Skip to content

Duna Embrionária EarthCache

This cache has been archived.
Hidden : 1/19/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Duna Embrionária


Para registrar esta cache, necessita responder a estas preguntas por e-mail. Todas fotos publicadas que denunciem as respostas serão apagadas sem aviso prévio.
Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Explique por palavras suas o que é uma Duna Embrionária?
2- Qual o sentido do desenvolvimento da Duna, qual a direção predominante do vento?
3- Que tipo de sedimentos pode observar no GZ?
4- De que cor é a areia?
5- Foi tomada alguma medida para contenção da Duna, se sim diga-me qual?
6- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines



Sistemas Dunares


As dunas são sistemas temporários que fazem a transição entre o ambiente marinho e o meio terrestre. Caracterizam-se fundamentalmente pela grande mobilidade do substrato, pela existência de um gradiente de salinidade e por diferenças muito marcadas entre a zona frontal, delimitada pelo topo da duna, e as regiões por esta protegidas.
Basicamente, podemos definir o ambiente frontal como húmido salino, em que o risco de enterramento e arrastamento é elevado, enquanto que as zonas situadas para o interior das dunas frontais constituem ambientes basicamente secos e de temperaturas elevadas.
Como ambiente transitório que é, a sua integridade e evolução depende fundamentalmente do transporte de areia pelo vento e pelo mar. Em situações de grande abundância de areia, o sistema aumenta de tamanho, quer na vertical quer horizontalmente, enquanto que situações de carência implicam, quase sempre, a sua degradação. Observa-se então a génese de microformas a que as associações vegetais não são estranhas.

Zonação dunar (duna embrionária)


Fazendo a transição da praia para as dunas, localizam-se as dunas embrionárias, resultantes de uma maior acumulação de areia e lavagem destas pelas águas da chuva.
Nesta zona, instala-se a gramínea feno-das-areias (Elymus farctus), responsável pela fixação de quantidades de areia cada vez maiores. Ocorrem igualmente neste agrupamento a morganheira-da-praia (Euphorbia paralias) e o cardo-rolador (Eryngium maritimum), o qual acaba muitas vezes por se tornar dominante em zonas antropizadas, devido à sua resistência à presença do Homem. Podem surgir também o narciso-das-areias (Pancratium maritimum) e a couve-marinha (Calystegia soldanella). O estabelecimento destas espécies (principalmente do feno-das-areias, muito adaptado à instabilidade e ao soterramento), permite que haja uma estabilização das areias suficiente para que, atrás dela, se possam formar as dunas primárias.
Dunas móveis embrionárias, considerado de interesse de conservação pela Directiva Habitats nº 92/43/CEE. Encontra-se especialmente ameaçado pelos fenómenos erosivos que se verificam um pouco por toda a orla costeira, bem como pela pressão balnear, uma vez que coincide com a zona de instalação dos chapéus-de-sol. Pela sua importância na preparação das condições para a formação das dunas primárias (principais responsáveis pela retenção de areia), a sua preservação toma especial relevância. A criação de áreas de protecção nos locais mais pressionados pode garantir a germinação e desenvolvimento destas espécies.



Fonte: https://pt.wikipedia.org


Additional Hints (No hints available.)