Skip to content

Perseguição Planetária – Urano Event Cache

This cache has been archived.

JocaBella: Tudo tem um fim.

More
Hidden : Sunday, April 1, 2018
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Planeta Urano

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior do Sistema Solar e foi o primeiro a ser encontrado por meio de um telescópio, pelo astrônomo William Herschel em 1781. Demora 84 anos terrestres para completar uma rotação ao sol. Urano é o nome do deus grego do céu.

Assim como Vênus, Urano gira de leste a oeste. Observações mais detalhadas do planeta foram realizadas pela sonda Voyager, em 1986 e pelo telescópio Hubble. Juntamente com Netuno, é um dos dois gigantes de gelo do céu. É formado, principalmente, por hidrogénio e hélio, sendo classificado também como planeta gasoso.

 

Características

A velocidade da órbita de Urano é de 27,4 mil quilômetros por hora e a massa é 14,5 vezes maior que a da Terra. A atmosfera de Urano é constituída, principalmente, de hidrogênio, hélio e metano. A temperatura na superfície chega a 216ºC negativos. A cor azulada resulta da absorção de luz vermelha do metano nas camadas superiores da atmosfera.

Planeta UranoA cor azul de Urano é resultado da absorção da luz vermelha do metano

Curiosidades

O planeta Urano exibe 13 anéis. As observações mais evidentes dos anéis de Urano ocorreram em 1977, por equipes do Airborne Observatory Kuiper e do Observatório de Perth, da Austrália. Na ocasião, foram descobertos cinco anéis, denominados Alpha, Beta, Gamma, Delta e Epsilon, considerando a ordem crescente de distância do planeta pelos pesquisadores do Airborne Observatory.

Já a equipe de Perth identificou seis mergulhos distintos na luz das estrelas, que eles chamaram anéis de 1 a 6. Após as observações da Voyager 2, em 1986, foram descobertos mais dois anéis.

Os anéis estão localizados na parte interna das órbitas dos satélites, têm muitas divisões, são opacos e estreitos. A composição dos conjuntos de anéis de Urano não é conhecida, mas assim como os de Saturno, seriam formados por gelo e partículas escuras que não refletem luz. A formação teria ocorrido por choques de satélites, mas não há dados conclusos.

As Luas de Urano

O planeta possui 27 luas conhecidas que são nomeadas com personagens das obras de William Shakespeare ou Alexander Pope. As primeiras quatro luas, Titania, Oberon, Ariel e Umbriel foram descobertas entre 1787-1851. A mais complexa de todas, Miranda, foi descoberta em 1948.

O evento vai decorrer nas coordenadas publicadas das 18h as 18h30m

 

 

Additional Hints (No hints available.)