penumbra) é a zona onde a Terra bloqueia parte, mas não a totalidade dos raios solares que chegam à Lua. Em comparação, a interior ou sombra umbral (a umbra) é a zona onde a Terra bloqueia toda a luz solar impedindo-a de chegar à Lua.

Eclipse penumbral da Lua


A Lua atravessa a sombra penumbral da Terra
Estes eventos só são quase de interesse académico porque são de difícil observação

Eclipse parcial da Lua


Uma parte da Lua atravessa a sombra umbral da Terra
Estes acontecimentos são fáceis de observar mesmo sem a olho nu

Eclipse total da Lua


A Lua inteira atravessa a sombra umbral da Terra
Estes acontecimentos são espectaculares devido à cor vermelha da Lua na fase total

E perguntam vocês “Se a Lua completa uma órbita à volta da Terra a cada 29,5 dias e os eclipses lunares só ocorrem na Lua Cheia, porque é que não há um eclipse todos os meses na altura da Lua Cheia? Ainda bem que perguntam. A órbita da Lua à volta da Terra está inclinada aproximadamente 5 graus em relação à órbita da Terra à volta do Sol. Isto diz-nos que a Lua está a maior parte do tempo ou acima ou abaixo da órbita da Terra à volta do Sol. E a órbita da Terra à volta do Sol é importante pois a sombra da Terra está exactamente nesse plano. Durante a Lua Cheia, o nosso satélite natural, passa ou acima ou abaixo das sombras da Terra e falha-as completamente. Nenhum eclipse ocorre. Mas duas a quatro vezes por ano, a Lua atravessa alguma parte da umbra ou penumbra da Terra originando um dos três tipos de eclipse mencionados acima.

Quando um eclipse lunar ocorre, é visível a todos os que estão na parte nocturna da Terra. Aproximadamente 35 % de todos os eclipses são to tipo penumbral e são muito difíceis de detectar mesmo com um telescópio. Outros 30 % são eclipses parciais e são fáceis de ver a olho nu. Os restantes 35 % são eclipses totais e são acontecimentos extraordinários para se observar.

Qual é a diferença entre um eclipse lunar e um eclipse solar? Um eclipse solar é um eclipse do Sol. Só acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol. Só é possível quando a Lua está na fase Lua Nova.

O evento decorrerá entre as 20:20 e as 22:00, no Monte da Franqueira na zona das coordenadas publicadas.

É na zona porque o ponto de observação da Lua depende, obviamente das condições do local.

Não estão previstas visitas organizadas às caches vizinhas.

Additional Hints (No hints available.)