Skip to content

Parâmio Traditional Cache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá AmigosdaNatureza,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do dono da cache para verificar o estado da mesma.
Até lá, ficará desativada.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efetuar a manutenção necessária e reativar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efetuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente ativa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desativada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 30 dias.
Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 4/6/2016
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A razão da cache!

Muitas são as vezes que visito Parâmio. Sempre me perguntei a razão de não existir uma cache.

Porque não colocar uma no local que serve de ponto de referência e convívio para toda a população e para visitantes.


 

 

Parâmio

 

 

Parâmio é uma aldeia e freguesia portuguesa do concelho de Bragança, com 22,57 km² de área e 214 habitantes (2011). Densidade: 9,5 hab/km².

As localidades de Maçãs, Fontes Transbaceiro e Zeive pertencem a esta freguesia.

Não sendo particularmente extensa, esta freguesia vê estender-se o seu território no sentido norte-sul e em estreita faixa, acompanhando a orla noroeste do concelho de Bragança ( e a entestar, pelo norte, com a vizinha Espanha). Fazendo parte integrante do Parque Natural de Montesinho, Parâmio dista cerca de 18 quilómetros para noroeste da capital concelhia, tendo ligação rodoviária à mesma através da E.N. 318-3.
Implantado em área planáltica de elevada altitude média (cerca de 700 m), na vertente oriental da Serra de Montesinho, o território de Parâmio apresenta-se bastante acidentado, sendo marcado por uma série de altos cabeços fragosos dominando outros tantos estreitos vales encaixados.

A leste da povoação principal corre o pequeno rio Baceiro, fazendo a divisão natural com Vilarinho.

Do ponto de vista toponímico, Parâmio oferecerá duas plausíveis interpretações, uma alicerçada em vertente histórica – de “paramo”, lugar honrado por privilégio medieval, a outra versando mais uma plausível circunstância geográfica, de “lugar deserto, raso e inculto”.

A fixação de populações pelo actual aro da freguesia recuará, possivelmente, aos finais da Pré-História, isto atendendo ao achado, fortuito e isolado, de um “machado de pedra” (polida?), nas “Chãiras” (na carta militar 1/25000 surge “cheira”, um altiplano que atinge 920 m de altitude a sudeste da sede da freguesia).


Um outro objectivo, este em bronze e referenciado como espécie de “dedeira”, é também proveniente do termo da freguesia, achando-se depositado, da mesma forma, no Museu Abade de Baçal já apontando e sumariamente prospectado pelo infatigável Abade de Baçal (e, muito mais tarde, arrolado nos inventários castrejos de Neto e A.C.F. Silva), o assentamento fortificado de Torre das Maças terá conhecido a influência civilizacional do domínio romano, evidenciada em algum espólio, cerâmico ou outro, recolhido à superfície.

Cerca de 1963 foi posta a descoberto, nas imediações e numa das vertentes do alto castrejo uma necrópole de época e tipologia indeterminada, noticiada em primeira mão por H. Da Paixão Fernades. As “Villas” de “paramio”, “fontibus” (fontes) e “Uzeive” (Zeive, esta já com sua Igreja) surgem já identificadas nas “inquirições” de 1258, reinado de D. Afonso III.

Em 1290 (D. Dinis) alude-se, por seu turno, às “aldeyas” de “Sam Joham” (S. João, denotado a antiguidade deste culto local) e “Maçãas”.

No conjunto de valores patrimoniais edificados desta freguesia, ressaltam naturalmente os de índole religiosa, sendo de assinalar, para além da Igreja Matriz (datada de 1787), os templos erectos nas povoações de Maçãs, Fontes de Transbaceiro e Zeive, para além de Capela de S. João, eremitério que surge isolado a cerca de um quilómetro para ocidente do Parâmio, junto a Queimadas.

Fotos da sede de Junta e centro de convivio, inaugurado em 3 de Junho de 2001

 

 

A cache:

O recipiente é de tamanho micro, não permitindo trocas de objetos.

Contem apenas logbook. Levem material de escrita.

Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade.

Façam CITO, se necessário. Tirem e publiquem fotos. Divirtam-se!

https://lh6.googleusercontent.com/-GHue5GDZ6dQ/Ukg1AOLNXFI/AAAAAAAAAc8/-s8gG55NcIo/s300/CITO.jpg

Obrigado pela vossa visita!

e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com

 

GCid: GC6F414 - Parâmio
         
    Trouble Team    
      isioux  
  marioafonso      
         

Additional Hints (Decrypt)

É znvf sápvy cbe onvkb. Bh ragãb qroehçn-gr. Abgn: Aãb rfgá rz zhebf. Aãb snm snygn erzbire crqenf arz dhnydhre bhgeb zngrevny.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)