Skip to content

The sands of Golden Island EarthCache

Hidden : 9/28/2016
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

É conhecida pela sua especial praia de areia amarela, com nove quilómetros de extensão “é única no país e distingue-se das demais europeias. É uma areia especial por ser carbonatada e biogénica, propriedades físicas químicas e térmicas que permitiram o seu uso em processos de naturoterapia durante séculos”. Contribui para que o Porto Santo seja conhecido como a “Ilha Dourada”, que no passado, teve o triplo do tamanho e que é um espaço raro por ser de areia amarela, numa ilha de origem vulcânica.

A sua formação remonta a mais de 30 mil anos, com o desenvolvimento de uma plataforma de um grande recife de coral, sobre um substrato vulcânico e um conjunto de espécies vegetais que ali coabitaram. Além da composição química, é especial pela textura, sendo uma areia extremamente fina [o grão tem um quarto ou oitavo do milímetro], pela forma das partículas que são lamelares e pela dureza do material, que a torna menos abrasiva que a das restantes praias.

As areias são formadas a partir de rochas. São constituídas por detritos desagregados de tamanhos compreendidos entre 0,063 e 2 milímetros.

Os grãos de areia são maioritariamente constituídos por quartzo, podendo também, ser constituídos por outros minerais, dependendo da rocha que lhes deu origem e da quantidade de transporte e alteração a que foram submetidos. A areia é classificada em três categorias de granularidade: areia fina, média e grosseira, com diâmetros a variar, respetivamente, entre 1/16mm e 1/4mm; 1/4mm e 1mm; e 1mm e 2mm.

A escala de medição da granulometria de sedimentos é denominada a Escala de Wentworth.

A escala original foi concebida em 1898 pelo sedimentólogo americano J.A. Udden. Em 1922 foi adaptada por C. K. Wentworth que a expandiu em vários graus e que permanece até hoje a referência de classificação granulométrica de sedimentos clásticos. A escala granulométrica, em sedimentologia, é a divisão de uma gama contínua de dimensões de partículas agrupados por séries de grupos discretos. Várias dessas escalas foram criadas com a finalidade de padronizar termos e proporcionar uma base para a análise estatística. Na maioria das escalas, as partículas mais finas são designados argila, seguido de silte, areia, areão, cascalho, burgaus, e blocos. Os limites de tamanho para cada grau pode variar de escala a escala.

1. Utilizando a escala de Wentworth fornecida na listing classifica o sedimento.

2. Examina o sedimento com muito cuidado e verifica se o sedimento é monominerálico (composto por um só tipo de material) ou multiminerálico (composto por mais que um tipo de material)?

3. Consegues distinguir algum elemento de carbonato de cálcio nesta areia?

Additional Hints (No hints available.)