Skip to content

Maçã!!! Traditional Geocache

This cache has been archived.

Rafael.pt: Liberto o espaço, visto que de momento não me é possível a deslocação

More
Hidden : 2/14/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Maçã


Levar material de escrita!



A maçã é o pseudofruto pomáceo da macieira (Malus domestica), árvore da família Rosaceae, (ou seja, é prima da rosa).

É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do género Malus que são usados ​​pelos seres humanos.

As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado nos dias de hoje.

As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus. As maçãs têm estado presentes na mitologia e religiões de muitas culturas, incluindo as tradições nórdica, grega e cristã.

Em 2010, o genoma da fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão no controle de doenças e na reprodução selectiva durante a produção da maçã.


Alguns factos sobre a história da maçã


O centro da variedade do género Malus é no leste do Turquia. A macieira era talvez a mais antiga árvore que tenha sido cultivada, e seus frutos foram melhorados com a selecção ao longo de milhares de anos. Relata-se que Alexandre, o Grande encontrou maçãs anãs no Cazaquistão em 328 a.C. aquelas que ele trouxe de volta para a Macedónia podem ter sido as geradoras das plantações de maçãs anãs.

As maçãs foram trazidas para a América do Norte pelos colonos no século XVII, apesar de existir uma variante nativa da América do Norte conhecidas por maçãs comuns ou silvestres.

Uma curiosidade sobre as sementes de maçã: elas contêm amigdalina, uma substância que libera cianeto no sangue quando mastigado e digerido. Ao comparar a quantidade de cianeto presente em sementes de maçã com a quantidade necessária para induzir a morte, sementes de maçã em pequenas quantidades não contém suficiente cianureto para causar danos. No entanto, é melhor cuspir as sementes para evitar quaisquer problemas potenciais.


Maçãs Famosas


Maçã de Adão



A origem do termo estaria na passagem bíblica do pecado original, onde Adão comeu o fruto proibido após Eva e, diz a lenda, que ele teria ficado com o caroço preso na garganta. Na realidade é uma saliência da cartilagem tireóide, existente abaixo do osso hióide, junto à laringe, no pescoço humano, um dos órgãos envolvidos no processo de fala e que é maior nos indivíduos do sexo masculino.


A Maçã da Juventude




Iduna era, na mitologia nórdica, esposa de Bragi e deusa da poesia. De acordo com o Edda em prosa, ela era a guardiã do pomar sagrado cujas maçãs permitem aos Aesir restaurarem a sua juventude pela eternidade. Ela é responsável pela imortalidade dos deuses, fornecendo uma maçã por dia, vinda de seu cofre de madeira de freixo, que mantêm a juventude e força. (É curioso que os britânicos e os americanos têm uma expressão parecida: one apple a day, keeps the doctor away...)


Pomos dourados do Jardim das Hespérides




Hera recebera de Gaia, maçãs/pomos de ouro como presente de seu casamento com Zeus e mandou plantá-las em seu longínquo jardim, no extremo Ocidente. Ela deu às Hespérides, ninfas do entardecer e filhas de Atlas, a função de proteger este jardim. Quando as ninfas começaram a usar os frutos de ouro para próprio benefício, Hera teve de procurar um guardião mais confiável. Assim Ladão, o dragão com um corpo de serpente e cem cabeças, passou a proteger o jardim.

Um outro mito grego associado a estas maçãs é relatado nos Doze Trabalhos de Héracles (Hercules), mais precisamente o 11º trabalho.

Héracles foi incumbido de trazer a Euristeu algumas dessas maravilhosas maçãs de ouro. Para chegar ao Jardim, teve que primeiro descobrir onde se situava. O nosso herói não contava com GPS na altura e teve que fazer um pouco de investigação, deslocando-se por todo o mundo conhecido (na altura), desde do norte da Grécia, passando pela Líbia, Egito, Arábia e a Ásia Menor. Mas foi no Cáucaso que Héracles, após matar com uma flecha a águia que devorava diariamente o fígado de Prometeu e libertou-o das correntes que o prendiam, é que recebeu uma dica (HD) de Prometeu. Ele sugeriu que, ao invés de buscar pessoalmente as maçãs, deveria pedir a Atlas que o fizesse. Enquanto Atlas estava no jardim colhendo maçãs, Héracles teria que ficar em seu lugar a sustentar o céu. Héracles finalmente regressou a Micenas, mostrou as maçãs de ouro a Euristeu e entregou-as a Atena, pois eram propriedade de Hera. Atena encarregou-se de recolocá-las no Jardim das Hespérides.


A Maçã da Branca de Neve




Quem não se lembra do conto em que a Rainha Má disfarçada de velhota, convenceu Branca de Neve a provar a maçã envenenada. A sorte da miúda foi que a maçã ficou presa na garganta e o principe lá percebeu da situação!


Maçã da gravidade de Newton




É provavelmente a fruta mais conhecida em todo o mundo cientifico. Cito John Conduitt, assistente de Newton na Casa da Moeda, ao descrever o evento, quando escreveu sobre a vida de Newton: "No ano 1666, se afastou novamente de Cambridge para a casa de sua mãe em Lincolnshire. Enquanto ele estava pensativo caminhando em um jardim veio-lhe ao pensamento de que a influência da gravidade (que levou uma maçã de uma árvore ao chão) não era limitada a uma certa distância da Terra, mas que esta influência deve se estender muito além do que se costuma pensar. 'Por que não tão alto quanto até a Lua?', disse ele a si mesmo, 'Isso deve influenciar seu movimento e talvez mantêm-la em sua órbita', ao que ele começou a calcular qual seria o efeito dessa suposição."


A Grande Maçã




É provavelmente o apelido mais conhecido do mundo de uma cidade: Nova Iorque! Sabemos quem popularizou o nickname da cidade foi John Joseph Fitz Gerald durante a década de 20 do século XX.


A Maçã Trincada


É provável a Maçã mais high tech e conhecida de momento, estamos a falar da empresa: Apple. Fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne em 1976 na Califórnica com o nome de Apple Computers INC., é conhecida nos dias de hoje, pelos seus produtos e serviços, como o computador e sistema operativo MAC, equipamentos como iPhone, iPod e AppleWatch e o serviço iTunes.


O Homem da Maçã




Desconheço se existe uma cache aqui, no alto do Monte de S. Brás, em Santa Cruz do Bispo (Matosinhos). Mas existe neste local uma escultura incompleta, de grandes dimensões, que se tornou popularmente conhecida pela designação de Homem da Maçã. Trata-se provavelmente da representação de algum antigo guerreiro ou herói mítico. Está acompanhada por uma outra escultura zoomórfica que parece representar um leão de traços fantásticos. A estátua, de traços um pouco frustes, apresenta uma figura com barba, couraça, cinturão e joelheiras. A escultura está deslocada do seu local original, em data incerta mas anterior ao século XVIII, na base do Monte de S. Brás junto a um poço de água. Esta estátua esteve durante muito tempo colocada na base do monte, junto à Capela de S. Sebastião, tendo sido transportada em 1955 para o local onde actualmente se encontra.

A interpretação desta figura tem sido bastante problemática e polémica, sendo que alguns autores a consideram um exemplar da estatuária provincial de época romana (talvez do séc. I d.C.), enquanto outros são de opinião que pertenceria aos conjuntos escultóricos que no séc. XVI decoravam a “Quinta dos Bispos”. No que se refere à escultura zoomórfica que a acompanha, parece tratar-se de uma obra medieval, apresentando grandes semelhanças com as bases dos sarcófagos medievais que ainda hoje podemos admirar na igreja do mosteiro de Leça do Balio.

Era costume em Janeiro ou Fevereiro de cada, pela romaria de S. Brás, abraçarem-se ao pescoço da estátua e, colocando-lhe flores, pedirem um rápido casamento. Os homens e casais tocavam-no para poderem ter filhos varões e em pagamento da promessa vertiam vinho na cabeça da estátua. (fonte: http://www.cm-matosinhos.pt)


Maçã Camoesa


Apanhada em Setembro ainda verde, a Maçã Camoesa era colocada em cima dos armários para perfumar as casas, ficando a amadurecer até ao Natal. Por este motivo, havia quem as conhecesse como Maçãs de Inverno. Hoje em dia, a tradição quase se perdeu, e com ela, o cultivo desta variedade típica da Azoia, Sesimbra. Com o objetivo de preservar este fruto e estimular a produção, a Câmara Municipal apresentou uma candidatura para a sua certificação, que recebeu parecer favorável do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em 2012. A par desta iniciativa, criou-se o certame Mostra da Maçã Camoesa, com o objetivo escoar a produção, que aumentou de forma significativa no concelho. E se para alguns o nome ainda soa familiar, para a maioria, a sua existência é desconhecida. O que poucos sabem é que esta maçã tem propriedades únicas quando comparada com outras variedades. A afirmação tem por base um estudo realizado pelo professor Agostinho de Carvalho, da Universidade Egas Moniz, do Monte da Caparica, que decidiu comparar a Camoesa da Azoia com as maçãs Starking, Fuji e Golden, concluindo que os seus níveis de antioxidantes e polifenóis são muito superiores aos das restantes. Para além do aroma e sabor únicos, a Camoesa é reconhecida pelas caraterísticas anti-cancerígenas. Devido às qualidades apresentadas é recomendada a doentes anémicos e diabéticos. Estas propriedades devem-se ao microclima particular da zona do Cabo Espichel e aos terrenos argilosos, ricos em ferro. Apresenta uma coloração manchada de vermelho na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo. A polpa distingue-se pelo sabor característico, ácida, de cor branca e consistência muito firme. (fonte: http://www.cm-sesimbra.pt)

Esta maçã é mencionada numa das canções do Grande Zeca - Senhora do Almortão (http://www.aja.pt/senhora-do-almortao/).

Additional Hints (Decrypt)

gncnqn pbire

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)