Skip to content

Santa Luzia (V2) Traditional Geocache

Hidden : 12/31/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

História de Santa Luzia

 

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos por que passaria, como Santa Águeda.

Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.

Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu acto extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

Numo outra versão:

Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.

Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.

Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro (ou 2º Domingo) e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de Maio.

 

 

Sobre Feitosa:
 

A capela de Sta. Luzia e encontra-se na Freguesia da Feitosa, concelho de Ponte de Lima e esta localiza-se a poucas centenas de metros da margem esquerda do rio Lima. A interpor-se entre o rio e a Freguesia de Feitosa está a Freguesia de Ponte de Lima. A Freguesia de Feitosa tem, por isso, os seus limites, na parte Norte, estabelecidos com a vila mais antiga do país. Aliás, actualmente, a parte urbana da Freguesa de Feitosa confunde-se com a urbanidade da vila limiana. A sul, é com a Freguesia de Rebordões - Santa Maria que se estabelecem as demarcações. A nascente estão as freguesias de Arca e de Fornelos. A Poente, é o rio Trovela e a Freguesia da Correlhã a definirem fronteiras.

A Freguesia de Feítosa que, segundo os censos de 2011 tinha 1.363 habitantes, ocupa uma área de aproximadamente 307 ha, que se distribui por uma parte urbana, confundida que como já se referiu com a vila de Ponte de Lima, e por outra parte rural com aquelas características próprias das terra alto-minhotas.

Feitosa figura em documentação dos séculos XII e XIII sob diferentes denominações, tais como Paratela” “Feitosa”, “Domezi”, “Domenci”.

 

Agradradecimento especial ao matrix


A cache:

O recipiente é de tamanho micro, não permitindo trocas de objetos.

Contem apenas logbook. Levem material de escrita.

Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta e bem fechada. Sejam discretos, tendo atenção aos  muggles, para prolongar a sua longevidade.

Tirem e publiquem fotos... Muitas fotos, porque o local tem vistas bonitas. E, principalmente, divirtam-se!


Façam CITO, se necessário. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!

 

Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!

Antes de avançar para o resgate do container, verifique sempre se tem condições de segurança para o fazer, tendo em conta também as condições atmosféricas.

Obrigado pela vossa visita!

e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com

 

Additional Hints (Decrypt)

Ab nygb qn "nohaqâapvn"

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)