Skip to content

Penedo dos Ovos EarthCache

Hidden : 6/22/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Penedo dos Ovos

André Fonseca, investigador do Centro de Estudos Geográficos, em 2009, efectuou para a sua tese de mestrado um estudo da geomorfologia tectónica do maciço de Montejunto.
Nesse estudo o investigador define claramente, através do cruzamento do mapa dos acidentes tectónicos e do mapa hipsométrico, cinco compartimentos morfotectónicos na Serra de Monjunto, sendo um desses compartimentos o Penedo dos Ovos.
Este compartimento é formado por uma dobra anticlinal dissimétrica falhada nos flancos pelo complexo de falhas do Arieiro (Fonseca, 2009).
O marco geodésico do Penedo dos Ovos, marca a altitude de 373m, local elevado mas muito acessível,  espaço aberto aos ventos predominantes e cumeada aplanada, sitio perfeito para a construção de moinhos que hoje marcam a paisagem destas paragens.
Mas se os moinhos são uma atração paisagística, patrimonial e etnográfica no Penedo dos Ovos não são eles a única atração do local, se reparares melhor à tua volta podes observar a existência de vários pequenos penedos de uma rocha de cor e textura diferente da rocha predominante do local.
Esses penedos são afloramentos rochosos de “granitoides” que testemunham a existência de antigos filões de magma e que fazem com que este sítio seja de grande interesse para a ciência.





Rodrigues, M.L.; Fonseca, A. (2007). Traços morfoestruturais da Serra de Montejunto. In Brandão, J.; Calado, C.; Sá Couto, F. (ed.). Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em regiões cársicas, Batalha, p. 29 – 36.
Rodrigues, M.L.; Fonseca, A. (2008). A Valorização do Geopatrimónio no Desenvolvimento Sustentável de Áreas Rurais. Colóquio Ibérico de Estudo Rurais – Cultura Inovação e Território, Coimbra (publicação em CD).
Fonseca, A. (2009).Estudo de Geomorfologia Téctónica do Maciço de Montejunto. Tese de Mestrado – Geografia Física e Ordenamento do Território, Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa .


Perguntas:

1 – Qual a altura do maior afloramento?

2 – Esta rocha são mais duras ou mais macias que os calcários que as rodeiam?

3 – Os afloramentos apresentam evidentes testemunhos de terem sido extraídos deles um elemento essencial para o funcionamento de um moinho, que elementos são esses?


 ______________________________
___________________






Additional Hints (No hints available.)