#01 PT Grená - Pico do Ferro Traditional Geocache

Bitaro: Caro Team_CooperD,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Hidden : 1/30/2017

#1 PT Grená - Pico do Ferro

• Esta rota circular, com 6,2 km, desenvolve-se ao longo de pastagens naturalizadas e reconvertidas em zonas de floresta, passando pela lagoa e zona das caldeiras, onde é feito o tradicional Cozido das Furnas.

• O percurso tem início no miradouro do Pico do Ferro, com vista sobre a lagoa e o vale das Furnas. Desça pela estrada a norte e vire à esquerda transpondo um portão que dá acesso a um caminho de terra batida. Ao fim de 600 metros vire à direita por uma ponte ladeada de Criptomérias (Criptomeria japonica) que dá acesso à “Floresta Encantada” um mosaico florestal que concilia a produção arbórea com a conservação da natureza. Neste local existe um atalho que liga o percurso diretamente à Grená.

• Siga a sinalética ao longo de uma área de antigas pastagens agrícolas, onde estão a ser desenvolvidos vários projetos de investigação, de proteção, recuperação ecológica e paisagística da bacia hidrográfica da lagoa das Furnas. Nesta fase é possível observar uma enorme diversificação da flora endémica e nativa dos Açores, como o Folhado (Viburnum treleasei), o Louro (Laurus azorica), a Urze (Erica azorica), a Queiró (Calluna vulgaris), assim como alguma da avifauna natural do arquipélago, como o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), o Tentilhão (Fingilla coelebs moreletti) e a Estrelinha (Regulus regulus azoricus).

• Antes da descida para a lagoa, ao longo da cordilheira, existem vários pontos com amplas vistas sobre a Lagoa das Furnas, onde pode aproveitar para descansar. A descida da cumeeira desenvolve-se por uma mata de Criptoméria, onde se podem encontrar algumas espécies exóticas como o Incenso (Pittosporum undulatum), a Conteira (Hedychium gardneranum) e o Feto-arbóreo (Cyathea cooperi).
  • Antes da lagoa, encontram-se as ruínas da propriedade da Grená, uma antiga casa senhorial, atualmente na posse do Governo Regional dos Açores. No fim da descida existe uma escultura em madeira de um caminhante, onde deverá virar à esquerda em direção às caldeiras da lagoa das Furnas. Neste local existe uma ligação, à direita, com o PRC 06 SMI – Lagoa das Furnas.

• Prossiga até à zona das caldeiras, local onde é cozinhado o tradicional Cozido à Portuguesa com recurso ao calor interno do vulcão das Furnas. Continue o percurso, passando uma área de piqueniques e vire à esquerda, em direção o Pico do Ferro.
  • Na subida existe um troço que passa dentro de uma linha de água onde o piso pode estar escorregadio, pelo que se recomenda especial atenção. No final aproveite para descansar e apreciar a vista do local onde começou a caminhada.

Sobre a cache:

☀ Favor faça com que a cache dureyes

Deixar tudo como encontrou mail

☀ Não se esqueça de recolher números nas tampas ( Irá precisar mais tarde )