Skip to content

Bem-vindos ao Vimeiro Mystery Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Coruja.,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 7/8/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Bem-vindos ao Vimeiro

A freguesia do Vimeiro desenvolve-se em torno de duas bacias, a margem direita do rio Alcabrichel e a ribeira de Toledo, afluente do primeiro.

O Vimeiro deve o seu nome às plantas da família das Salicáceas (vimes).

Do tempo da Mesolítico Inicial, ressalva a Jazida do Concheiro de Toledo, perto da ribeira de Toledo, afluente da margem direita do rio Alcabrichel e que dista 4 Km da costa actual. Este depósito/lixeira com restos de bivalves e moluscos de espécies litorais e estuarinas demonstra a exploração deste nicho pelos caçadores-recolectores.

Os mais antigos documentos históricos que aludem ao Vimeiro reportam a uma carta de foral, datada do séc. XII.

Em 1527, ainda parte integrante da Lourinhã e seu termo, há referência de 32 vizinhos (famílias) nos lugares do Vimeiro, Toledo e Casal de Tristão Esteves.

O aumento de população e a distância à igreja matriz de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã levou ao aparecimento a partir de meados do século XVI da Paróquia de S. Miguel do Vimeiro. Os casais de S. Miguel, da Falda e da Gaga e as povoações de Toledo e Vimeiro constituíam a freguesia.

É parte integrante a localidade de Toledo, cujo nome é único no país e atribuído às aias Espanholas que acompanhavam a comitiva de D. Inês de Castro.

Em 1610 já havia 40 fogos representando um aumento de 25% da população e em 1736 a freguesia contava com 56 fogos, cerca de 252 habitantes.

Diz a tradição que esta terra cedo se tornou famosa, com visitas e hospedagem da Rainha Santa Isabel que vinha usufruir das águas termais, para seu bem-estar e saúde.

É na freguesia do Vimeiro que se dá o acontecimento histórico mais importante do concelho da Lourinhã e um dos mais significativos em Portugal e na Europa – A Batalha do Vimeiro. No dia 21 de Agosto de 1808, as forças anglo-lusas comandadas por Wellesley, futuro Conde do Vimeiro, derrotaram as tropas napoleónicas, comandadas pelo General Junot, pondo fim à Primeira Invasão francesa na denominada Guerra Peninsular.

Nas grandiosas comemorações do Primeiro Centenário da Batalha do Vimeiro, foi erigido um obelisco evocativo, sobre o patrocínio do último Rei de Portugal, El Rei D. Manuel II, que à data presidiu às comemorações e à inauguração do mesmo na sua primeira visita oficial.

O obelisco comemorativo foi classificado Imóvel de Interesse Público em 1982.

Nas comemorações do Bicentenário, foi inaugurado o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, dotado de dois espaços expositivos, biblioteca e anfiteatro multiusos. Nos terrenos contíguos são executadas reconstituições históricas da Batalha.

A toponímia local está repleta de influências da Batalha, bem como os nomes atribuídos aos prédios rústicos nas mais antigas matrizes cadastrais.


A geocache não se encontra nas coordenadas publicadas. O recipiente apenas contém o logbook, pelo que devem levar material de escrita.


DW1C1ZG00Y1PBYH


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)