Skip to content

Vida por Vida @ Bombarral Mystery Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá geOeste,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 10/11/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Vida por Vida @ Bombarral

Vida por Vida @ Bombarral - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral

A 27 de Outubro de 1920, na reunião da Associação Comercial do Bombarral, foi proposto por António Joaquim Pinheira que se tratasse da criação do Corpo de Bombeiros.

Esta ideia começou a tomar forma com a convocação de uma reunião conjunta com todas as colectividades locais e ainda com um representante do jornal "O Concelho do Bombarral".


No dia 21 de Março de 1921, realizou-se essa reunião e dela foi nomeada uma comissão composta por sete elementos com os poderes necessários a organizar a Corporação. Desta comissão organizadora fazia parte Tomás Conceição Rosado que decidiu aplicar os 1.200$00 da verba entretanto recolhida, na compra de uma quota da Empresa Bombarralense de Electricidade Lda., alegando que a passaria para o nome da Associação assim que esta estivesse legalmente formada. N39°15.985

O 1.º acto da Associação, foi a aprovação dos seus estatutos, pela comissão organizadora, a 5 de Outubro de 1924. Ainda nesse ano, mas mais tarde (26 de Dezembro) foram os Estatutos aprovados pelo Governador Civil do Distrito de Leiria, ficando definitivamente ultrapassadas as dificuldades para a sua legalização.

A primeira Assembleia Geral para eleição dos Corpos Gerentes realizou-se em 6 de Março de 1925, e a 20 do mesmo mês, reuniu a 1.ª Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral - Corpo de Salvação Pública. O Corpo Activo dividia-se então em três secções: a secção combatente, a secção de saúde e a secção feminina da Cruz Roxa cuja presidente era Maria Emília Martins Coimbra. A Corporação tinha como Comandante o engenheiro João Maria Bello de Morais que entrou na Associação em Março de 1925 para formar o Corpo Activo e tinha como Chefe Adjunto do Comando Evaristo Judicíbus.

Os primeiros tempos foram marcados por grandes dificuldades económicas. Todos trabalhavam para a angariação de associados que, por sua vez, também tinham dificuldades em pagarem a quota.

O primeiro quartel provisório foi no átrio do Teatro Eduardo Brazão.

As reuniões da Direcção faziam-se umas vezes na residência de Bello de Morais, outras no salão do Teatro Eduardo Brasão e outras ainda, no escritório da firma Garrudo & Ramos Lda.

A Direcção tentava equipar o Corpo Activo, tendo deliberado, a 28 de Maio de 1925, comprar uma escada Crochet.


Foi pedido ao Ministério da Guerra, a 14 de Maio de 1925, um chassis de automóvel a fim de ser montado um carro pronto-socorro.

Ainda nesse mesmo ano, a 9 de Outubro, comprou-se a moto-bomba Delaye, possível através de um empréstimo monetário de António Pereira Bernardino. W009°09.793

Entretanto, o átrio do Teatro Eduardo Brazão tornava-se pequeno para albergar todo o material dos bombeiros, por isso, Ramiro de Magalhães, em Janeiro de 1927, cedeu uma das dependências do seu edifício enquanto não se conseguisse casa mais apropriada.

A Associação na altura possuía um auto pronto-socorro, a bomba manual Flaud, e dois carros auxiliares adquiridos por intermédio da Câmara Municipal do Bombarral à sua congénere de Lisboa.

Actualmente o quartel dos Bombeiros situa-se na Praça da República, possuindo diversas viaturas de incêndio, de saúde e de apoio, as quais, permitem uma capacidade de resposta no combate a incêndios, acidentes, bem como o socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar.

-------------------------

Como é de conhecimento geral, os Bombeiros Voluntários têm como principais missões a protecção de pessoas, bens e património natural e, como objectivo específico, o exercício de actividades de socorro e de outras modalidades de intervenção humanitária.

São estes os heróis que agem de forma desinteressada e que se privam de estar com os seus entes queridos em prol de auxiliar o próximo com o lema “Vida por Vida”.

A geOeste desenvolveu uma acção que consiste na colocação de uma geocache junto a cada corporação de Bombeiros Voluntários (ou na sua área limítrofe) dos 12 Concelhos do Oeste.

Um grande BEM HAJAM, Bombeiros Voluntários do Oeste assim como a todos os Bombeiros por este mundo fora.


- - - Levar material de escrita - - -

As coordenadas virtuais indicam a localização do quartel dos Bombeiros Voluntários do Bombarral.


Additional Hints (Decrypt)

Qrfpr nythaf qrtenhf. Bofrein n ghn rfdhreqn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)