Skip to content

Ursos's Traditional Geocache

Hidden : 8/25/2017
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Mais um Algar localizado na zona de Alcobaça. Pouca informação disponível acerca do mesmo, sem topografia e com poucas referências escritas de exploração. O Algar revela inúmeros motivos de interesse: muitos espeleotemas; depósitos de areias e vestígios osteológicos (as célebres ossadas de urso, que dão o nome ao algar).

A descida do poço deixa-nos no centro de uma sala, de grandes dimensões, sobre um depósito de blocos com uma inclinação muito elevada. A sala tem duas continuações possíveis. A da direita é a que apresenta mais potencial espeleológico, isto é, apresenta algumas hipóteses de continuação ainda mal exploradas. É nesta secção que surge o tubo/palhinha e uma secção com lagos que termina num túnel inundado a merecer uma avaliação cuidada. A galeria da esquerda apresenta, desde o seu inicio, um elevado número de estalactites, estalagmites, colunas e outros espeleotemas. A progressão faz-se por um balcão lateral plano, que evita a descida ao ponto mais baixo onde existe um poço aparentemente sem continuidade. É na continuação desta sala que se observam os depósitos de areia. Estes depósitos estão cobertos por manto calcítico que em alguns locais, julgo até que por acção humana, começam a deixar "fugir" as areias que ficaram encapsuladas no manto. A sala dos ossos retoma a altura que se observa na sala do balcão e apresenta também uma elevada quantidade de espeleotemas. Nesta sala são de destacar os vestígios osteológicos, já envolvidos por calcite e uma coluna de calcite alva que apresenta uma superfície cheia de micro gours de grande beleza.

Esta gruta contém valores patrimoniais únicos. As bolsas de areias, a integridade e diversidade dos espeleotemas observáveis e finalmente a existência de pontas soltas tornam urgentes algumas medidas de conservação.  A sinalização dos vestígios osteológicos pode evitar o seu pisoteio e a delimitação de um percurso na zona das areias pode impedir a sua crescente destruição.

Fonte: http://vivernocampo.blogspot.pt/2012/05/algar-dos-ursos-2.html

A cache encontra-se fora do algar ainda a céu aberto, de fácil acesso, mas tenham cuidado na aproximação ao GZ

Additional Hints (No hints available.)