Skip to content

Açores, Terra de Cascatas EarthCache

Hidden : 11/17/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

[PT] Esta cache pretende dar a conhecer um conjunto de cascatas no Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões na ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores, Portugal). Neste local encontramos formações geomorfológicas percorridas por um curso de água que originam quedas de água deslumbrantes.


[EN] This cache seeks to show a set of waterfalls in the Ribeira dos Caldeirões Natural Park on the island of S. Miguel (Azores Archipelago, Portugal). In this place you can find geomorphological formations cut across by a water course that generate amazing waterfalls.

------------------------------------------------------------------------------------------

[PT]

Existem vários critérios para classificar as quedas de água, mas nem todos são consensuais. De acordo com a nomenclatura mais comum, as quedas de água podem ter a designação de cascatas (ou cachoeiras), saltos ou cataratas.

Quando o desnível da queda de água é muito acentuado e de grande caudal designa-se de catarata. Costuma ter a forma de uma cortina e na parte baixa costuma formar-se uma piscina. Quando a queda de água tem a forma de esguicho e cai ininterruptamente de grande altura designa-se de salto. A cascatas surgem frequentemente no troço superior dos rios e têm normalmente origem em acidentes tectónicos ou em diferenças litológicas (Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, 2016), obrigando a água a deslizar sobre uma série de declives acidentados.

Em termos de cascatas “a erosão atua especialmente no bordo e na base da queda de água. Na parte superior da cascata a ação erosiva da corrente provoca, normalmente, o retrocesso do seu bordo, atenuando simultaneamente o desnível. Como consequência deste processo a cascata tende a desaparecer transformando-se numa zona de rápidos. Na parte inferior da cascata a ação erosiva, exercida pela pressão da água que cai, escava depressões que originam lagos, normalmente profundos, na base da queda de água” (Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, 2016).

As quedas de água “têm alturas muito variadas - sendo a de Ángel, na Venezuela, a mais alta, com 980 metros de altura - e fluxos de água muito diferentes - sendo a de Boyoma (ou Stanley), na República Democrática do Congo, a maior” (Infopédia, 2016).

Queda de água

De norte a sul de Portugal, bem como nas ilhas, encontramos inúmeras quedas de água.

Plantado na imensidão do azul do oceano Atlântico, o Arquipélago dos Açores constituído por nove ilhas vulcânicas (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo) maravilha-nos com uma beleza única, onde se incluem maravilhosas cascatas e lagoas esculpidas por vulcões. Destacamos:

  • Cascata da Caldeira Velha (Ilha de S. Miguel)
  • Cascata da Fajã de Santo Cristo (Ilha de S. Jorge)
  • Cascata da Ribeira dos Rosais (Ilha de S. Miguel)
  • Cascata da Ribeira Grande (Ilha das Flores)
  • Cascata da Ribeira Quente (Ilha de S. Miguel)
  • Cascata do Poço do Bacalhau (Ilha das Flores)
  • Cascata Do Porto Formoso (Ilha de S. Miguel)
  • Cascatas da Ribeira Funda (Ilha de S. Miguel)
  • Cascatas das Lombadas (Ilha de S. Miguel)
  • Salto do Cabrito (Ilha de S. Miguel)
  • Salto do Prego (Ilha de S. Miguel)
  • … e as Cascatas do Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões (Ilha de S. Miguel)!

A ilha de São Miguel tem cerca de 746 km2 e “sob o ponto de vista geomorfológico apresenta oito unidades: (1) Maciço das Sete Cidades; (2) Região dos Picos; (3) Maciço de Água de Pau; (4) Planalto da Achada das Furnas; (5) Maciço das Furnas; (6) o Vulcão da Povoação (7) a Região da Tronqueira; (8) a Plataforma Litoral Norte" (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016).

Queda de água

Fonte: Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016 (http://tinyurl.com/hakgcdf)

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões situa-se na Região da Tronqueira (7), mais concretamente na freguesia da Achada, concelho do Nordeste, e é um autêntico hino à natureza. Neste local esculpido nas encostas da Serra da Tronqueira somos presenteados com uma flora única e extremamente diversificada e com a beleza das quedas de água.

A cascata “Véu da Noiva” dá as boas-vindas, rasgando o verde da encosta e caindo sobre uma ponte de granito. As águas cristalinas correm depois para um lago e continuam a sua viagem pelo parque, onde encontramos um complexo de 5 moinhos de água do século XIX e mais duas cascatas deslumbrantes.

O espaço conta ainda com um museu etnográfico, um espaço de turismo rural, uma loja de artesanato, uma cafetaria, um parque de merendas e um parque infantil.

cascata Véu da Noiva

 

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões faz parte da Rota da Água no Nordeste, que tem vindo a ser promovida pela Câmara Municipal do Nordeste (Sousa, 2009).

Este espaço encontra-se inserido no Complexo Vulcânico do Nordeste, considerado o mais antigo da ilha de S. Miguel (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016), sendo atualmente um dos poucos vulcões dos Açores completamente extintos.

Este complexo “foi gerado no decurso de uma atividade vulcânica essencialmente efusiva, fissural” (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016). O espaço, é por isso, “constituído por espessas sequências de escoadas lávicas predominantemente basálticas (s.l.) que atingem mais de 1.100 metros de espessura, onde ocorrem alguns termos com composição traquítica e depósitos de escórias intercalados” (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016).

Neste complexo foram identificadas quatro formações resultantes de vulcanismo subaéreo designadas, da mais antiga para a mais recente, Basaltos Inferiores, Ancaramitos, Basaltos Superiores e Traquibasaltos e Tristanitos (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016).

Cessada a atividade vulcânica, a paisagem entrou em período de desgaste e erosão, no entanto, são ainda evidentes as características geológicas únicas. As cascatas do Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões põem a nu estas formações geomorfológicas singulares. A água abundante oriunda dos Graminhais cria linhas de água que propiciam a flora macaronésia e que dão a conhecer um pouco mais a geologia do espaço.

Esta água proveniente da frequente queda de chuva nas partes mais elevadas desenvolve uma “forte ação erosiva sobre os materiais de fraca coesão, em especial, quando se encontram em grandes declives” (Rebelo, 1985). Esta erosão que se manifesta de um modo diferente consoante se exerça sobre lavas compactas ou materiais de projeção (Rebelo, 1985), está, então, na origem das cascatas da região da Tronqueira, uma área “fortemente dissecada pela erosão fluvial e por ravinamentos de grandes proporções” (Rebelo, 1985), onde poderá encontrar “paisagens exuberantes, difíceis de encontrar no resto da Europa” (SPEA, 2010).

 

Como efetuar o log…

1. No espaço onde se situa o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões foram identificadas quatro formações resultantes de vulcanismo: Basaltos Inferiores, Ancaramitos, Basaltos Superiores e Traquibasaltos e Tristanitos. Estime há quanto tempo terão ocorrido essas formações.

2. Indique a altura aproximada das três cascactas (Stage 1, Stage 2, Stage 3).

Deve enviar as respostas para o nosso endereço de correio eletrónico. Não é preciso aguardar pela nossa resposta para efetuar o log. Se houver necessidade, entraremos em contacto consigo.

 

[EN]

There are several criteria for classifying waterfalls, though not all consensual. According to the most common denomination, waterfalls are called cascades , jumps or cataracts.

When the drop of water is very steep and with big flow it is called a cataract. It usually has the shape of a curtain and in the lower part tends to forms a pool. When the waterfall is in the form of a splash and falls uninterruptedly from a great height, it is called a jump. Cascades frequently occur in the upper reaches of the rivers and usually originate from tectonic accidents or lithological differences (Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, 2016), forcing water to slide on a series of rough slopes.

In what concerns cascades "erosion acts especially on the edge and at the base of the waterfall. In the upper part of the cascade, the erosive action of the current usually causes the retraction of its edge, smoothening the unevenness. As a consequence of this process, the cascade tends to disappear into a zone of rapids. At the bottom of the cascade the erosive action, exerted by the pressure of the falling water, digs up depressions that generate deep lakes at the base of the waterfall "(Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, 2016).

Waterfalls "have very varied heights - Angel's in Venezuela is the highest, 980 meters high – and carry different flows of water - with Boyoma (or Stanley), in the Democratic Republic of Congo, the biggest"(Infopédia, 2016).

Queda de água

From north to south of Portugal, as well as on the islands, we find several waterfalls.

Sited in the immense blue of the Atlantic Ocean, the Azores Archipelago is made up of nine volcanic islands (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores and Corvo). It marvels us with its unique natural beauty, including wonderful waterfalls and lakes carved by volcanoes. We can highlight:

  • Caldeira Velha Cascade (S. Miguel Island)
  • Fajã de Santo Cristo Cascade (S. Jorge Island)
  • Ribeira dos Rosais Cascade (S. Miguel Island)
  • Ribeira Grande Cascade (Flores Island)
  • Ribeira Quente Cascade (S. Miguel Island)
  • Poço do Bacalhau Cascade (Flores Island)
  • Porto Formoso Cascade (S. Miguel Island)
  • Ribeira Funda Cascades (S. Miguel Island)
  • Lombadas Cascades (S. Miguel Island)
  • Cabrito Jump (S. Miguel Island)
  • Prego Jump (S. Miguel Island)
  • … and the Cascades of the Ribeira dos Caldeirões Natural Park (S. Miguel Island)!

The São Miguel Island has about 746 km2 and "from the geomorphological point of view presents eight units: (1) Maciço das Sete Cidades; (2) Região dos Picos; (3) Maciço de Água de Pau; (4) Planalto da Achada das Furnas; (5) Maciço das Furnas; (6) Vulcão da Povoação (7) Região da Tronqueira; (8) and Plataforma Litoral Norte"(Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016).

Queda de água

Source: Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016 (http://tinyurl.com/hakgcdf)

The Ribeira dos Caldeirões Natural Park is located in the Tronqueira Region (7), more specifically in the Achada Parish, municipality of the Northeast, is an anthem to nature. In this place carved on the slopes of Serra da Tronqueira, we are presented with a unique and extremely diverse flora and with the visual grandeur of the waterfalls.

The waterfall "Véu da Noiva" welcomes the traveller by tearing the green of the slope and falling on a granite bridge. The crystalline waters then run to a lake and continue their journey through the park, where you can find a complex of 5 water mills of the nineteenth century and two more dazzling cascades.

The area also has an ethnographic museum, a space of rural tourism, a craft shop, a bar, a picnic area and a playground.

cascata Véu da Noiva

 

The Ribeira dos Caldeirões Natural Park is part of the Water Route in the Northeast , which has come to be promoted by the Northeast Municipal Council (Sousa, 2009).

This space is part of the Northeast Volcanic Complex , considered the oldest on S. Miguel island (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016), and is currently one of the few completely extinct volcanoes in Azores.

This complex "was generated in the course of an essentially effusive and fissural volcanic activity" (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016). The space is therefore "composed of thick sequences of lava flows predominantly basaltic (sl) that reach more than 1,100 meters thick, where some terms occur with trachytic composition and deposits of intercalated slag" (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016).

In this complex there have been identified four formations resulting from subaerial volcanism designated from oldest to the newest, Lower basalts, ankaramites, superior basalts and trachybasalts and tristanites (Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, 2016).

Once the volcanic activity ceased, the landscape entered a period of wear and erosion, however, the unique geological characteristics are still evident. The cascades of Ribeira dos Caldeirões Natural Park expose these unique geomorphological formations. The abundant water coming from the Graminhais creates water lines that provide the Macaronesian flora and show a little more the geology of the space.

This water from the frequent rainfall in the higher parts develops a "strong erosive action on low cohesion materials, especially when they are on steep slopes" (Rebelo, 1985). This erosion, which manifests itself differently depending on whether it is carried out on compact lavas or projection materials (Rebelo, 1985), is then the source of the cascades of the Tronqueira region, an area "strongly dissected by fluvial erosion and (Rebelo, 1985), where he can find "lush landscapes, difficult to find in the rest of Europe" (SPEA, 2010).

 

How to log...

1. In the area where the Ribeira dos Caldeirões Natural Park is located, four formations resulting from volcanism were identified: Lower basalts, ankaramites, superior basalts and trachybasalts and tristanites. Estimate how long these formations will have taken place.

2. Estimate the approximate height of the three waterfalls (Stage 1, Stage 2, Stage 3).

You must send the answers to our email address. It is not necessary to wait for our response to log. If necessary, we will contact you.

 

Referências/References

Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho (2016). Cascatas. http://tinyurl.com/jucxxty

Infopédia (2016). queda-d'água. http://tinyurl.com/z6uxkb6

Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (2016). Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, Universidade dos Açores, http://www.cvarg.azores.gov.pt

Sousa, S. A (2006). A museologia na ilha de São Miguel: 1974-2008. Dissertação de Mestrado. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.

SPEA (2010). Centro Ambiental do Priolo e o turismo. Nordeste: Centro Ambiental do Priolo.

Rebelo, F. (1985). Identificação de Processos Erosivos Actuais na Parte Ocidental da Ilha de S. Miguel. Cadernos de Geografia 4. Coimbra: Universidade de Coimbra.

Additional Hints (Decrypt)

Qrfsehgr n oryrmn qrfgr ybpny!Rawbl gur ornhgl bs guvf cynpr!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)